-
GABARITO: LETRA B
A) Publica-se diariamente, nos jornais do mundo inteiro, notícias alarmantes a respeito dos problemas que a falta de água pode acarretar no futuro. → temos uma voz passiva sintética, o sujeito paciente está no plural, logo o verbo deveria estar no plural: publicam-se notícias (notícias são publicadas).
B) No mundo todo, grande parte da água doce é utilizada na agricultura, e já existem diversas técnicas que permitem aos produtores economizar água nas plantações. → correto.
C) A escassez de recursos hídricos em épocas de seca ocorridas à não muito tempo, afetaram diversas regiões brasileiras, como a cidade de São Paulo. → crase incorreta, visto que não há artigo definido "a" antes do advérbio "não", logo somente a preposição deveria estar presente; vírgula separando o sujeito de seu verbo e conjugação inadequada: a escassez afeta...
D) Como tudo na natureza, um ecossistema está ligado a outro, mesmo quando se encontra à cerca de dois mil quilômetros de distância, pode ser fundamental para garantir a produção de água em outro. → incorreto, o correto é "a cerca de", sem crase, indicando aproximação.
E) Sendo um recurso natural fundamental que contribue para todas as atividades humanas, cujo uso racional da água armazenada nas caixas de uso doméstico é crucial para que não venha a faltar água no futuro. → o correto é contribui.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
Fiquei com uma dúvida na "B", não seria correto "economizarem"?
-
Ana Carol, fiquei entre a B e D justamente por isso
-
Solicitei comentário do professor por causa dessa B.
-
Gabarito Letra B
Em relação a letra B, quando temos expressões como "a maioria de", "a minoria de", "mais de", "parte de" o verbo fica no singular ou concorda com o complemento. Na frase o complemento é "água doce", logo o verbo fica no singular tanto por existir essa opção como pelo fato do complemento estar no singular.
-
Arthur Carvalho, no caso da alternativa C, entendo que o erro não está em ser crase ou não, mas sim ser um verbo de leva ao passado "HÁ". Caso discordem, favor comentar.
-
Mas Calebe, o verbo que esta relacionado a "parte de" é o "É", de agua doce, estou falando do economizarem....na outra oração seguinte, que esta relacionado a produtores
-
GAB. B
B) No mundo todo, grande parte da água doce é utilizada na agricultura, e já existem diversas técnicas que permitem aos produtores economizar água
o que existe ? --> diversas técnicas = diversas técnicas existem
quem permite ? --> diversas técnicas = diversas técnicas permitem
o que elas permitem? ---> economizar àgua = A água será econimizada
-
Assertiva b
No mundo todo, grande parte da água doce é utilizada na agricultura, e já existem diversas técnicas que permitem aos produtores economizar água nas plantações.
-
LETRA "B"-CORRETA. No mundo todo, grande parte da água doce é utilizada na agricultura, e já existem diversas técnicas que permitem aos produtores economizar água nas plantações.
Vejamos os pontos relevantes que justificam a correção desse comentário:
Pontuação
O uso da vírgula após "todo": emprega-se a vírgula para separar adjunto adverbial anteposto; "No mundo todo" é um adjunto adverbial de lugar anteposto.
O uso da vírgula antes da conjunção "e": emprega-se a vírgula antes da conjunção "e" quando as orações ligadas por essa conjunção apresentam sujeitos são diferentes; o sujeito da oração "grande parte da água doce é utilizada na agricultura" é "grande parte da água doce"; já o sujeito da oração "já existem diversas técnicas (...)" é "diversas técnicas".
Concordância
Verbo ser na terceira pessoa do singular: na oração "grande parte da água doce é utilizada na agricultura", está correta a flexão do verbo ser na terceira pessoa do singular para concordar com o sujeito "grande parte da água doce", que é composto pela expressão partitiva "grande parte de" seguida de um determinante no singular (a água doce).
Verbo existir na terceira pessoa do plural: na oração "e já existem diversas técnicas (...)", está correta a flexão do verbo existir na terceira pessoa do plural para concordar com o sujeito "diversas técnicas", que está no plural.
Verbo permitir na terceira pessoa do plural: na oração "que permitem aos produtores economizar água nas plantações", está correta a flexão do verbo permitir na terceira pessoa do plural para concordar com o sujeito "que", pronome relativo que retoma uma expressão no plural (diversas técnicas).
Regência
Verbo permitir: o verbo permitir foi empregado como transitivo direto e indireto na oração "que permitem aos produtores economizar água nas plantações". "Quem permite" permite algo (economizar água nas plantações/objeto direto) "a" alguém" (aos produtores/objeto indireto). Logo, está correto o emprego da preposição "a", em "aos", antes de produtores.
Professora Andrea TEC concursos.
-
A '''B'' também está equivocada.
-
D) "a cerca de" (indica aproximação)
Como tudo na natureza, um ecossistema está ligado a outro, mesmo quando se encontra à cerca de dois mil quilômetros de distância, pode ser fundamental para garantir a produção de água em outro.
1 - "Acerca de" é uma locução prepositiva e equivale a "sobre", "a respeito de". Por exemplo:
Estávamos conversando acerca de educação.
Eles falavam acerca de política.
2 - "A cerca de" indica aproximação. Por exemplo:
Minha família mora a cerca de 2 Km daqui.
3 - "Há cerca de" indica tempo decorrido. Por exemplo:
Compraram aquela casa há cerca de três anos.
Não nos falamos há cerca de dois meses.