-
GABARITO: LETRA B
A) Bonnie e Clyde de Arthur Penn, conta a história de dois ladrões de banco, apaixonados, circulando durante a Grande Depressão, pelo centro dos Estados Unidos. → separou o sujeito do verbo, logo temos uma incorreção.
B) Na época do lançamento do filme, o país ainda se recuperava do trauma do assassinato do presidente John Kennedy, e a tensão provocada por conflitos raciais aumentava. → correto, temos um adjunto adverbial deslocado de longa extensão e a vírgula antes da conjunção coordenativa aditiva marcando a separação de orações com sujeitos diferentes (vírgula facultativa para a maioria dos gramáticos).
C) Estreou, na Europa e nos Estados Unidos, em janeiro de 1968: o filme considerado, o primeiro da nova era do cinema hollywoodiano. → o filme considerado alguma coisa (separou o complemento do verbo, temos uma incorreção).
D) Produtos destinados aos jovens passaram a circular, pelo mundo, agilmente; fazendo com que, a cultura de massas se internacionalizasse. → passaram a circular por algum lugar (separou o complemento do verbo, temos uma incorreção).
E) O lançamento do filme, alavancou a multiplicação de produtos os quais se destinavam, exclusivamente ao público jovem. → separou o sujeito do verbo (o quê alavancou? O lançamento do filme...).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
DEPOIS QUE SE APRENDE PORTUGUÊS FICA TÃO FÁCIL DE RESPONDER AS QUESTÕES.
-
letra B
Bonnie e Clyde de Arthur Penn, conta a história de dois ladrões de banco, apaixonados, circulando durante a Grande Depressão, pelo centro dos Estados Unidos.
_ Não se usa vírgula para separar o sujeito do verbo. Além disso, temos outro erro de concordância. O verbo "CONTA" deve está flexionado no plural, para concordar com o sujeito composto, Bonnie e Clyde.
Na época do lançamento do filme, o país ainda se recuperava do trauma do assassinato do presidente John Kennedy, e a tensão provocada por conflitos raciais aumentava. Certo!
Estreou na Europa e nos Estados Unidos, em janeiro de 1968: o filme considerado, o primeiro da nova era do cinema hollywoodiano.
_ Não se pode separar o verbo do seu complemento por vírgula.
Produtos destinados aos jovens passaram a circular, pelo mundo, agilmente; fazendo com que, a cultura de massas se internacionalizasse.
_ Não se pode separar o verbo do seu complemento.
O lançamento do filme, alavancou a multiplicação de produtos os quais se destinavam, exclusivamente ao público jovem.
_ Aqui temos dois erros. O primeiro consiste no fato da separação entre o sujeito e o verbo, por virgula. Como regra, sabe-se que não se separa sujeito e verbo, por virgula. O segundo erro consiste no fato da virgula esta separando o verbo do seu complemento.
Siga-me nas redes sociais: instagram:@sergiio.junior
-
GABA b)
Na época do lançamento do filme, (advérbio longo deslocado) o país ainda se recuperava do trauma do assassinato do presidente John Kennedy, e (mas) a tensão provocada por conflitos raciais aumentava.
-
Aí é ver qual não separa o SUJEITO, VERBO E COMPLEMENTO e corra pro abraço!
-
eu consegui responde-lá por que na parte em que,o pai se recuperava até john kennedy, retirei e ainda assim ficou com sentido a oração.
-
B) Na época do lançamento do filme, o país ainda se recuperava do trauma do assassinato do presidente John Kennedy, e a tensão provocada por conflitos raciais aumentava. CORRETA
Vírgula separando duas orações coordenadas sindéticas aditivas com sujeitos diferentes. Nesse caso, o uso da vírgula é facultativo para a maioria das bancas de concursos e dos gramáticos. Não vislumbro, nesse caso, uso da conjunção "e" com valor adversativo, já que não há oposição de ideias. O que ocorre é a soma de ações: se recuperar do trauma e o aumento da tensão.
Comentários: Prof. Jaime S. Almaraz Guerrero Jr.