SóProvas


ID
3078106
Banca
FCC
Órgão
IAPEN-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 1948. Com a Declaração, estabeleceu-se que a humanidade compartilha de alguns valores comuns, considerados fundamento, inspiração e orientação no processo de desenvolvimento da comunidade internacional, compreendida não apenas como uma comunidade constituída por Estados-nação independentes, mas também de indivíduos livres e iguais.

      A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma resposta à intolerância étnica e racial verificada durante a Segunda Guerra Mundial. O holocausto, os campos de concentração, a morte de milhares de seres humanos, a maior parte judeus – além de comunistas, homossexuais e todos aqueles que se opunham à marcha dos regimes autoritários europeus – constituem desdobramentos dramáticos dessa intolerância. Para entender por que os direitos humanos se converteram em bandeira de luta, é preciso entender os acontecimentos da Segunda Guerra.

      A afirmação dos direitos humanos é ao mesmo tempo universal e positiva. Universal porque alcança todos os homens, independentemente de raça, cor, credo religioso, classe, gênero, nacionalidade ou qualquer outra sorte de clivagem econômica, política, social ou cultural. Positiva porque coloca em movimento um conjunto de preceitos que visam proteger os direitos humanos. Agora, não se trata apenas de proclamar princípios e atribuir-lhes fundamento teórico. Trata-se, antes de tudo, de assegurá-los mediante a criação de leis, normas e regulamentos, seja no âmbito de um Estado nacional, seja no âmbito de convenções internacionais.

      Os direitos humanos não constituem uma agenda com fim determinado. À medida que as sociedades humanas se transformam, e se tornam mais complexas as relações sociais, novos direitos vão sendo criados. Isso significa que as lutas em torno das conquistas desses direitos são contínuas, visando vigiar o rigoroso cumprimento dos acordos e das leis.

(Adaptado de: ADORNO, Sérgio. “Os Primeiros 50 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU”. Disponível em: nevusp.org)  

À medida que as sociedades humanas se transformam, e se tornam mais complexas as relações sociais... (último parágrafo)


O segmento destacado acima possui, no contexto, a mesma função sintática que o sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    À medida que as sociedades humanas se transformam, e se tornam mais complexas as relações sociais. >>> temos um sujeito que está posposto ao verbo, na ordem direta: As relações sociais se tronam mais complexas:

    A) a humanidade compartilha de alguns valores comuns → temos o nosso sujeito do verbo "compartilha" e o nosso gabarito.

    B) as lutas em torno das conquistas desses direitos são contínuas → temos um predicativo do sujeito

    C) todos aqueles que se opunham à marcha dos regimes autoritários europeus → se opunham a alguma coisa (verbo exigindo um objeto indireto, um termo preposicionado).

    D) A afirmação dos direitos humanos é ao mesmo tempo universal e positiva. → temos o verbo de ligação "é" e os termos em destaque são adjetivos com função de predicativo do sujeito.

    E) Universal porque alcança todos os homens → alcança alguma coisa (verbo exigindo um complemento sem preposição, temos um VTD e o termo em destaque é o objeto direto).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Frase está na ordem inversa, colocando na ordem direta temos:

    As relações sociais se tornam mais complexas .

    Sujeito: As relações sociais 

    Temos o sujeito destacado na alternativa A

    A humanidade compartilha...

    Sujeito : A humanidade 

  • Que as relações socias é o sujeito da oração, compreendo. Contudo, surgem dúvidas ao classificar sintaticamente o termo se tornam mais complexas.

    Seria esse, um transitivo indireto? e a partícula se, um índice de indeterminação do sujeito?

  • Alberto Cunha, esse SE é uma partícula apassivadora, não uma índice de indeterminação do sujeito. Por que? Pois o verbo "tornar" está flexionado para concordar com relações sociais.

    Veja bem a diferença:

    Quando se tem um verbo intransitivo ou transitivo indireto + partícula SE o verbo SEMPRE estará na 3ª pessoa do singular e será um ISS.

    Caso se tenha um verbo VTD ou VTDI + SE o verbo será flexionado para concordar com o sujeito e será uma Partícula Apassivadora.

    Tornar é um verbo VTD, quem se torna se torna ALGO ou ALGUÉM, não é um verbo que pede preposição.

    Outra observação, o verbo tornar vem acompanhado de SE, pois quem torna SE torna algo, não da pra usar esse verbo, nesse caso, sem o auxílio do SE.

    Caso tenha dúvida se é PA ou ISS, veja a transitividade do verbo e veja se o verbo está flexionado ou não.

    abraços

  • Colocando na ordem direta: À medida que as sociedades humanas se transformam, e as relações sociais se tornam mais complexas...

    as relações sociais --> Sujeito

    Gab A

    A humanidade --> Sujeito

  • Nesse tipo de questão, antes de mais nada, analise se é ou não sujeito!

  • Agora já sei que quando vier este tipo de questão facilita colocando na ordem para aí sim fazer a análise e procurar nas alternativas.

    Obrigada pelas dicas colegas. ;-)

  • Hoje não FCC