SóProvas


ID
3078385
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base na Convenção n° 81 da OIT, os inspetores de trabalho munidos de credenciais serão autorizados a

Alternativas
Comentários
  • Art. 12.  A exibição da credencial é obrigatória no momento da inspeção, salvo quando o Auditor-Fiscal do Trabalho julgar que tal identificação prejudicará a eficácia da fiscalização, hipótese em que deverá fazê-lo após a verificação física.

           Parágrafo único.  O Auditor-Fiscal somente poderá exigir a exibição de documentos após a apresentação da credencial.

           Art. 13.  O Auditor-Fiscal do Trabalho, munido de credencial, tem o direito de ingressar, livremente, sem prévio aviso e em qualquer dia e horário, em todos os locais de trabalho mencionados no art. 9.

           Art. 14.  Os empregadores, tomadores e intermediadores de serviços, empresas, instituições, associações, órgãos e entidades de qualquer natureza ou finalidade são sujeitos à inspeção do trabalho e ficam, pessoalmente ou por seus prepostos ou representantes legais, obrigados a franquear, aos Auditores-Fiscais do Trabalho, o acesso aos estabelecimentos, respectivas dependências e locais de trabalho, bem como exibir os documentos e materiais solicitados para fins de inspeção do trabalho.

           Art. 15.  As inspeções, sempre que necessário, serão efetuadas de forma imprevista, cercadas de todas as cautelas, na época e horários mais apropriados a sua eficácia.

           Art. 16.  As determinações para o cumprimento de ação fiscal deverão ser comunicadas por escrito, por meio de ordens de serviço.

           Parágrafo único.  As ordens de serviço poderão prever a realização de inspeções por grupos de Auditores-Fiscais do Trabalho.

           Art. 17.  Os órgãos da administração pública direta ou indireta e as empresas concessionárias ou permissionárias de serviços públicos ficam obrigadas a proporcionar efetiva cooperação aos Auditores-Fiscais do Trabalho.