SóProvas


ID
3078895
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Leia a crônica a seguir para responder a questão.

O substituto da vida

       Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida.
       Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel. Se estivesse numa das fases de trabalhar em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia. Só reabria a máquina no dia seguinte.
     Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas on-line. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela.
     Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem chego perto dele – temo que me substitua também.
(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 67-68) 

... para saber quem me escreveu... (3º parágrafo)
Quando me dou conta, já é noite lá fora... (3º parágrafo)
...temo que me substitua também. (4º parágrafo)

Caso o texto fosse escrito em terceira pessoa, com os devidos ajustes, as expressões destacadas nos trechos acima deveriam ser substituídas, conforme a norma-padrão da língua, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ... para saber quem me escreveu... (3º parágrafo) Quando me dou conta, já é noite lá fora... (3º parágrafo) ...temo que me substitua também. (4º parágrafo)

    → queremos na terceira pessoa: quem escreve, escreve a alguém (logo não poderia ser usado o pronome oblíquo "o"), ficamos com duas opções em que o "lhe" está presente, equivale a "a ele/a ela", é um objeto indireto.

    A) quem lhe escreveu − se dá conta − teme que o substitua → correto, temos o pronome oblíquo átono "se" representando a terceira pessoa do singular, tendo um valor reflexivo.

    C) quem lhe escreveu − lhe dá conta − teme que o substitua → dá conta a ele, o sentido fica estranho, visto que temos, originalmente, um valor de reflexividade.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Escrita em terceira pessoa, lembrar sempre que: é um ponto de vista no qual o narrador não participa diretamente da história

  • para saber quem me escreveu... (3º parágrafo) Quando me dou conta, já é noite lá fora... (3º parágrafo) ...temo que me substitua também. (4º parágrafo)

    Na 3ª pessoa: ele escreveu; ele dá conta; ele teme que também seja substituído.

    -> ele escreve - quem escreve, escreve A ALGUÉM - portanto VTI e receberá o pronome oblíquo LHE

    -> ele dá conta - no sentido original tem o pronome SE funcionando como partícula reflexiva, logo não poderia ser substituído pelo LHE porque mudaria o sentido da frase.

    -> ele teme - quem teme, teme ALGO - portanto VTD e receberá o pronome O.

    GABARITO: LETRA (A): quem lhe escreveu − se dá conta − teme que o substitua

  • Quem escreveu uma mensagem a ele. Portanto, quem lhe escreveu uma mensagem.

  • Essa questão deve fazer regência para chegar à resposta!

  • FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS

    O.D. = O / A = ELE

    O.I. = LHE = A ELE

    O.D. ou O.I. = ME, TE, SE, NOS, VOS

    A.A. ou C.N. = ME, TE, LHE , NOS, VOS

    SUJ. ou O.D. = ME, TE, O, A, NOS, VOS + VERBO CAUSATIVO OU SENSITIVO

    FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES OBLÍQUOS TÔNICOS

    O.D., O.I., ADJ. ADN., CN., AG. PAS., ADJ. ADV.

    MIM, COMIGO

    TI, CONTIGO,

    SI, CONSIGO

    NÓS, CONOSCO

    VÓS, CONVOSCO

    PRONOMES REFLEXIVOS = A MIM / TI / SI MESMO

    ME, TE, SE, NOS, VOS

    SI, CONSIGO

    PRONOMES RECÍPROCOS = UM AO OUTRO

    SE, NOS, VOS