- 
                                GABARITO: LETRA A   A) No trecho “para se referir àquelas mulheres”, verifica-se que o verbo “referir” exige, de acordo com as regras de regência verbal, a presença da preposição “a”. → correto, referir a alguma coisa (preposição "a") + pronome demonstrativo "aquelas"= àquelas. B) No trecho “isenção perante a paternidade”, o termo destacado “a” é uma preposição. → o termo é um artigo definido "a", o termo "perante" já é uma preposição. C) No trecho “o contrário parece impensável para as mulheres”, a expressão em destaque “para as mulheres” é um objeto indireto. → é um complemento nominal, completa o sentido do adjetivo "impensável": impensável PARA alguém. D) No trecho “está ligado ao aumento da escolaridade feminina”, a expressão em destaque “ao aumento da escolaridade feminina” é um objeto direto preposicionado. → é um complemento nominal, completa o sentido do adjetivo "ligado": ligado a alguma coisa.   FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 
- 
                                Mano ☠️ Arthur Carvalho, percebi que sempre procuro primeiro seus comentários, muito obrigado pela colaboração 
- 
                                Arthur, você ajuda pra C#@&$(   #DeusVaiTeHonrar 
- 
                                A recompensa para o Arthur Carvalho vai ser a aprovação! 
- 
                                Arthur. Obrigado! 
- 
                                Obrigado, Arthur. Tu é fera mlk! 
- 
                                Arthur avise-nos quando alcançar seu objetivo, vamos todos comemorar com vc. Festa do QC. 
- 
                                Complemento:   A)   Dica rápida: aquele, aquela , aquilo para verificar a ocorrência de crase troque por a esta, a isto...     Fiz referência àquela moça// Fiz referência a esta moça.       B) No trecho “isenção perante a paternidade”, o termo destacado “a” é uma preposição.   Se o termo isenção fosse  o regente teríamos crase, mas a regência é tomada por perante... faça rapidamente a troca: perante a paternidade / perante o caso , perceba que não aparece a preposição (ao).         D) Verifica-se o uso de objeto direto preposicionado quando temos regularmente um verbo transitivo direto sendo utilizado como transitivo indireto exemplos:   Amar a Deus. comer do pão beber do vinho...     Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota. Napoleão..   Sucesso, Bons estudos, Nãodesista! 
- 
                                Se Arthur não comentar, nem leio. Hehehehe 
- 
                                Valeu Arthur!   
- 
                                A Crase já denuncia a resposta galera. 
- 
                                referir-se a algo ou a alguém 
- 
                                E eu pensando que só eu tinha notado o Arthur rsrs. O cara arrasa nos comentários ! Que o meu Deus o abençoe e que você chegue onde deseja !Valeu irmão, seus comentários tem nos ajudado muito! 
- 
                                É verdade o Arthur sabe muito 
- 
                                Pergunte sempre ao verbo: Quem se REFERE se REFERE A ALGO.  
- 
                                indubitavelmente letra A! porque se não, não haveria a crase.   
- 
                                Padrão Artur vc merece. 
- 
                                "ao aumento da escolaridade feminina" não seria o objeto indireto? "está ligado" não seria uma locução verbal, equivalente a "liga-se"? Esse decréscimo liga-se ao aumento da escolaridade feminina. Para "ao aumento da escolaridade feminina" ser complemento nominal, "ligado" deve ser predicativo do sujeito "Esse decréscimo", o que não me parece, dado a falta de sentido do trecho isolado "Esse decréscimo está ligado". Diferente de dizer, por exemplo, "o carro está ligado", em que ligado é o estado do carro. Ou não? O que acham? 
- 
                                se refere a alguem ou a alguma coisa.. crase.. 
- 
                                à  = Preposição + artigo 
- 
                                Claudeci Oliveira Araújo, pensei o mesmo. Os professores chamam de locução verbal. Mas a natureza é de verbo? Quando há a voz passiva, você entende que o particípio tem que ser irregular, devido à natureza em torno do espectro nominal, concordância nominal: o objeto foi pago. Já a voz ativa faz uma locução verbal real: ele (suj) tinha pagado o caderno (OD) ao Fulano (OI). Na voz ativa, o verbo faz a transitividade normalmente, inclusive com seus ambos objetos. O ponto é, por essa questão, que se fica claro a nós que a natureza do dito verbo principal na voz passiva é de adjetivo, ou seja, verbo na forma nominal. Isso significa que a gramática realmente o ver como um adjetivo, fazendo o complemento ser nominal (objeto nominal), não verbal (OI).   E mais, na voz passiva, você não faz as duas transitividade. Os amores estão (são) ligados ao ódio (CN) pelo desejo (AgP). Os amores tinham ligado o ódio (OD) ao desejo (OI). 
- 
                                O verbo em questão é o "referir-se", não "referir", como está no enunciado, mas as outras alternativas estão horríveis... Deu pra marcar a letra A com insegurança! O correto seria a anulação da questão. 
- 
                                Se não tivesse certeza da A marcaria a D. 
- 
                                Gabarito: A 
- 
                                Quem se refere se refere a alguma coisa, refere-se "a isso" GAB: A 
- 
                                Muito obrigado, Arthur.  
- 
                                a)CORRETO, se referir a algo. Na frase, áqueles = a (preposição exigida pela regência do verbo referir) + aqueles (pronome demonstrativo). b)ERRADO, o termo perante não é regido por preposição. Na frase, “isenção perante a paternidade” o termo em destaque é o artigo que singulariza "paternidade". c)ERRADO, a expressão em destaque “para as mulheres” é na verdade um adjunto adverbial de finalidade. d)ERRADO, observe que "está" é verbo de ligação o que já elimina a possibilidade de ser um objeto direto ou indireto. Na situação, trata-se do predicativo do sujeito. 
- 
                                SUGIRO AO QCONCURSOS A DAR UMA CHANCE AO ESTUDANTE ARTHUR CARVALHO PARA FAZER PARTE DA EQUIPE DESTA PLATAFORMA, DEMONSTROU TER TOTAL DISPOSIÇÃO PARA COMENTAR UMA INFINIDADE DE QUESTÕES, DENTRE ELAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. CUMPRA-SE, PUBLIQUE-SE. 
- 
                                Parabéns, Arthur!!! Força Guerreiro 
- 
                                Só dar o Arthur nos comentários.. ele esta estudando pra quê hein? Auditor da receita será? 
- 
                                Só dar o Arthur nos comentários.. ele esta estudando pra quê hein? Auditor da receita será? 
- 
                                Arthur, meu caro! Deixando um like maroto em cada comentário teu. Valeuu 
- 
                                Agradeço a todos pelos comentários e dicas. Arthur ta quebrando uma árvore pra quem não é assinante. Wlw. 
- 
                                QUASE CERTEZA QUE O ARTHUR É UM ELABORADOR DE QUESTÕES PARA CONCURSO. O CARA É FERA! 
- 
                                GABARITO=A   A) No trecho “para se referir àquelas mulheres”, verifica-se que o verbo “referir” exige, de acordo com as regras de regência verbal, a presença da preposição “a”.(CORRETA)   Quem refere refere-se a alguma coisa.   para se referir a + aquelas= àquelas , comprovando que o verbo referir exige a preposição "a".     B) No trecho “isenção perante a paternidade”, o termo destacado “a” é uma preposição.(ERRADO)   O termo em destaque é um artigo feminino que acompanha a palavra paternidade.   C) No trecho “o contrário parece impensável para as mulheres”, a expressão em destaque “para as mulheres” é um objeto indireto.(ERRADO)   A expressão exerce a função de complemento nominal, pois completa o sentido do adjetivo "imprescindível".      D)o trecho “está ligado ao aumento da escolaridade feminina”, a expressão em destaque “ao aumento da escolaridade feminina” é um objeto direto preposicionado.(ERRADO)   A expressão em destaque é um complemento nominal, pois completa o sentido do adjetivo " ligado"         
- 
                                termo sub-entendido 
- 
                                Tanto é que a crase denuncia a resposta verdadeira kkkk  
- 
                                Obg Arthur.. Vc eh uma potência... um ventilador ligado no 3. 
- 
                                 Artur seus comentários tem nos ajudado muito.... Deus vai te honrar, continue comentando, parabéns pela iniciativa! 
- 
                                Valeu Arthur.
Sempre procuro seus comentários nas questões. Abraço!
                            
- 
                                O AMIGO SABER MUITO PARABÉNS ARTHUR  
- 
                                Arthur Carvalho  OS MELHORES COMENTÁRIOS SÃO OS SEUS! OBRIGADO. 
- 
                                GABARITO: LETRA A      “para se referir àquelas mulheres”, verifica-se que o verbo “referir” exige, de acordo com as regras de regência verbal, a presença da preposição “a”. → correto, referir a alguma coisa (preposição "a")    
 
- 
                                Assertiva A No trecho “para se referir àquelas mulheres”, verifica-se que o verbo “referir” exige, de acordo com as regras de regência verbal, a presença da preposição “a”. 
- 
                                Arthur, tmj!   
- 
                                arthur ou ele é professor de português ou cara fez faculdade de português . cara é fera    
- 
                                ESSA QUESTAO  E EASY 
- 
                                A+aquela Crase nela. Àquela  
- 
                                INDICO AS APOSTILAS DA NOVA CONCURSOS PARA VOCÊ QUE PRECISA DE UM MATERIAL DE QUALIDADE E COM CONTEÚDO COMPLETO, APOSTILAS BARATAS E COM MATERIAL DE QUALIDADE. SUPER INDICO, SEU APROVEITAMENTO VAI MELHORAR BASTANTE!!   DICAS!! 1) ESCOLHA O CONCURSO QUE QUER FAZER COM AS APOSTILAS    2) LER O CONTEÚDO E VENHA NO QCONCURSO FAZER QUESTÕES.    3) LEIA O CONTEÚDO A QUALQUER MOMENTO SEM PRECISA FAZER RESUMO.    https://www.novaconcursos.com.br/?acc=cf9b41a36e98c1948ff9d2084474b5ce 
- 
                                Arthur o mais brabo 
- 
                                referir-se a que?