SóProvas


ID
3079399
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção trecho do texto “O que é algoritmo?” de Ana Paula Pereira (TecMundo) para responder à questão a seguir.

(adaptado) 


      Nos dias atuais e com a evolução galopante da tecnologia, dificilmente encontramos pessoas que nunca tenham utilizado um computador. Os propósitos podem variar bastante, seja para edição de textos, jogos ou atividades mais complexas. Já é difícil de imaginar nossas vidas sem o uso dessa ferramenta.

      Nessa atividade tão comum ao nosso cotidiano, você algum dia deve ter parado para pensar como os programas funcionam. Você deve ter feito a si mesmo esta pergunta: como é que o computador faz todas as tarefas exatamente da forma que você pede? A resposta é mais simples do que parece: ele segue as instruções que você passa.

     Mas, para que ele consiga entender o que você fala, ele precisa de uma linguagem mais específica. Para fazer essa interpretação entre homem e máquina, foram desenvolvidas as linguagens de programação. Para que essa interação seja possível, eles são fundamentais: os algoritmos.

      Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa, como a receita de um bolo. Ele não responde à pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.

Considerando o texto, os elementos de coesão referencial e a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) No trecho “Nessa atividade tão comum ao nosso cotidiano”, o termo destacado “nessa” é a contração da preposição “em” e do pronome demonstrativo “essa”, que funciona como um recurso anafórico por fazer referência a algo já mencionado no texto.

( ) No trecho “Você deve ter feito a si mesmo esta pergunta”, o termo destacado “esta” funciona como elemento catafórico de coesão, já que se refere a uma expressão enunciada posteriormente a ele no texto.

( ) No trecho “que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.”, a palavra “que” é um pronome relativo que retoma anaforicamente a expressão “sequência lógica”.

( ) No trecho “Para realizar essa interação, eles são fundamentais: os algoritmos.”, o termo destacado “eles” é um pronome pessoal que possui no texto função anafórica, já que tem função de retomar um referente mencionado.

( ) No trecho “nas instruções necessárias para fazê-las” o termo destacado “las” é um pronome pessoal que possui função catafórica, já que se refere a um termo utilizado depois dele no texto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (V) No trecho “Nessa atividade tão comum ao nosso cotidiano”, o termo destacado “nessa” é a contração da preposição “em” e do pronome demonstrativo “essa”, que funciona como um recurso anafórico por fazer referência a algo já mencionado no texto.

    (V) No trecho “Você deve ter feito a si mesmo esta pergunta”, o termo destacado “esta” funciona como elemento catafórico de coesão, já que se refere a uma expressão enunciada posteriormente a ele no texto.

    (F) No trecho “que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.”, a palavra “que” é um pronome relativo que retoma anaforicamente a expressão “sequência lógica”. → incorreto: em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas >>> o pronome relativo retoma o substantivo "instruções" e não "sequência lógica"; as instruções devem ser seguidas (os termos no plural condenam a falsidade da afirmativa).

    (F) No trecho “Para realizar essa interação, eles são fundamentais: os algoritmos.”, o termo destacado “eles” é um pronome pessoal que possui no texto função anafórica, já que tem função de retomar um referente mencionado. → no texto tem função catafórica (catapulta, joga pra frente, algo que será dito); após os dois pontos temos o aposto explicativo, o termo catafórico.

    (F) No trecho “nas instruções necessárias para fazê-las” o termo destacado “las” é um pronome pessoal que possui função catafórica, já que se refere a um termo utilizado depois dele no texto. → tem função anafórica (ana volta), retoma um termo anterior.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • nunca soube que era a a contração de em + essa -_-

  • Na verdade muitos termos da nossa língua são formados por contração

    Na = em + a

    No = em + o

    Da = De + a

    Nisso = Em + isso

    E por ai vai ...

  • ANÁFORA: Quando o Referente vem Antes da palavra que o retoma.

    Ex: O homem subiu, ele bateu a porta ---> ''ele'' retoma o seu referente '' homem'' que foi citado anteriormente.

    CATÁFORA: O Referente vai ser apresentado logo DEPOIS da palavra que o retoma.

    Ex: Ele era tão bom, o meu marido! -----> ''ele'' retoma o seu referente ''marido'' que é citado posteriormente.

    (V) No trecho “Nessa atividade tão comum ao nosso cotidiano”, o termo destacado “nessa” é a contração da preposição “em” e do pronome demonstrativo “essa”, que funciona como um recurso anafórico por fazer referência a algo já mencionado no texto.

    em + essa = nessa

    ''Nessa'' retoma expressões no 1° parágrafo que se referem ao uso de tecnologias.

    (V) No trecho “Você deve ter feito a si mesmo esta pergunta”, o termo destacado “esta” funciona como elemento catafórico de coesão, já que se refere a uma expressão enunciada posteriormente a ele no texto.

    ''esta '' retoma a pergunta inteira que é feita posteriormente.

    (F) No trecho “que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.”, a palavra “que” é um pronome relativo que retoma anaforicamente a expressão “sequência lógica”.

    ''que'' nessa construção realmente é um pronome relativo e tem uma função anafórica, porém ele não retoma ''sequência lógica'' e sim ''instruções", isso é observado também na concordância que o restante da frase faz com esse termo, se o que se referisse a sequência lógica o restante da frase estaria no singular e não no plural como vemos no texto.

    (F) No trecho “Para realizar essa interação, eles são fundamentais: os algoritmos.”, o termo destacado “eles” é um pronome pessoal que possui no texto função anafórica, já que tem função de retomar um referente mencionado.

    ''eles'' possui uma função catafórica pois retoma ''algoritmos" , que é citado posteriormente.

    (F) No trecho “nas instruções necessárias para fazê-las” o termo destacado “las” é um pronome pessoal que possui função catafórica, já que se refere a um termo utilizado depois dele no texto.

    ''las" tem função Anafórica, pois retoma ''atividades'' que vem ANtes.

  • Ainda to lendo a questão...

  • GABARITO: LETRA D

    Anáfora

    É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera um outro termo que o antecedeu no texto.

    Exemplos:

    Mariana comprou um novo carro. O veículo é o lançamento do ano.

    Perceba a retomada do substantivo “carro” por outro substantivo, “veículo”.

    doutor está de férias. Ele só retornará aos atendimentos no próximo mês.

    Nesse exemplo, houve a retomada do substantivo “doutor” pelo pronome “ele”.

    Catáfora

    É um mecanismo linguístico no qual o referente aparece depois do item coesivo.

    Exemplos:

    Só desejamos istoférias!

    Perceba que o pronome demonstrativo “isto antecede o referente “férias”, que aparece logo depois.

    Pedro comprou vários ingredientesaçúcar, farinha, ovos, chocolate em pó e leite.

    Note que a expressão “vários ingredientes” antecede o referente que apresenta quais itens Pedro comprou: “açúcar, farinha, ovos, chocolate em pó e leite.”

    FONTE: WWW.PORTUGUÊS.COM.BR