SóProvas


ID
3079822
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao tratamento e à destinação coletiva do esgoto, o Brasil adota o chamado Sistema Separador Absoluto. Nesse sistema, o esgoto doméstico e

Alternativas
Comentários
  • Sistema unitário: é a coleta dos esgotos pluviais, domésticos e industriais em um único coletor. Tem custo de implantação elevado, assim como o tratamento também é caro.

    Sistema separador: o esgoto doméstico e industrial ficam separados do esgoto pluvial. É o usado no Brasil. O custo de implantação é menor, pois as águas pluviais não são tão prejudiciais quanto o esgoto doméstico, que tem prioridade por necessitar tratamento. Assim como o esgoto industrial nem sempre pode se juntar ao esgoto sanitário sem tratamento especial prévio.

  • queria entender porque o custo de implantação é menor
  • Não faz sentido dizer que o custo de implantação do sistema separador seja menor, pois necessita-se de mais de uma rede. Logo, os custos do sistema separador são maiores na implantação.

    No entanto, o custo de operação do sistema separador é que fica menor, pois o volume de esgoto a ser tratado é menor, visto que não precisa de tratar as águas pluviais.

    Implantação e operação são coisas diferentes.

    Se alguém tiver uma justificativa plausível pra considerar a letra B como correta, por favor, comente.

  •  - Sistema unitário, combinado ou Romano: rede projetada e construída para coleta de condução de águas pluviais, esgoto doméstico e despejos industriais. Apresenta como maior desvantagem a maior dimensão da rede, implicando em volume de obra e investimentos iniciais maiores. Em países tropicais, tal como o Brasil, a variação de vazão existente entre as estações chuvosa e de estiagem implicaria em uma rede subutilizada na maior parte do ano.

    - Sistema separador parcial ou misto: rede projetada de coleta de transporte de esgoto doméstico, despejos industriais e parcela de águas pluviais (telhados, pátios internos e sacadas). Neste sistema, as águas pluviais provenientes de quintais, vias públicas, jardins e demais áreas não pavimentadas não são transportadas. A vantagem deste sistema é a possibilidade de ser instalado com dimensões menores que o primeiro, no entanto, ainda há grande variação sazonal de vazões.

    - Sistema separador absoluto: a rede é projetada e construída para transportar exclusivamente despejos industriais e esgoto doméstico. As águas pluviais são coletadas e transportadas por outro sistema, totalmente independente. Adotada no Brasil desde 1911. As vantagens do sistema são as tubulações que se apresentam em dimensões menores, possibilitando o uso de pré-moldados de baixo custo, torna facilitada a implantação por etapas e futura ampliação do sistema, apresenta vazões praticamente constantes durante todo o tempo, e facilita o afastamento de águas pluviais.

  • Gabarito incorreto quanto a letra B... Com certeza, o custo de implatação de sistema separador sempre será maior

    Pra mim, a correta é a A

  • Gabarito questionável.

    "A primeira proposta para solucionar o problema de poluição [do Rio Tâmisa na Revolução Industrial] passou a considerar a possibilidade de estabelecer uma rede específica para o descarte de esgoto e uma para a drenagem urbana. Entretanto, os altos custos exigiram a adoção de uma solução diferente. (...)

    O sistema utilizado, atualmente, em grande parte das cidades, em especial do continente americano, foi desenvolvido e implantado inicialmente na cidade de Memphis (TSUTIYA & ALEM SOBRINHO, 2000). Esse sistema consistia na separação das águas pluviais e o esgoto residencial e industrial em dois sistemas completamente separados. (...)

    É esse modelo que passa a ser obrigatório no Brasil a partir de 1912 (TSUTIYA; BUENO, 2004). No entanto, é bastante comum encontrar ainda nos municípios brasileiros o sistema combinado, em virtude das limitações financeiras e de capital humano e ligações clandestinas."

    Fonte: livro Infraestrutura Urbana, Rodrigo Argenton Freire, p. 85

    @revisa.arq

  • Sobre a discussão sobre o custo ser maior ou menor!

    O sistema unitário tem um custo maior pq precisa de um maior diâmetro da tubulação para receber a agua pluvial /esgoto doméstico e o industrial

    Como o sistema separador absoluto não recebe a agua pluvial, conseguimos obter diâmetros menores, diminuindo assim o custo da implantação.

    Esse é o meu entendimento....