SóProvas


ID
3080413
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma peça tem apenas uma de suas faces totalmente plana e retangular, com uma das arestas medindo a terça parte da medida da outra aresta. Necessita-se fazer uma ampliação dessa peça, de modo que a área de superfície da respectiva face seja aumentada em 21%, mantendo-se a razão entre as medidas das arestas da nova face retangular, ou seja, na nova peça, uma das arestas dessa face retangular deve medir um terço da medida da outra aresta. Nessas condições, o perímetro da referida face da nova peça aumentará, em relação ao perímetro da correspondente face da peça original, em

Alternativas
Comentários
  • A face em questão é retangular (o problema diz). Se uma das arestas mede a terça parte da outra aresta, então isso corresponde a um retângulo de lados X e X/3. Chamemos este de retângulo original.

    Com a ampliação, teremos um novo retângulo (vamos nomeá-lo desta maneira), que possui 21% a mais de área que o retângulo original.

    A área do retângulo original é X * (X/3) = X²/3.

    Logo, a área do novo retângulo precisa ser 1,21 * (X²/3) = (1,21X²)/3 (isso é, 121% do retângulo original).

    O problema diz que a proporção dos lados no novo retângulo precisa se manter igual à proporção dos lados do retângulo original (isso é, um lado é a terça parte do outro). Percebam que a única diferença entre a área do retângulo original para a área do novo retângulo é o acréscimo do 1,21 no numerador, todo o resto da proporção (um ser a terça parte do outro) se mantém.

    Dessa maneira, basta que façamos a raiz de 1,21 para saber qual número deve ter no numerador de cada lado do novo retângulo para que essa área seja alcançada.

    Como raiz de 1,21 é = 1,1, então sabemos que os lados do novo retângulo medem 1,1X e (1,1X)/3.

    Agora, basta calcular o perímetro dos dois retângulos e ver qual a porcentagem do novo em relação ao original:

    X + (X/3) + X + (X/3) = 8X/3

    1,1X + (1,1X/3) + 1,1X + (1,1X/3) = 8,8X/3

    Se dividirmos 8,8X/3 por 8X/3, teremos 1,10, ou 110%. Isso quer dizer que o novo retângulo terá seu perímetro 10% maior que o retângulo original.

    Não é tão fácil explicar escrevendo, espero que tenha ficado claro.

  • Eu fiz assim: No retângulo original o maior lado vale 3 e o menor vale 1, um terço do maior.(OBS: 3 e 1 são valores que eu atribuí aos lados para ficar mais fácil o entendimento, ok?) Portanto, a área desse retângulo original é 3 cm². Na nova peça ampliada, a área da face retangular deve ser 21% maior que a área do retângulo original, certo? Então, eu vou pegar o 3, que é a área da face retangular da peça original e vou multiplicar por 1,21, que é o mesmo que acrescentar 21% ao valor original. Isso vai dar 3,63, que será a nova área da peça ampliada. Como a questão disse que nessa nova peça os lados têm que manter a mesma proporção dos lados da peça original, ou seja, de 1 para 3, então nessa nova peça, o maior lado medirá 3X e o menor, X. Portanto, ficará assim: 3X.X= 3,63, que é igual a: 3X²=3,63. Passando o 3 dividindo: X²= 3,63/3. X²=1,21. Tirando a raiz quadrada do 1,21 ficará 1,1. Logo, o menor lado dessa nova face retangular valerá 1,1 e o maior lado: 3,3 Agora é só dividir o perímetro da face ampliada pelo perímetro da face original: 8,8/80=1,1. Portanto, o perímetro da nova face aumentará em 10% em relação ao perímetro da face original. Espero que tenham entendido o meu raciocínio!!!