SóProvas


ID
3080590
Banca
FCC
Órgão
MPE-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   Antropologia reversa
 
      É sempre tarefa difícil – no limite, impossível – compreender o outro não a partir de nós mesmos, ou seja, de nossas categorias e preocupações, mas de sua própria perspectiva e visão de mundo. “Quando os antropólogos chegam”, diz um provérbio haitiano, “os deuses vão embora”.

      Os invasores coloniais europeus, com raras exceções, consideravam os povos autóctones do Novo Mundo como crianças amorais ou boçais supersticiosos – matéria escravizável. Mas como deveriam parecer aos olhos deles aqueles europeus? “Onde quer que os homens civilizados surgissem pela primeira vez”, resume o filósofo romeno Emil Cioran, “eles eram vistos pelos nativos como
demônios, como fantasmas ou espectros, nunca como homens vivos! Eis uma intuição inigualável, um
insight profético, se existe um”.

      O líder ianomâmi Davi Kopenawa, porta-voz de um povo milenar situado no norte da Amazônia e ameaçado de extinção, oferece um raro e penetrante registro contra-antropológico do mundo branco com o qual tem convivido: “As mercadorias deixam os brancos eufóricos e esfumaçam todo o resto em suas mentes [...] Seu pensamento está tão preso a elas, são de fato apaixonados por elas! Dormem pensando nelas, como quem dorme com a lembrança saudosa de uma bela mulher. Elas ocupam seu pensamento por muito tempo, até vir o sono. Os brancos não sonham tão longe quanto nós. Dormem muito, mas só sonham consigo mesmos”.

(Adaptado de GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 118-119)

Uma nova, coerente e correta redação do provérbio “Quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora” constitui-se na frase:

Alternativas
Comentários
  • Subordinação: orações dependentes sintaticamente; substantiva, pode-se colocar isto ou disto antes da conjunção (sendo assim, haverá oração principal sem conjunção, conjunção integrante e oração subordinada substantiva ? são substantivas a subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, predicativa, completiva nominal e apositiva; adjetiva, o pronome relativo liga a oração principal à subordinada (explicativa possui pontuação e restritiva não possui pontuação); adverbial indica circunstância da oração principal, classificando-se em causal (por quê?), consecutiva (de modo que), condicional (se, caso), concessiva (embora, apesar de), comparativa, conformativa (conforme), final (para quê?), proporcional (à proporção que) e temporal.

    Abraços

  • GABARITO: LETRA E

    → “Quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora” >>> temos uma conjunção subordinativa temporal, queremos uma frase com esse mesmo valor:

    >>> Tão logo surjam os antropólogos, ausentam-se as divindades. → a expressão "tão logo" traz uma ideia de temporalidade, e também temos a correlação do aparecimento dos antropólogos e o ato de as divindades se ausentarem, frase correta.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Valeu Arthur Carvalho, bom comentário, também procurei a ideia de tempo, só corrigindo o gabarito para letra E. Valeu boa sorte.

  • Compartilhar

    1 sinônimo da palavra tão logo:

    Conjunção temporal:

    gab: E

  • Gente não vamos dificultar uma questão que, ao meu humilde ver, é simples. Vejamos.

    "Quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora” -> a frase traz um sentido de tempo: no momento em que chegam os antropólogos, os deuses vão embora.

    A) Conquanto se dão a ver os antropólogos, desvanecem-se os deuses ERRADA.

    conquanto - conjunção concessiva - não passa ideia de tempo

    B)À medida que surgem os antropólogos, dissimulam-se as divindades. ERRADA

    à medida que - conjunção proporcional- não passa ideia de tempo

    C)A sublevação dos deuses é proporcionada pelo advento dos antropólogos. ERRADA

    aqui diz-se que o levante dos deuses (a retirada deles) é causada pelo surgimento dos antropólogos, portanto não traz ideia de tempo.

    D) Às entidades divinas não cabem conviver com os antropólogos. ERRADA

    aqui diz-se que os deuses não podem ou não conseguem conviver com os antropólogos, o que não é em nada similar ao sentido original da frase, portanto não traz ideia de tempo.

    E)Tão logo surjam os antropólogos, ausentam-se as divindades. CORRETA

    tão logo traz ideia de tempo, ou seja, a partir do momento/no momento em que surjam os antropólogos os deuses (ausentam-se) vão embora.

  • Quando vc já está tão bitolado com os estudos e tal, que no momento que leio "quando.." já penso em RLM e troco por "se..então" kkkk

  • “Quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora” = TEMPORAL

    a) Concessiva

    b) Proporcional

    c) Alteração do sentido original

    d) Alteração do sentido original

  •  “Quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora” 

    Quando é Conjunção temporal e pode substituir por: SEMPRE QUE / LOGO QUE / MAL/ TÃO LOGO / DEPOIS QUE / ASSIM QUE/ ENQUANTO

  • o problema é que a expressão "deuses vão embora" não corresponde ao sentido do ditado. Deus não existem ou como construção metafísica não vão embora. ficou simplista a frase do examinador. empobreceu a linguagem. e por isso confundiu.
  • Às entidades divinas não cabem conviver com os antropólogos.

    complemento verbal verbo sujeito oracional

    Aqui não seria correto o verbo no singular?

    Às entidades divinas não cabe conviver com os antropólogos