-
Subordinação: orações dependentes sintaticamente; substantiva, pode-se colocar isto ou disto antes da conjunção (sendo assim, haverá oração principal sem conjunção, conjunção integrante e oração subordinada substantiva ? são substantivas a subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, predicativa, completiva nominal e apositiva; adjetiva, o pronome relativo liga a oração principal à subordinada (explicativa possui pontuação e restritiva não possui pontuação); adverbial indica circunstância da oração principal, classificando-se em causal (por quê?), consecutiva (de modo que), condicional (se, caso), concessiva (embora, apesar de), comparativa, conformativa (conforme), final (para quê?), proporcional (à proporção que) e temporal.
Abraços
-
GABARITO: LETRA E
→ “Quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora” >>> temos uma conjunção subordinativa temporal, queremos uma frase com esse mesmo valor:
>>> Tão logo surjam os antropólogos, ausentam-se as divindades. → a expressão "tão logo" traz uma ideia de temporalidade, e também temos a correlação do aparecimento dos antropólogos e o ato de as divindades se ausentarem, frase correta.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Valeu Arthur Carvalho, bom comentário, também procurei a ideia de tempo, só corrigindo o gabarito para letra E. Valeu boa sorte.
-
Compartilhar
1 sinônimo da palavra tão logo:
Conjunção temporal:
gab: E
-
Gente não vamos dificultar uma questão que, ao meu humilde ver, é simples. Vejamos.
"Quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora” -> a frase traz um sentido de tempo: no momento em que chegam os antropólogos, os deuses vão embora.
A) Conquanto se dão a ver os antropólogos, desvanecem-se os deuses ERRADA.
conquanto - conjunção concessiva - não passa ideia de tempo
B)À medida que surgem os antropólogos, dissimulam-se as divindades. ERRADA
à medida que - conjunção proporcional- não passa ideia de tempo
C)A sublevação dos deuses é proporcionada pelo advento dos antropólogos. ERRADA
aqui diz-se que o levante dos deuses (a retirada deles) é causada pelo surgimento dos antropólogos, portanto não traz ideia de tempo.
D) Às entidades divinas não cabem conviver com os antropólogos. ERRADA
aqui diz-se que os deuses não podem ou não conseguem conviver com os antropólogos, o que não é em nada similar ao sentido original da frase, portanto não traz ideia de tempo.
E)Tão logo surjam os antropólogos, ausentam-se as divindades. CORRETA
tão logo traz ideia de tempo, ou seja, a partir do momento/no momento em que surjam os antropólogos os deuses (ausentam-se) vão embora.
-
Quando vc já está tão bitolado com os estudos e tal, que no momento que leio "quando.." já penso em RLM e troco por "se..então" kkkk
-
“Quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora” = TEMPORAL
a) Concessiva
b) Proporcional
c) Alteração do sentido original
d) Alteração do sentido original
-
“Quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora”
Quando é Conjunção temporal e pode substituir por: SEMPRE QUE / LOGO QUE / MAL/ TÃO LOGO / DEPOIS QUE / ASSIM QUE/ ENQUANTO
-
o problema é que a expressão "deuses vão embora" não corresponde ao sentido do ditado. Deus não existem ou como construção metafísica não vão embora. ficou simplista a frase do examinador. empobreceu a linguagem. e por isso confundiu.
-
-
Às entidades divinas não cabem conviver com os antropólogos.
complemento verbal verbo sujeito oracional
Aqui não seria correto o verbo no singular?
Às entidades divinas não cabe conviver com os antropólogos