-
Próclise, pronome antes do verbo (palavras que atraem são palavras negativas, advérbio, pronomes, conjunção subordinativa, orações optativas, preposição + gerúndio e infinitivo pessoal).
Abraços
-
GABARITO: LETRA C
A) Ainda que não atenham-se aos princípios que regem a cultura nativa, os colonizadores deveriam respeitar-lhes na diferença que lhes constitui. → temos um advérbio de negação como fator atrativo do pronome, fator de próclise, logo o correto seria: não se atenham.
B) Ao ver os nativos, os colonizadores lhes julgam como crianças amorais e supersticiosas, imputando-as uma extrema ingenuidade. → quem julga, julga alguém (verbo transitivo direto, exige uma complemento sem preposição, um objeto direto), o "lhes" equivale a um complemento indireto, logo o correto seria: os julgam.
C) Diante dos nativos, os colonizadores consideram-nos incapazes de constituir uma cultura equivalente àquela dos europeus. → correto; temos um verbo terminado em ditongo nasal, logo o pronome a ser usado é -no(s), -na(s).
D) A cultura europeia, de cuja os colonizadores tanto se orgulham, tem pouco a ver com a dos nativos, que também lhes vangloriam. → o correto seria usar o "se", que, para mim, é uma parte integrante do verbo "vangloriar-se", e marcar uma reflexividade (vangloriam de si mesmos).
E) Se afastando dos valores de uma cultura, acaba-se por desconsiderá-la a importância que ela deve ter a partir de si mesma. → não começamos oração com pronome, logo o correto seria usar a ênclise: Afastando-se.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
Outro erro da letra A:
que lhes constitui
-
"Diante dos nativos, os colonizadores consideram-nos incapazes [...]"
Nessa construção, nada desabona a posição proclítica, de modo que a estrutura abaixo não destoa da norma culta:
"Diante dos nativos, os colonizadores os consideram incapazes [...]"
Letra C
-
Verbos terminados de formas nasais: EM, AM, ÕE e ÕEM,
devem ser substituídos por NO, NA, conforme o gabarito.
-
D) A cultura europeia, de cuja os colonizadores tanto se orgulham, tem pouco a ver com a dos nativos, que também lhes vangloriam. [ERRADO]
O erro da letra D ocorre em função do pronome relativo "cujo" que não pode ser seguido ou precedido de artigo, podendo apenas ser acompanhado de preposição quando o verbo exigir.
-
A) Caso de proibição da próclise
B) o "lhes" usado de forma incorreta. Não sei explicar, mas sei compreender e aplicar.
C) Colocação certa do "-nos" e também do "àquela"
D) A regência da preposição "de" está correta, mas o artigo "os" anula a questão. O correto seria de cujos colonizadores.
E) Caso de proibição da próclise
-
Em "Consideram-nos", letra C, o uso do "NOS" é a forma pronominal "OS" que se torna "NOS" devido a nasalidade do verbo "consideram"? Pq tbm parece que é o próprio pronome "NOS", da primeira pessoa do plural e se o fosse, não estaria errado o seu uso, já que esse NOS refere-se aos nativos?
-
No vídeo, há a resolução da questão.
Assistir a partir de 02:15:07
https://www.youtube.com/watch?v=7CshwH6VBWI
fonte: 1ª Overdose de Questões TRF3 - Estratégia Concursos - Prof. Adriana Figueiredo
-
"Cuja os..." forçou a amizade.
-
A) Ainda que não atenham-se aos princípios que regem a cultura nativa, os colonizadores deveriam respeitar-lhes na diferença que lhes constitui.
1.NA COLOCAÇÃO PRONOMINAL, PALAVRAS COM SENTIDO NEGATIVO ATRAEM O PRONOME, PORTANTO, O CORRETO É "AINDA QUE NÃO SE ATENHAM...";
2.QUANTO AO EMPREGO DO PRONOME OBLÍQUO, O VERBO RESPEITAR É TRANSITO DIRETO. QUEM RESPEITA, RESPEITA ALGUÉM. POR ISSO, NÃO HÁ USO DO PRONOME "LHES", POIS SÓ USAMOS EM CASO DE VTI. O CORRETO É "RESPEITÁ-LOS";
3.QUANTO À ATRAÇÃO DO PRONOME OBLÍQUO, O USO ESTÁ CORRETO, PORQUE O "QUE" É FATOR DE PRÓCLISE. ENTRETANTO, O VERBO CONSTITUIR É TRANSITIVO DIRETO E, POR CONSEQUÊNCIA, NÃO SE USA "LHES", MAS SIM "OS CONSTITUI".
B) Ao ver os nativos, os colonizadores lhes julgam como crianças amorais e supersticiosas, imputando-as uma extrema ingenuidade.
1."JULGAR" VTD. QUEM JULGA, JULGA ALGUÉM, SEM PREPOSIÇÃO. O CORRETO É "OS COLONIZADORES OS JULGAM...".
2.ALÉM DISSO, O VERBO IMPUTAR É VTDI: QUEM IMPUTA, IMPUTA ALGO A ALGUÉM. COMO EM "UMA EXTREMA INGENUIDADE" JÁ NÃO POSSUI UMA PREPOSIÇÃO, O VERBO DEVERIA ESTAR PREPOSICIONADO. PORTANTO: "IMPUTANDO-LHES UMA EXTREMA INGENUIDADE." É O CORRETO.
C) Diante dos nativos, os colonizadores consideram-nos incapazes de constituir uma cultura equivalente àquela dos europeus.
D) A cultura europeia, de cuja os colonizadores tanto se orgulham, tem pouco a ver com a dos nativos, que também lhes vangloriam.
1."CUJA OS" NÃO EXISTE. O PRONOME RELATIVO "CUJO(A)" NÃO ATRAI QUALQUER ARTIGO. O CORRETO É "DA QUAL..."
2."VANGLORIAR" É VERBO TRANSITIVO DIRETO, NÃO PEDE PREPOSIÇÃO. NÃO PERMITE O PRONOME OBLÍQUO "LHES", MAS SIM "A VANGLORIAM" (VANGLORIAM A CULTURA).
E) Se afastando dos valores de uma cultura, acaba-se por desconsiderá-la a importância que ela deve ter a partir de si mesma.
1.NUNCA SE INICIA UMA FRASE COM PRONOME OBLÍQUO. O CORRETO É "AFASTANDO-SE..."
2."LA" JÁ É UM OBJETO DIRETO. NÃO HAVIA NECESSIDADE DE TER UM OUTRO OBJETO DIRETO (A IMPORTÂNCIA)
-
REESCRITAS CORRETAS:
a) Ainda que não se atenham aos princípios que regem a cultura nativa, os colonizadores deveriam respeitá-los na diferenças que os constitui.
b) Ao ver os nativos, os colonizadores os julgam como crianças amorais e supersticiosas, imputando-lhes uma extrema ingenuidade.
c) GABARITO. Obs.: o "nos" é OD, é usado no lugar de "os" porque o verbo termina em "m".
d) A cultura europeia, de que os colonizadores tanto se orgulham, tem pouco a ver com a dos nativos, que também os vangloriam.
e) Afastando-se dos valores de uma cultura, acaba-se por desconsiderar-lhe a importância que ela deve ter a partir de si mesma.
A FCC costuma trocar objeto direto por objeto indireto e vice-versa pra lhe confundir!
-
-
Verbos terminados de formas nasais: EM, AM, ÕE e ÕEM,
devem ser substituídos por NO, NA, conforme o gabarito.
-
Os dois erros da assertiva D:
A cultura europeia, de cuja os colonizadores tanto se orgulham, tem pouco a ver com a dos nativos, que também lhes vangloriam.
→ NUNCA coloque "cujo os". "Cujo" não pode ser antecedido de artigo
→ Quem vangloria, vangloria alguém, mas quem é esse "alguém"? Pergunte ao verbo: vangloria quem? A cultura dos nativos. O correto é "que também A vangloriam.
Correção:
A cultura europeia, de que os colonizadores tanto se orgulham, tem pouco a ver com a (cultura) dos nativos, que também a vangloriam
-
Gabarito: C
Principais Regras de Colocação Pronominal:
1- Início de frase usa-se a próclise. Ex: Dar me um garfo.
2- Verbo no particípio usa-se a próclise. Ex: Tenho te procurado sempre.
3- Verbo no futuro usa-se a mesóclise. Ex: Dar-te-ia um garfo.
4- Palavra atrativa como "que, nunca, não, jamais, sempre etc" atrai para a próclise. Ex: Não se achar.
5- Verbo no gerúndio usa-se a ênclise. Ex: Estou fazendo me de bonito.
6- Sujeito expresso e próximo ao verbo poderá usar a ênclise ou próclise (facultado)
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!