SóProvas


ID
3082240
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Tina Turner, servidora pública do Município de Santa Rosa há mais de 10 anos, está com sua filha de 16 anos muito doente. Por isso, foi até administração para verificar quais eram os critérios para solicitar licença do seu cargo. Conforme disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um critério determinado à licença por motivo de doença em pessoa da família.

Alternativas
Comentários
  • Da Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família

            Art. 83. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovação por perícia médica oficial.   

           § 1  A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário, na forma do disposto no inciso II do art. 44.             

    § 2 A licença de que trata o caput, incluídas as prorrogações, poderá ser concedida a cada período de doze meses nas seguintes condições:         

    I - por até 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor; e   

    II - por até 90 (noventa) dias, consecutivos ou não, sem remuneração.         

    § 3 O início do interstício de 12 (doze) meses será contado a partir da data do deferimento da primeira licença concedida.        

    § 4 A soma das licenças remuneradas e das licenças não remuneradas, incluídas as respectivas prorrogações, concedidas em um mesmo período de 12 (doze) meses, observado o disposto no § 3, não poderá ultrapassar os limites estabelecidos nos incisos I e II do § 2

  • Até a Tina Turner resolveu fazer concursos públicos. Pena que ela não vai poder assumir nenhum cargo via concurso, pois já passou dos 75 anos que é a data limite na legislação brasileira.

  • Errei pq me confundi com o decreto 220!

    Gabarito: D

    60 dias com remuneração e 90 sem remuneração! Somente se a presença da pessoa for indispensável e não puder trabalhar e cuidar do enfermo ao mesmo tempo!

  • O examinador estava inspirado na hora de fazer as questões. Depois de resolvê-las, escutem Tina Tuner - Simply the Best, fica a dica! kk