SóProvas


ID
3082618
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do fluxo da informação na web, é correto afirmar que, quanto

Alternativas
Comentários
  • Segundo Barreto (1998, p. 125):

    A comunicação eletrônica modifica estruturalmente o fluxo de informação e conhecimento, atuando basicamente nos seguintes pontos:

    A interação do receptor com a informação: o receptor da informação deixa a sua posição de distanciamento alienante em relação ao fluxo de informação e passa a participar de sua fluidez como se estivesse posicionado em seu interior. Sua interação com a informação é direta, conversacional e sem intermediários;

    Tempo de interação: o receptor conectado on-line está desenhando a sua própria interação com o fluxo de informação em tempo real, isto é, com uma velocidade que reduz o tempo de contato ao entorno de zero. Essa velocidade de acesso e uso o coloca em nova dimensão para o julgamento de valor da informação; o receptor passa a ser o julgador de relevância da informação acessada em tempo real, no momento de sua interação e não mais em uma condição ex-post de retroalimentação intermediada;

    A estrutura da mensagem: em um mesmo documento, o receptor pode elaborar a informação em diversas linguagens, combinando texto, imagem e som. Não está mais preso a uma estrutura linear da informação, que passa a ser associativa em condições de um hipertexto "As we may think" (como pensamos), diria Vanevar Bush em artigo histórico. Cada receptor interage com o texto da mensagem circularmente, e cria o seu próprio documento com a intencionalidade de uma percepção orientada por sua decisão.

    A facilidade de ir e vir: a dimensão de seu espaço de comunicação é ampliada por uma conexão em rede, o receptor passeia por diferentes memórias ou estoques de informação no momento de sua vontade.

    Gab. C

    BARRETO, Aldo de Albuquerque. Mudança estrutural no fluxo do conhecimento: a comunicação eletrônica. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 2, p. 122-127, maio/ago. 1998. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/03/pdf_1e51c5555f_0008659.pdf

  • Esta questão aborda conceitos fundamentais sobre os fluxos de informação na web.

    O fluxo de informação na web tem entre suas características a diferença no acesso à informação por parte do usuário que passa a ser multidirecional e participativa enquanto nos meios tradicionais esse acesso se dava em caráter unidirecional. A estrutura também difere dos meios tradicionais, sendo que no fluxo de informação na web as informações podem ser apresentadas em múltiplos formatos simultaneamente sem se prender a estruturas lineares.

    Em relação aos fluxos tradicionais, o fluxo de informação na web é mais rápido no que tange o tempo de interação entre usuário e fonte de informação. Essa interação é acelerada tanto em relação ao acesso à uma fonte de informação quanto na navegação entre fontes.

    Com base nestes conhecimentos, identificamos as alternativas como:

    a) INCORRETA. A característica de direção única é própria dos fluxos tradicionais, sendo superada pelos fluxos na web.

    b) INCORRETA.  Esta característica é própria dos fluxos tradicionais de informação.

    c) CORRETA. A interação entre receptor e a produção da informação é mais presente no fluxo de informação na web.

    d) INCORRETA. O julgamento de relevância é quase simultâneo ao acesso e uso da informação no fluxo na web.

    e) INCORRETA. A estrutura no fluxo de informação na web não é  múltipla e não-linear.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Leitura recomendada:

    BARRETO, Aldo de Albuquerque. Mudança estrutural no fluxo do conhecimento: a comunicação eletrônica. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 2, p. 122-127, maio/ago. 1998.
  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.