SóProvas


ID
3083593
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O prefeito que recentemente assumiu um pequeno município constatou uma situação desafiadora: faltavam emprego e renda para mais de 30% da população economicamente ativa. O histórico desse município indicava um quadro de ausência de inovação na gestão pública nos últimos 20 anos. Por outro lado, o chefe do executivo acreditava no potencial desse município, pois havia recursos naturais em abundância – rios, peixes, extensa e rica fauna e flora –, uma população criativa e empreendora, enfim um contexto favorável para melhoria econômica. Assim, ele reuniu sua equipe da área de desenvolvimento econômico e solicitou um Planejamento Estratégico. Sua equipe, diante dessa situação e ciente da complexidade na elaboração desse planejamento estratégico, procedeu corretamente realizando

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento. Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças). Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo). A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • GABARITO: LETRA D

    Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc. Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.

    Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque esses fatores podem ser “trabalhados” mais facilmente pelos gestores.

    Uma marca desconhecida (ponto fraco) pode ser melhorada com uma campanha eficiente de marketing. Uma empresa endividada (ponto fraco) pode renegociar suas dívidas ou conseguir parceiros que a financiem.

    Já as ameaças e oportunidades são variáveis externas e, a princípio, não controláveis! Se existe a possibilidade de que o governo lance uma nova legislação que possa prejudicar sua empresa (ameaça), muitas vezes não está ao seu alcance evitar que a legislação seja criada, somente adaptar se aos seus efeitos, não é verdade? Portanto, as ameaças são fatores externos (um novo concorrente no mercado, um aumento nos impostos, uma aumento no câmbio etc.) que podem prejudicar a empresa, e as oportunidades são fatores externos que podem beneficiar a empresa (crescimento econômico do país, a quebra de uma empresa rival etc.).

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • O item D fala que benchmarking e análise SWOT são a mesma coisa. Por isso não marquei.

  • Acredito que a solução dessa questão esteja em perceber qual a alternativa que fala sobre o planejamento, pois se observarmos bem, os outros itens sempre terão alguma função que está relacionada à organização, direção.

  • Gabarito: D

  • Eles partiram para a análise de históricos semelhantes para saber o que fazer....no entanto, a alternativa B também é plausível, ainda mais quando se tem recursos e mão de obra.

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento das etapas do planejamento estratégico, sendo mais abordado nos itens o diagnóstico institucional e implementação.
    Sendo que, para facilitar a compreensão do processo de planejamento estratégico, adotamos as seguintes: 1. definição da missão, da visão e dos valores; 2. diagnóstico institucional/estratégico; 3. definição de questões, objetivos e estratégias; 4. desmembramento dos planos; 5. implementação; 6. avaliação.

    Diante disso, segue abaixo o conceito de diagnóstico institucional/estratégico:

    A finalidade do diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo.
    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças). Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
    Ante ao exposto, vamos analisar item a item procurando a resposta que melhor atende aos conceitos citados acima.

    A) Errado. Pois, a “intervenção" faz parte da implementação, que vem após o diagnóstico estratégico (“pesquisa sobre o perfil dos moradores e da economia local"), não sendo adequado alterar a ordem ou executar concomitante essas duas etapas do planejamento estratégico.

    B) Errado. Pois, é uma implementação do plano, não um desenvolvimento de planejamento.

    C) Errado. Pois, o prefeito quer desenvolver o município e não descentralizar o problema para o município vizinho.

    D) Correto. Pois, demonstra a utilização correta de diagnóstico estratégico, que é uma das etapas de planejamento.

    E) Errado. Pois, é imprescindível a realidade local e perfil dos moradores, sendo que isso comporá a etapa de diagnóstico estratégico do planejamento.


    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fonte:

    Administração Geral e Pública para AFRF e AFT/Augustinho Paludo/Editora Campus Concursos – 1ed.
  • Falou em planejamento ESTRATÉGICO a análise é mais focada no ambiente EXTERNO!

  • QUESTÃO DE ALTO NÍVEL!

  • Segundo Chiavenato, "O planejamento estratégico refere-se à maneira pela qual uma organização pretende aplicar uma determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos".

    São 5 estágios:

    a. Formulação dos objetivos organizacionais.

    b. Análise externa do ambiente ou auditoria externa.

    c. Análise interna da empresa ou auditoria interna.

    d. Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia a ser utilizada.

    e. Desenvolvimento de planos táticos e operacionalização da estratégia

    Nesse sentido, caberia a letra B também, onde a estratégia seria o desenvolvimento de competências dos moradores, de tal forma a ampliar as oportunidades de emprego e renda da população economicamente ativa.

  • Mais uma questão dúbia da VUNESP. Ao analisarmos as alternativas, verificamos que a banca esperava que o candidato utilizasse conhecimentos acerca do diagnóstico estratégico para resolver a questão. 

    Minha resolução sugere que a melhor alternativa é a alternativa C. No entanto, a VUNESP considerou o gabarito como a alternativa D. Essa divergência, infelizmente, acontece em questões mais interpretativas ou dúvidas. A seguir apresento a minha análise, que difere da interpretação da banca.

    Alternativa A. Errado. Pontos fortes e fracos são fatores internos, logo deve-se olhar para fatores internos da prefeitura, e não do município.  

    Alternativa B. Errado. Novamente, a alternativa confunde o planejamento estratégico da prefeitura com fatores externos. As competências dos moradores são fatores externos e, portanto, não controláveis pela prefeitura. As ações estratégicas, embora possam almejar intervenções em fatores externos, baseiam-se na ação por meio de fatores internos e controláveis.

    Alternativa C. Considerada errada. Nessa alternativa, a associação é feita de forma correta. Aspectos relacionados ao município são externos à prefeitura, logo se trata de oportunidades à luz da análise SWOT.

    Alternativa D. Considerada certa. A identificação de pontos fortes e fracos também é feita durante o planejamento estratégico. Assim, erra a alternativa ao afirmar que já se tinha ciência dos pontos fortes e fracos sem que se tenha feito ainda o planejamento estratégico.

    Alternativa E. Errado. Ao realizar uma análise situação não se pode prescindir (ou seja, é imprescindível, é indispensável), que se considere a realidade local.

    GABARITO: D