-
Gabarito D
Não melhora as relações interpessoais informais, pois, as relações informações surgem espontânea. Logo, o planejamento não planeja essas melhorias interpessoais informais, porque não sabem: como vai acontecer? o que pode acontecer?
qualquer erro avise.
#vamospertencer
-
adotar ações corretivas não seria controle?
-
Até onde eu sei a letra C também não tem nada a ver com planejamento...
-
As ações corretivas também fazem parte do processo decisório da organização, no qual está inserido no PLANEJAMENTO. Até porque o planejamento segue um processo que lhe dê condições de ser flexível e mutável.
Não dá para ter um planejamento estratégico sem nele não estiver planejado cursos de ações, dentre vários cenários alternativos, em riscos futuros, tanto voltado para as oportunidades quanto para os problemas.
Se a questão dissesse que o planejamento é somente voltado para problemas aí sim seria incorreto dizer, mas não se restringiu a isso.
Deve-se, sim, planejar possíveis cenários em que tenha possíveis alternativas a serem seguidas - no caso de ações alternativas para corrigir possíveis falhas futuras. Por isso o item C está correto.
O item D, está errado, porque não tem como garantir que o planejamento melhora as relações informais, em aspecto algum, apesar de a preocupação com o clima organizacional começar no planejamento. Só que não é o caso do que pede a questão.
Gabarito D
-
Quem pode garantir que proporciona que todos os colaboradores pensem de maneira sistêmica em relação à empresa?
pensamento é mt subjetivo.
-
Planejamento é uma formalidade organizacional. Logo, não se relaciona com os aspectos informais das relações entre colaboradores.
-
GABARITO D
André Rocha, Apesar de serem estudados separadamente o planejar engloba a função de controle em parte: avaliar, mensurar e definir melhor solução caso um risco no plano venha ocorrer
-
Complementando...
Em relação à dúvida sobre ações corretivas ser apenas do controle ou do planejamento, de alguns aqui, vou expor aqui o Processo de Planejamento em suas fases:
1 - Definir objetivos
2 - Verificar situação atual
3 - Desenvolver premissas às condições futuras
4 - Analisar as alternativas de ação
5 - Escolher um curso de ação entre as várias alternativas
E por fim,
6 - Implementar o plano e avaliar os resultados (Fazer o que o plano determina e tomar ações corretivas)