SóProvas


ID
3086719
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Sertãozinho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Pesquisa exclusiva mostra que brasileiros superestimam

                                      suas capacidades digitais


      Os brasileiros estão otimistas com o impacto da transformação digital em suas carreiras, mas superestimam as suas capacidades digitais, que serão chave no mercado de trabalho nos próximos anos. A constatação está em pesquisa realizada por Tera, Scoop&Co e Época Negócios, apoiada por Love Mondays. O estudo mostra que mais de 80% dos brasileiros se dizem empolgados com a chegada das novas tecnologias no trabalho e 87% estão confiantes de que vão se adaptar à nova realidade.

      Essa percepção positiva da maioria, contudo, não condiz com a realidade do mercado. Quando apresentados a uma lista de habilidades mais demandadas, 42% afirmaram não conhecer as 14 competências digitais desejadas por empregadores, de acordo com lista do LinkedIn para 2018. “A lista traz funções não exigidas nas empresas há cinco anos. Esse cenário descrito pela pesquisa é um retrato de que a renovação das competências aconteceu rápido demais. As pessoas não viram isso acontecer”, diz Leandro Herrera, fundador da Tera.   

(Barbara Bigarelli. Época Negócios. 14.11.2018. https://epocanegocios.globo. com. Adaptado) 

Uma frase condizente com as informações do texto e escrita em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Os brasileiros desconfiam de que adaptarão-se à nova realidade do mercado de trabalho, ainda que estão entusiasmados com as novas tecnologias. → temos a conjunção integrante "que" sendo fator atrativo do pronome, logo o correto seria: que se adaptarão; caso não houvesse fator atrativo, o correto seria a mesóclise, visto que temos um verbo no futuro: adaptar-se-ão.

    B) Embora otimistas com os efeitos da revolução digital em suas carreiras, os brasileiros dispõem de capacidades digitais aquém do que imaginam. → correto.

    C) De acordo com lista do LinkedIn para 2018, quase metade dos brasileiros desconhecem as habilidades que o mercado mais necessita. → necessita DE alguma coisa; a preposição deveria vir antes do pronome relatiov "que": de que...

    D) Fazem cinco anos apenas que certas habilidades digitais passou a ser requeridas, o que significa que o cenário das empresas mudou muito rápido. → verbo "fazer" indicando tempo decorrido é um verbo impessoal, logo não deve ser conjugado: faz cinco anos.

    E) Mais de 80% dos entrevistados afirmaram que estão otimistas no que refere-se às novas tecnologias, mas reconhecem que não as domina. → temos o pronome relativo "que" sendo fator atrativo, fato de próclise, o correto seria: no que se refere...

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Aquém é um advérbio de lugar, que significa do lado de cá. Ex: Aquém-mar (do lado de cá do mar), aquém da montanha (na parte de cá da montanha) e aquém fronteira (do lado de dentro das fronteiras de um país).

    Aquém é também uma preposição que significa abaixo, inferior. Ex: Ficar aquém das expectativas (ficar abaixo do esperado). O valor deste livro está muito aquém do seu preço normal (o valor do livro está inferior ao seu preço normal).

    Fonte: https://www.significados.com.br/aquem/

  • Gab - B

    Correções em azul

    A) Os brasileiros desconfiam de que adaptar-se-ão à nova realidade do mercado de trabalho, ainda que estejam entusiasmados com as novas tecnologias.

    C) De acordo com lista do LinkedIn para 2018, quase metade dos brasileiros desconhecem as habilidades DE que o mercado mais necessita.

    D) Faz cinco anos apenas que certas habilidades digitais passaram a ser requeridas, o que significa que o cenário das empresas mudou muito rápido.

    E) Mais de 80% dos entrevistados afirmaram que estão otimistas no que SE refere às novas tecnologias, mas reconhecem que não as dominam.

  • Complementando os comentários acerca da alternativa C:

    C) De acordo com lista do LinkedIn para 2018, quase metade dos brasileiros desconhecem as habilidades que o mercado mais necessita.

    O verbo deve estar ligado à palavra "metade", portanto, está incorreto o seu emprego no plural, visto que "metade" encontra-se no singular.

    O correto seria: "(...) quase metade dos brasileiros desconhece as habilidades (...)".

  • respondi pela interpretação e os erros de concordancia quando eram claros

    letra a: tipica contradição

    letra b: gabarito, incio do segundo paragrafo a resposta

    letra c: extrapolação, não é metade dos brasileiros

    letra d: erro de concordancia, faz cinco anos

    letra e: erro de colocação do pronome, que se refere

  • para quem dsconhece oaquém significa: abaixo, sob, embaixo, do lado de cá... então o que se aplicar melhor, facilita a compreensão

  • Pessoal na letra c, "quase metade" é sujeito partitivo, podendo concordar tanto com brasileiros, quanto com quase metade:

    ...quase metade dos brasileiros desconhecem as habilidades...

    ...quase metade dos brasileiros desconhece as habilidades...

    O erro está na preposição que pede o verbo necessitar, "DE":

    ...as habilidades de que o mercado necessita.

  • Gabarito: B

    A) temos dois erros:1° o QUE é atrativo do pronome (que se adaptarão) e o 2°: ênclise proibitiva com verbos no futuro.

    B) Gabarito (Embora otimistas com os efeitos da revolução digital em suas carreiras, os brasileiros dispõem de capacidades digitais aquém do que imaginam) quem dispõe, dispõe DE alguma coisa.

    C) o erro não está na concordância que poderia ocorrer de duas formas: 1 - quase metade dos brasileiros desconhecem as habilidades...2 - quase metade dos brasileiros desconhece as habilidades. Mas o erro está na regência: habilidades DE que o mercado mais necessita. (quem necessita, necessita DE)

    D) o verbo fazer indicando tempo decorrido é um verbo impessoal (Faz cinco anos)

    E) temos dois erros: 1º o QUE é atrativo do pronome ( no que se refere) e o 2° erro de concordância entre "novas tecnologias" e não as "dominaM".