-
GABARITO: LETRA A
A) Uma parceria entre Tera, Scoop&Co e Época Negócios obteve dados interessantes sobre como as transformações digitais têm sido vistas pelos trabalhadores brasileiros. → correto.
B) A pesquisa sobre as capacidades digitais dos trabalhadores brasileiros, feita em parceria por Tera, Scoop&Co e Época Negócios, receberam apoio de Love Mondays. → temos um sujeito simples com núcleo no singular, logo verbo fica no singular: a pesquisa...recebeu.
C) A chegada de novas tecnologias no mercado de trabalho vêm deixando empolgado uma quantidade considerável dos brasileiros, conforme números divulgados pela Época Negócios. → sujeito simples com núcleo, logo verbo no singular: a chegada...vem; "vêm" representa a terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
D) Recentemente, surgiu novas tecnologias no mercado de trabalho, transformando a rotina de muitos trabalhadores, obrigado a atualizar seus conhecimentos. → temos um sujeito posposto ao verbo, na ordem direta: Novas tecnologias SURGIRAM.
E) O trabalhador precisa estudar para atender às demandas do mercado de trabalho, os quais se transformam constantemente com as novas tecnologias. → temos o pronome relativo retomando um termo no feminino "demandas", logo o correto seria: as quais...
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Ah! Sem dúvidas que com os comentários do Arthur, meu "português" tem melhorado. TMJ, GUERREIRO.
Nível de burrice aos poucos vai diminuindo, "borabora", foco NO PLANO!
-
Por que obteve na letra A não precisa concordar com Scoop&Co e Época Negócios?
-
Olá, Deyviton! O que OBTEVE? uma parceria.
Por isso que não concordou com as empresas e sim com a parceria.
Compreendeu?
Paz de Cristo.
Não desistam.
-
Deyviton Yule , a regra geral com o sujeito composto, diz que o verbo concorda em número e pessoa com os núcleos do sujeito.
Uma parceria (Núcleo do suj. - está no singular) entre Tera, Scoop&Co e Época Negócios (sujeito)
obteve(concorda com o núcleo do suj.) dados interessantes sobre como as transformações digitais têm sido vistas pelos trabalhadores brasileiros.
-
Para quem ficou com dúvida sobre a regencia do verbo ATENDER.
A regencia do verbo atender é maioritariamente facultativa. Esse verbo atua como transitivo direto, sem a presença de uma preposição, e como transitivo indireto, com a presença da preposição a.
Embora haja essa dupla possibilidade de regência, há uma preferência para o uso de uma regência sem preposição quando é feita uma referência a alguém e o uso de uma regência com preposição quando é feita uma referência a alguma coisa.
Ex. Atender o aluno.
Atender ao telefone.
-
Quanto às regras de concordância da norma-padrão da língua, está redigida corretamente a frase:
(A) Uma parceria entre Tera, Scoop&Co e Época Negócios obteve dados interessantes sobre como as transformações digitais têm sido vistas pelos trabalhadores brasileiros. CERTA (Verbo "obter" concordando com o núcleo do sujeito "uma parceria")
(B) A pesquisa sobre as capacidades digitais dos trabalhadores brasileiros, feita em parceria por Tera, Scoop&Co e Época Negócios, receberam apoio de Love Mondays. ERRADA (recebeu apoio)
(C) A chegada de novas tecnologias no mercado de trabalho vêm deixando empolgado uma quantidade considerável dos brasileiros, conforme números divulgados pela Época Negócios. ERRADA (vem)
(D) Recentemente, surgiu novas tecnologias no mercado de trabalho, transformando a rotina de muitos trabalhadores, obrigado a atualizar seus conhecimentos. ERRADA (surgiram)
(E) O trabalhador precisa estudar para atender às demandas do mercado de trabalho, os quais se transformam constantemente com as novas tecnologias. ERRADA (as quais)
GAB. A