SóProvas


ID
3087361
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Sertãozinho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

           Agravamento da poluição por plástico nos oceanos ao lavar roupa


      Lavar a roupa pode agravar a poluição por plástico no meio ambiente – a depender do tipo de tecido, a tarefa doméstica contribuiria para a contaminação dos oceanos, apontam estudos.

      A questão foi levantada no início deste mês em reunião do Comitê de Auditoria Ambiental do Reino Unido, quando membros do Parlamento discutiram pesquisas que concluem que fibras de tecidos sintéticos que se soltam da roupa durante a lavagem acabam chegando aos oceanos e sendo comidas por peixes e outras criaturas aquáticas.

      Os maiores vilões são poliéster, acrílico e náilon. Um casaco de lã de poliéster libera 1 milhão de fibras, enquanto um par de meias de náilon é responsável por 136 mil fibras a cada lavagem, aponta um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Manchester. Cientistas descobriram que essas fibras estão cobrindo leitos de rios em todo o Reino Unido.

      Há sempre a opção de lavar roupa com menos frequência, o que pode ser uma boa desculpa para quem sempre odiou essa tarefa doméstica. Isso teria um grande impacto positivo, na avaliação de Jeroen Dagevos, integrante de um projeto de conservação dos oceanos. Ele sugere ainda que comprar menos roupas sintéticas também ajuda. Preferir tecidos como lã, algodão, seda e caxemira também ajudam.

      Uma outra opção, recomendada pelo Instituto de Engenheiros Mecânicos, em um novo relatório, seria o uso de sacolas de roupas de malha para reter os fios. Assim, em vez de irem direto para os oceanos, as fibras podem ser colocadas no lixo.

      Jeroen Dagevos diz que a ideia de criar novas regulamentações para os fabricantes poderia ajudar, forçando as empresas a colocar mais recursos na busca por soluções.

(Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/10/ por-que-podemos-estar-agravan do-poluicao-por-plastico-nos-oceanos-ao-lavar-roupa.shtml. Adaptado)

Na frase “Um casaco de lã de poliéster libera 1 milhão de fibras, enquanto um par de meias de náilon é responsável por 136 mil fibras a cada lavagem...”, o termo em destaque pode ser substituído corretamente, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?Um casaco de lã de poliéster libera 1 milhão de fibras, enquanto um par de meias de náilon é responsável por 136 mil fibras a cada lavagem...?

    ? o "enquanto" em condições normais é uma conjunção subordinativa temporal, mas também pode ser uma conjunção subordinativa proporcional (é o que aconteceu no contexto), logo temos a conjunção proporcional "à medida que" tendo o mesmo valor que o termo original.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva E

    Vale Recordar...

    À medida que = sentido de proporção 

    Na medida em = ideia de causa

  • Arthur Carvalho vc é professor? Todas as suas respostas são muito claras e completas!

  • Arthur é o melhor!!! Obrigado por me ajudar, sempre.

  • Letra E

    Questões envolvendo conjunções não tem jeito é decoreba e interpretação.

    Fazer muitas questões até entrar por osmose.

  • ASSIM QUE -------->TEMPORAL

  • arthur é nosso anjo da guarda......devia ser remunerado pelo QC desde que não altere o valor dos planos, é claro kkkk

  • Eu não consigo ver uma relação de proporcionalidade nessa questão, de forma alguma.
  • não se esqueçam de mandar presente pro colega Arthur.

  • GAB. E

    à medida que.

  • Gabarito E

    Poderia trocar por a proporção que, ficaria com o mesmo sentido.