SóProvas


ID
3090469
Banca
FGV
Órgão
TJ-CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Tive professores ruins. Foi uma boa escola”.

Esse pensamento de um poeta alemão é composto de dois períodos; a conjunção que pode ligá-los de forma adequada ao sentido pretendido por seu autor é:

Alternativas
Comentários
  • Quem foi de B e está tranquilo? vlw flw

  • Bem ridícula cara da FGV.

  • Deus me livre nesse MPRJ 

     

    pra acertar essa questão só se alguem der o gabarito , pois ela não faz sentido algum . Nem adianta explicar 

  • fui de c com o peito estufado kkkkkkk

  • Creio que a (C) estaria correta se fosse "Tive professores ruins; foi, porém, uma boa escola".

    Marquei a (B) e estou em paz com isso.

  • Aquela questão que faz a sorte decidir o jogo

  • Questão mais que ridícula!

  • Errei essa, mas pensei aqui com que na hora da prova eu acertaria: eu fiquei entre as letras B e C. As duas trazem ideia de oposição e não se pode ter duas respostas certas.Com isso, eliminaria essas duas alternativas. A letra E não faz sentido. Ficamos com A e D. Ainda estou pensando como marcaria a letra A

  • Errei a questão e provavelmente erraria numa prova, porém esse gabarito faz sentido. Como ele pede a intenção do autor dos períodos se ele quisesse fazer uma oposição, creio que ele obrigatoriamente teria que usar alguma conjunção adversativa, como ele apenas fez duas afirmações, o autor realmente quis dizer que por ter professores ruins a escola foi boa! Só acho que deveria haver um texto para que ficasse mais claro o contexto da questão!

  • Como gabaritar o português da FGV??? Não há cursos nem livros pra nos ensinar isso... coisa de louco...

  • gente como tenho assinatura indiquei essa questão para conmentário do professor ,aguardemos a subtividade do subjetivo só a FGV mesmo!

  • Como foi uma boa escola POR TER TIDO professores ruins?

    Ao meu ver, a lógica seria que APESAR de ter tido professores ruins, foi uma boa escola.

  • Não sei pq ainda tem orgão contratando essa banca p fazer concurso. Se juntarmos todas as reclamações dos candidatos, daria pra derrubar essa banca. Pq isso é uma concorrência, a FGV não é a única no mercado, e a obrigação de uma instituição perante a concorrência é agradar os clientes. Obviamente que é praticamente unanime que todos odeiam a FGV. Então, pq ela ainda existe ???

  • GAB: A

    FGV e suas subjetividades! :(

    A galera foi direto nas B ou C.

    A C não tem de coesão.

    É de se esperar que o poema tenha sentido conotativo, ou seja, que tenha ironia ou pelo fato de eles (os professores) terem sido "severos", tenha aprendido mais e, "POR ISSO (conjunção conclusiva), foi uma boa escola".

    _______________________

    foco força fé

  • Essa foi uma super sacanagem!!!

    GABARITO:A

  • essa só por sorte mesmo, aff

  • não aguento mais essa banca .-.

  • A alternativa "c" - creio eu-, se adequada quanto à ideia de oposição, está equivocada quanto à pontuação.

    Observando que o termo "foi" deveria ser antecedido por ponto-e-vírgula, já que há deslocamento da conjunção adversativa "porém": Tive professores ruins; foi, porém, uma boa escola.

    Dessa forma, eu ainda sim marcaria alternativa "b".

    Quanto a alternativa "a", discordo completamente em considerá-la correta. Isso porque eu teria de ter conhecimento prévio de que poeta alemão se tratava e qual era a sua intenção ao formular essa frase. Para isso, ao menos, mais alguns elementos no enunciado deveriam estar dispostos para se chegar à conclusão de que a alternativa "a" seria a correta.

    De outro modo, a lógica é somente uma: oposição.

  • Realmente a questão é muito subjetiva. Contudo, dá pra fazer se perceber que a B e C tem ambas o mesmo sentido, logo se a resposta fosse uma, teria que ser a outra. D e E nem cogitei. Restou a letra A.

    Tem questões, infelizmente, que não cobram conhecimento.

  • Nada a ver.

    Está faltando criatividade dessa banca.

    Essa questão não tem nada a ver com língua portuguesa.

  • Fui cego na C kkkkkkkkkkkkkk

  • Marquei B e não mudo kkk

  • Volto a repetir: FGV é o meu _|_

  • Entendi da seguinte forma:

    Tive professores ruins. Foi uma boa escola.

    O que foi uma boa escola? Os professores ruins!

    O autor está informando que professores ruins o ensinaram bastante (foram uma boa escola).

    Ou seja: tive professores ruins, por isso (pelo fato deles terem sido ruins) foi uma escola boa.

    por isso cheguei a letra A

  • para marcarmos a letra A, só lendo o texto. Porque pra mim o texto não está disponível. Se não for no contexto, é impossível ser a letra A.

  • Que Deus nos ajude! Saudades Cespe!

  • Absurdo isso, pior que não adianta nem reclamar. O justo seria colocar então o texto todo, mesmo que fosse imenso que ai dava pra saber o sentido dessa porcaria de frase.

  • O importante é ter calma na hora de resolver a questão e entender que a frase foi irônica (ainda mais vindo de um autor alemão, povo que tende a usar um humor mais ácido). Acertei a questão porque tive calma, espero ter na hora da prova também!

    Gabarito: A.

  • Então neh

    Pior que olhando o resultado no site da FGV, teve uma pessoa que gabaritou a prova.

    Yuri Jerônimo Moreira esse é o cara!

  • Marquei letra A, pois entendo que B e C “se anulam”.

  • “Tive professores ruins. Foi uma boa escola”.

    a) por isso é conclusiva. Qual o nexo em dizer: tive professores ruins, logo foi uma boa escola??? É possível esse sentido? É. Se forçar bastante rsss.

    b) apesar de é concessivo. Na lógica estrutural, o que a conjunção concessiva introduz terá MENOR valor semântico do que a oração anterior. Exemplo: embora (apesar de amar) amasse Maria, casei com Ana. Casar com Ana é maior importante do que o amor por Maria. É diferente de dizer: casei com Ana, mas amava Maria. Aqui, o valor dado ao amor por Maria é maior do que o casamento com Ana. Logo, alternativa errada. O ponto do autor não está na "oração principal" ter tido professores ruins, mas no fato de que a escola foi boa.

    c) Tive professores ruins, foi, porém, uma boa escola. A meu ver, a opção é a mais correta. Vejam:

    -> Há termos opostos: ruim/bom.

    -> O destaque dado ao autor parece estar mais no fato da escola ter sido boa, ainda que tivesse tido professores ruins.

    -> Quando ele diz: tive professores ruins, pensa-se que, para o autor, isso foi negativo, porém, ele logo diz: foi uma boa escola. Ele quebra a expectativa de quem lê.

    -> não está errado escrever da forma como está, pois a conjunção porém pode vir, sim, intercalada entre termos. A única ressalva a conjunção adversativa é referente a conjunção "mas", que não deve ser posta após ponto final ou deslocada.

    d) à medida que é proporcional. A escola não foi boa na proporção em que foi ruim ou conforme os professores pioravam.

    e) caso é condicional. A escola não foi boa caso (se) os professores tivessem sido ruim.

  • FGV é uma mistura de mau gosto com atraso! Deus me defenda!

  • Por ser a FGV eu marquei a que excluí primeiro, deu certo.

  • A questão diz que a frase foi escrita por um poeta, então provavelmente ele não a escreveu com um sentido lógico ( oq que não é inerente aos poetas). Além disso a questão não deu mais informações sobre o contexto em que essa frase foi ou poderia estar inserida. Assim, a resposta seria um coisa "ilógica" ou interpretativa.

    A letra D está incorreta, pq não tem sentido interpretativo algum. A letra E não é possível inferir nada. Está intrincada. A letra C e b é um lógica coerente ( que não é inerente aos poetas)

  • Questão BOA.

    Boa de jogar no lixo e tocar fogo.

  • Extremamente subjetiva.

  • Atentem-se para o enunciado, que diz: "sentido pretendido por seu autor". Não importa o que você estudante pensa, se você considera a existência de sentido adversativo ou concessivo. Há que se levar em conta somente a intenção do autor. Está claro que, por ter tido professores ruins, ele conseguiu extrair disso uma experiência ruim, que serviu beneficamente em algum sentido. É isso que a sentença permite entender. Exemplificando: digamos que você vive em um relacionamento conturbado, com brigas, discussões, agressões. De repente, você quer o término e, algum tempo depois, pensa consigo: "ainda bem que tive esse relacionamento, foi uma boa escola. Serviu para abrir meus olhos para certas coisas".

    Letra A

  • Acredito que o sentido é: por ter tido maus professores, foi uma boa escola (um bom aprendizado), já que teve que se virar sozinho para aprender.

    Se não for isso, realmente, sei não!

  • aí é fogo kkk

    Rir pra não chorar

  • o gabarito em si faz sentido, mas só daria para responder se tivéssemos um texto base. aliás, o erro da FGV é não nos fornecê-lo na maioria das questões

  • Eu aceitei, entendi uma ironia do Autor. Houve algo positivo na vida dele , assim concluindo , ser por isso ( professores ruins) , a escola ter sido boa ... Tipo... ele " virou " escritor e não médico.

  • Penso que a ideia é tive professores ruins (carrascos, que cobraram muito....) por isso foi uma boa escola. Até pq lembramos da matéria daquele professor que mais nos cobrou, o qual não tinha moleza.

  • Como resolve sem texto? Até faz sentido o gabarito mas é necessário o texto para tal. FGV é fogo!

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    #24/11horadaverdade

  • Acertei assim:

    Por eliminação, tirei D e E.

    Marquei A pois achei que os sentidos da B e C eram iguais, logo não tinha como marcar nenhuma das duas kkkk

  • Essas questões da FGV não fazem o menor sentido, querem dificultar, mas não dão os meios para o candidato acertar por mérito. Eu não sou vidente e não sou obrigada a saber o que o poeta estava pensando, questão extremamente subjetiva.

  • Ruins em que sentido FGV?

  • A letra B e C tem o mesmo sentido.. Ai ficou fácil marcar por eliminação a letra A.

  • Por que a C está incorreta?

  • Pra mim seria adversativas, fui de B.

    Mas era A

  • A escola foi tão ruim que o cidadão nem percebeu.

  • Coordenativa Sintetica Conclusiva.

    Gab: a

  • Isso só pode ser brincadeira. Essa questão não faz sentido algum. Parem de viajar.

  • Fui de B

    Mais só.depois que respondi entendi o significado

    Tive professores ruins. Significa no meu entendimento que foram muito exigentes e por isso uma boa escola

  • Realmente a questão induz ao erro, pois deveriam ter colocado um texto base. Quando o mesmo diz que teve professores ruins, ele se refere a severidade \ rigorosidade dos professores com relação as aulas ou matéria, acredito eu. Esse é o único sentido da oração estar correta. Porém a alternativa "b" também caberia como uma oração coordenativa Sindética Conclusiva. Caso eu esteja errado, alguém por favor me corrija.

  • Fui no gás marcando letra "b" e não é. Alguém pode explicar o erro?

  • Que questão linda, envolve uma grande dose de interpretação e semântica. É casca de banana pra quem encara como decoreba de conjunções e seus sentidos fora do contexto.

  • Primeira vez que vejo uma questão linda na FGV !

  • Questão fora do contexto tem várias interpretações, por isso* uma grande divergência nas respostas!

    PS: * Conjunção Coordenativa Conclusiva

  • Só o professor xavier, dos x-men, acertaria a questão haha

  • Eu de cara na B.

  • se você considerar o enunciado, as orações vêm separadas por ponto.

    dito isto, conclui-se que ambas são orações de sentido completo (ou independentes) pois eu posso dizer apenas "tive professores ruins" ou "foi uma boa escola".

    Considerando o que foi dito acima, podemos entender que as conjunções subordinativas (presentes na letra B, D e E) já não servem, pois acompanham orações subordinadas (que dependem da outra - principal)

    Portanto, nos sobram as letras A e C.

    Sendo A uma conjunção coordenativa conclusiva e a C uma conjunção coordenativa Adversativa... e agora?

    Agora vai do entendimento do leitor...

    Lei ao texto novamente da forma exposta (com ponto)

    a segunda oração (Foi uma boa escola) te passa algum sentido de adversidade em relação à primeira?

    Se não, por eliminação, só nos resta a alternativa A... você não precisa concordar com a intenção do autor ou da banca.. precisa apenas achar a resposta correta =)

  • Errei e erraria de novo na prova.

    Agora, para futuros concursos devemos nos atinar:

    B) e C) tem o sentido parecidíssimo, difícil escolher entre elas. D) e E) não fazem o menor sentido. "Resta" a letra A. Enfim, estou tentando encontrar o injustificável para tentar entender a banca.

    Contudo, ressalto que prefiro levar o pensamento tradicional para a prova e, não marcaria, a letra A.

    Abcs amigos.

  • Meu sonho um dia encontrar com um examinador de Português da FGV e dar uma surra pelas crises de ansiedade e insuficiência que sinto ao fazer essa prova.

  • Gab. A - Tive professores ruins, por isso foi uma boa escola;

  • Eu só consegui concluir nessa questão que são duas orações de sentido completo (independentes), logo, só poderia ser a letra A ou C. Acredito que nessa prova deveria ter um texto que fizesse concluir esse gabarito.

  • O comando da questão traz a expressão "adequada ao sentido pretendido por seu autor". Além disso, só existem duas formas de expressar duas orações adversativas: ligando com uma "vírgula/conjunção" (Ex: ..,mas) ou um "ponto/conjunção" (Ex: .... . Porém). Se há a omissão desses dois casos, segue-se a ideia de que a segunda oração ou é aditiva à primeira ou conclusiva à primeira, a razão de ter o "por isso" como resposta.

  • Obrigado a Tom Barros F5concurseiro, Daniel Rocha e Arthur Carvalho. Deram sentido à questão.

  • https://www.youtube.com/watch?v=lzvhjRhHn8M

    Gente olhem a correção da prof adriana figueiredo

  • Minha opinião: Essa questão cobra coesão e coerência, a banca cobrou mais sentido do que técnica. Quando se fala que os professores eram ruins, não foi no sentido pejorativo, mas se referia àqueles que ficavam no pé do aluno, cobrando, por isso foi uma escola boa.

  • Alguém tem que parar essa miserável da FGV!

  • Questão bem estranha, ou seja, a cara da fgv. Mas acho que o que o autor quis dizer com a frase foi que ele teve professores ruins, mas ruins no sentido de serem rígidos ao extremo, enérgicos e que por isso foi uma boa escola, por conta da rigidez, que provavelmente contribuiu para a formação moral dele.

    Mas, como já disse, questão bem estranha mesmo. Estilo da banca. Estudar português pra FGV só mesmo por questões...

    Bons estudo a todos! =)

  • Questão tapa na cara.... Fui com os dois pés na B

  • A

  • eu até entendo a explicação do Arthur.......mas a questão é como vou chegar a essa conclusão sabe sem um texto contextualizando? só com aquela frase? me desculpa aí mas é pedir demais advinhar o que autor quis dizer só com uma simples frase.

  • Queria saber a justificativa da banca, só para ver se faz sentido.

  • Jesussss!!!!!!!!!!

  • Acredito que "apesar de" e "porém" pelo fato de serem ambas adversativas não poderiam ser a resposta, senão teria 2 respostas. Então só sobra o outro sentido de causa e consequência (por isso) da letra A.

  • Essa questão é uma "questão filtro" - quase todas as bancas estão usando, é devido ao volume de inscritos.

  • Eu concordo com a colega Aline Gadelha e com o colega super Mario.

    Sem mais e atenciosamente.

  • Primeiro: Como eu vou saber que poeta alemão é esse, pra saber do quê ele tava falando? Eu não tenho um rico conhecimento sobre literatura alemã!

    Segundo: Como eu vou saber a diferença entre "Professor ruim", que é rígido com o aluno; e "Professor ruim", que não é um bom profissional?

    Essa banca acaba com a auto-estima da pessoa... "¬.¬

  • Em 09/11/19 às 17:47, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 29/10/19 às 11:31, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 18/10/19 às 19:18, você respondeu a opção B. Você errou!

  • Logo podemos descartar a D e a E, então sobram A,B e C, mas as últimas duas tem mesmo valor, o de oposição, portanto se fosse uma das duas, a outra tb seria válida, então, faz mais sentido marcar a A pq se o gabarito oficial for B ou C, caberá recurso e anulação, mas sendo A não há como contestar, embora essa questão é complicada e confirma q a FGV, em se tratando de português, é a pior banca do Brasil.

  • As alternativas B e C possuem basicamente o mesmo sentido, então é preciso, por questão prática, descartá-las. Então, parece haver sugestão de uma relação de causa e efeito: a escola foi boa porque os professores eram ruins e dessa forma o poeta aprendeu mais por conta própria. Por isso, foi boa a escola.

    Gabarito letra A.

    Estratégia Concursos

  • Rapaz MP RJ 30 questões de português DEUS ME LIVRE!

  • Rapaz MP RJ 30 questões de português DEUS ME LIVRE!

  • Explicação da prof. Adriana Figueiredo: 

    De cara, eliminamos o valor semântico de oposição, pois tanto a alternativa B quanto a C trazem isso. Se fosse oposição, teríamos duas assertivas corretas. 

    "Ruim" nesse período não tem sentido de "fraco", mas de professor que exige muito dos alunos. Assim, temos uma relação de causa e efeito: o fato de ter professores "ruins" FEZ COM QUE fosse uma boa escola.

  • Letra A, fica muito difícil a interpretação sem o texto original.

  • pura interpretação! só falar a frase como se fosse vc mesmo!

    mas o pessoal quer pensar que portuguesa é matemática, que só existem regras e métodos, mas não é assim!

  • SE EU NÃO TIVESSE JUÍZO, MARCARIA A LETRA A

  • GAB. A

    No Brasil tem muitos professores ruins no sentido que são desqualificados para ministrar aula, na Alemanha já é outra conversa.

  • Fiquei entre a A e B, porém pelo histórico das questões da FGV e pelo autor do trecho ser alemão, fui sem pestanejar na letra A.

  • Havia duas possibilidades: ser conclusiva ou adversativa!

    Adversativa não daria, pois há dois itens adversativos ("porém" e "apesar disso")

    Então, só restaria ser conclusiva (por isso).

    Mas quem na prova vai se ater a isso?

    FGV deve ter sido citada em algum lugar no livro do Apocalipse!

  • Enfrentei bancas ruins. Foi uma boa nabada.

  • Essa sim! Como dizem aqui no sul: "me caiu os butiá do bolso".

    Sério que quero entender a FGV, mas tá complexo.

  • Eu fui de B mesmo sabendo há tempos que a resposta correta é A. Simplesmente me recuso a aceitar.

  • Eu na hora da prova pensaria que era questão para ser anulada, pois B e C eram adversativas e estariam certas. Jamais pensaria em ser conclusiva, como na letra A.

    Tento tento tento mas não consigo pensar como a FGV.

  • FGV: todo dia um 7x1 nos pobres coitados aqui 

  • sem condições

  • Conjunção conclusiva "por isso".

    Foi uma boa escola pq ele teve professores ruins (rígidos).

  • Para mim, a Isabel é a melhor professora disparada do qc, mas depois de saber o gabarito, fica fácil comentar

  • Jesus :/ ???

  • Eu já vi banca ruim de resolver as questões, mas essa FGV superou!

  • Não fico chateado, pois todo mundo certamente errou! kkkk...

  • errei pq lembrei da minha escola. Kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Por favor, que questão mal elaborada. A resolução dada pela professora está perfeita, mas depreender o sentido de escola utilizado sem um texto um pouco maior que contextualize o sentido dado é um passe de mágica! (ou sorte, gooooll). O meu deu na trave!

  • Respondi B, aguardando a gramática EXCLUSIVA da FGV

  • Que frescura...fui de B
  • O texto contém ironia, a alternativa a) é a unica que mantém esse sentido.

  • ELE PEDIU O SENTIDO PRETENDIDO PELO AUTOR,, POR ISSO ERRAMOS!!! AFFF

  • me pergunto como até hj não fizeram uma petição pra banir essa banca, esse abuso já não se manteve por tempo suficiente? tinham que indenizar todo mundo que ja fez prova da fgv

  • Quando vc acerta uma questao da fgv, parece ateh q ganhou na loteria kkkkk

  • MPRJ RIPANACHULIPA!!

  • Fui de B e provavelmente, responderia B de novo!

  • "Tive professores ruins. Foi uma boa escola”...

    Acertou essa questão quem conseguiu perceber que a palavra "escola", no segundo período, não se refere à instituição em si (a Escola em que estudamos), mas sim à sua forma abstrata (ex: trabalhar na roça serviu como uma escola para a sua formação).

    Só haveria de ser a alternativa A.

  • Quando você vai com toda certeza na alternativa e .....tsc tsc tsc ERRA!!

  • GABARITO A

    Frase: “Tive professores ruins. Foi uma boa escola”.

    A - Tive professores ruins, por isso foi uma boa escola;

    O Autor menciona que, por ter sido uma escola ruim, ele mesmo buscou o conhecimento. Não ganhou de "mão beijada" tudo o que precisava. E com isso aprendeu pelos próprios meios. (boa escola)

    Atente para o sentido: Boa escola/ Escola boa.

  • Imaginei uma ideia de concessão ou conclusão... acho que muitos pensaram assim. Mas quando notei que itens b e c eram concessão, então pensei: "a letra a é a única com conclusão". Enfim, viagem!

  • É simples: a questão não foi elaborada para o candidato acertar. Se assim o fosse, teria que ter determinado de alguma forma o sentido da palavra "ruins", que comporta, como já explicado pelos colegas, o sentido de "não prestarem" ou de "serem carrascos, exigentes".

    Complicado. Não sei o que essas bancas ganham com isso. É um descaso com o candidato que vai fazer a prova preparado.

  • Que prova do capeta. FGV faz com que o candidato desista do mundo dos concursos.

  • Acertei porque meio que deduzi o pensamento do autor. Ele diz "tive professores ruins", o que significaria o professor que pra um aluno é ruim, aquele que pega no pé. "foi uma boa escola", por ele ter tido professores que se preocuparam, foi uma boa escola. escolhi a expressão que mais demonstrasse consequencia. Só foi uma boa escola porque os professores se preocupavam.

    Dava pra ir por eliminação tbm, B e C por exemplo, expressam a mesma ideia.

  • Ou seja, tem que estudar adivinhologia para sabermos o que o autor pensou.

  • Em um primeiro momento eu marcaria a B. Mas a C traduz a mesma ideia, entao, nao poderia haver duas alternativas corretas.

  • Porque teve professores ruins foi uma boa escola? como assim?

  • mais subjetivo que isso impossível!!!!!! , bora contratar uma mãe de santo no dia da prova, rapaziada

  • Uma questão de extrema subjetividade..umas das piores que já vi...kkkk

    "Tive professores ruins. Foi uma boa escola”...

    Para acertar a questão foi preciso perceber que, a palavra "escola", no segundo período, não se refere à instituição em si ( Escola em que estudamos), mas sim a sua forma abstrata (ex: trabalhar na roça serviu como uma escola para a sua formação).

    Só haveria de ser a alternativa A.

  • Como eu me sinto quando estou fazendo uma questão da FGV:

    Joãozinho foi à padaria para comprar pão. O que Joãozinho comprou?

    A) Pão.

    B) Refrigerante.

    C) Bacon.

    D) Açúcar.

    E) Lanterna (GABARITO).

  • Oh questão sem pé nem cabeça!!! Tem que adivinhar, praticamente, o que o poeta quis dizer com isso. Essa questão não foi elaborada para ser acertada, mas para praticar a crueldade mesmo, pqp!!!!

  • Que questão infeliz! Vá na mais improvável e acerte! Ponto. ¬¬

  • Frase fora de contexto é preciso imaginar a intenção. Fui na B pela lógica. Depois de saber o gabarito fica fácil "criar" a intenção do autor. Questão na minha humilde opinião, merecia anulação.

  • Esse "foi uma boa escola" , está em sentido de aprendizado. Como, por exemplo, a seguinte frase : tive vários tropeços, foi uma boa escola.

  • Uma questão de raciocínio lógico, vejam:

    A: Tive professores ruins: Verdadeira

    B: Foi uma boa escola: Verdadeira

    A única maneira de traduzir a ideia do autor de modo que as duas preposições se unam é utilizando uma conjunção conclusiva.

    Assim foi que eu pensei.

  • Se houvesse um contexto, até que poderíamos aceitar essa resposta, mas não há, então como saberíamos algo tão subjetivo assim?

  • Para chegar à conclusão que a professora teve para justificar o gabarito era preciso que tivesse maiores informações no texto. Não dá pra inferir isso apenas com esses dois períodos. Alguém precisa parar a FGV, isso é um absurdo, um subjetivismo sem tamanho. Eles brincam com os sonhos dos outros. Deveria haver uma opção de buscar anular judicialmente questões tão subjetivas como essa.

  • Tenso d+!

  • Nada a ver não exite explicação pra essa questão a não ser a putaria dessa banca

  • Não tinha entendido, mas a explicação do Daniel Rocha foi bem esclarecedora. E tenho que concordar com o gabarito. Como o autor apenas fez duas afirmações, sem conjunção adversativa, a segunda oração está explicando a primeira. E Daniel, não há texto para entendermos o contexto. Eu pesquisei e esta foi uma declaração solta do autor.

  • Conjunção coordenativa conclusiva = ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

  • Essa banca está parecendo o STF. A Constituição existe, mas os supremos interpretam a lei do jeito que querem.

  • GAB oficial BBBB

  • Gente, minha opinião: Entre as duas orações há uma relação de adversidade. A única alternativa que apresenta uma conjunção adversativa é a C. Acertei por conta disso, mas a B me balançou também.

  • Que questão é essa????? Tirou essa frase de algum texto? Essa frase solta fica difícil...

  • Fala sério!!!

    Isso passa do rídiculo!!

  • Esse é o tipo de questão que o professor erra, vai entender o porquê do Gabarito, quando realmente entende vem e faz o vídeo justificando o gabarito. Realmente, faz sentido sim o gabarito ser a A, mas isso sem um contexto é completamente subjetivo. Não há a possibilidade de se acertar uma questão dessas com plena convicção sem ao menos um contexto, pois a C também tem sentido, visto que pode ser também adversativo, e ao meu ver até concessivo. Sei não... Questão ridícula!

  • É preciso interditar ou PROIBIR a FGV só assim ela vai parar com esse tipo de questão !!!

  •  Em uma escola que o professor deixa tu fazer tudo é boa pro teu crescimento? NAO, agora quando o professor é "ruim" que manda voce estudar, que nao deixa tu conversar, voce se obriga a estudar e aprender.. FOI NESSE SENTIDO, em qualquer outro sentido nao seria um "pensamento" de um filosofo, mas apenas uma constatação obvia 

  • realmente esse tipo de questão é muito subjetiva para uma prova objetiva.

    Porem podemos observar que o enunciado traz a informação de que o pensamento é de um poeta. Poderiamos pensar que um poeta nao iria falar algo tão logico como "Tive professores ruins, apesar disso foi uma boa escola;" ou "Tive professores ruins, porem foi uma boa escola;".

    Mas, falando serio, eu nao teria marcado a alternativa "a" de forma alguma. Quem sabe numa proxima prova eu lembre dessa ....

  • A questão deveria proporcionar o mínimo contexto que permitisse ao candidato partir da perspectiva do aluno ruim (para o qual o professor bom é na verdade ruim) para assim chegar a conclusão de que a escola era boa....

  • Tentei falar com entonação... só assim fez algum sentido! É meu caro, tive professores ruins. Foi uma boa escola. Tipo, aprendi com isso eheh sei lá

  • Por isso?????

  • A FGV está acabando com a interpretação de texto e está criando um novo tópico: "interpretação de frase alheia dita por alguém lá na casa do car#$@"

  • Já mais eu iria imaginar que o fato de ele ter tido um escola ruim, foi algo positivo para ele. vá entender como quer que nós (candidatos) interpretemos.

  • Bom comentário do Fábio Munhoz.

  • o pior é a prof justificando .. creio que as conjunções que ligam termos independentes (que eh o caso ) e dependentes... é quem da o sentido da oração...não tem como avinhar ... então vamos pelo mais logico.. ninguém vai ficar elucubrando assim nas questões não, primeiro pq vai perder tempo, segundo pq vai errar com certeza.

  • Mas pensa na viagem dessa pergunta, só na ideia da FGV que isso ocorre

  • É um absurdo uma banca colocar uma questão dessa que não faz sentido algum, porque depende de um contexto que está ausente na questão, ser colocada dessa forma. Como pode um judiciário não poder fazer um controle disso?? é falta de respeito com quem estuda, pois da azo a quem chutou acertar! Deveríamos nos mobilizar , fazer uma iniciativa popular para uma lei de concursos, pq a FGV precisaa ser OBSTADA.

    A gente passa horas estudando português pra pegar uma questão dessa que nem os professores acertam, pq não faz sentido.. PRECISAMOS NOS MOBILIZAR!

  • questão muita subjetiva, sem um contexto a interpretação fica gritante, e ai o erro e quase impossível de não acontecer.

  • Se uma pessoa vira pra vc e diz "Tive professores ruins. Foi uma boa escola" só há uma entonação possível pra essa fala fazer sentido sem a pessoa usar uma conjunção, se ela quisesse dizer qualquer coisa que não fosse isso o uso da conjunção seria obrigatório, semanticamente falando. Pensando assim consegui aceitar essa questão rs que viagem

  • acho que o enunciado precisava de um texto com mais elementos, é realmente uma questao EXTREMAMENTE subjetiva

  • Não tem cidadão no mundo que acerte uma questão dessa! Como o candidato Irá adivinhar qual sentido foi empregado ao texto?

  • essa banca FGV e pesada de mais........FOCO sem obstáculo nada conseguimos...

  • Contextualizar um tipo de questão dessa com o gabarito é uma coisa, no calor da prova é outra

  • Pessoal, fgv é marcar a alternativa sem deixar que seus pensamentos ou opiniões próprias interferem na resposta... Ou é isso ou não é nada, as vezes a resposta parece ser absurda mas é a que mais condiz com a questão.

  • Gente não tem dificuldade nenhuma nessa questão. O único problema é que normalmente entendemos que para uma escola ser boa, precisamos de bons professores. No caso o autor quer passar a ideia de que o fato de não ter tido professores bons, o forçou a aprender sozinho (ou qualquer outra consequência imposta), e por isso foi bom.

  • Juliano, você quer dar uma de fodão, mas você ouviu a explicação da professora. TU também errou igual a todo mundo.

  • questão que não avalia conhecimento algum. Totalmente subjetiva
  • Próxima habilidade a ser desenvolvida pelo concurseiro: adivinhar a intenção do autor.

  • O que foi isso, onde errei?

  • Como o poeta era alemão fui de B, mas caso ele fosse brasileiro iria com toda certeza na A. Vai entender esta loucura da FGV....

  • banca do capeta

  • Me pareceu de tom irônico.. por isso acertei.

  • EM SE TRATANDO DE FGV TEM QUE PENSAR FORA DA CASINHA.

    APESAR DE RUIM, A ESCOLA FOI POSITIVA PARA O AUTOR.

    TIVE PROFESSORES RUINS, POR ISSO FOI UMA BOA ESCOLA.

  • Fui em oposição(letra C) Será que foi um erro grotesco!!!

  • A frase possui um tom irônico.

  • A FGV é uma piada!

  • De cara dar para eliminar as alternativas D-E e a B-C eliminam uma a outra por exclusão...

  • Pra que nós, não assinantes, não tenhamos que procurar a resposta lá pela metade dos 177 comentários

    Gab A

  • Analisei da seguinte forma: São duas orações independentes, então teria que ser uma conjunção coordenativa. O porém foi quem melhor se ajustou a oração.

  • As pessoas que acertaram essa questão no dia dessa prova com certeza não foram aprovadas.

  • nossa, que questão ridícula.. deveria ter sido anulada

  • A Professora Isabel Vega sempre maravilhosa, com uma didática incrível, mas ter esse pensamento para responder a questão, no dia da prova, é complicado...

  • Honestamente FGV, sem contexto como vou saber a intenção do autor???

    Procura-se bola de cristal

  • Questão para TJ de Narnia.

  • Pensei que caberia o porém, na minha opinião foi que me pareceu correta.

  • A questão pediu basicamente uma quebra de expectativa. deu pra notar o tom irônico do autor.

  • vergonha uma questão dessas!

  • Errando pela milésima vez, sem condições!!!!!!!!!!

  • chegando nos 200 comentarios

  • Foi uma boa escola ----> sentido de ter sido uma escola muito boa

    Foi uma escola boa -----> mesmo sentido de "escola da vida"

  • Pessoal, vamos analisar:

    ESCOLA BOA E BOA ESCOLA = Aqui temos exemplo do sintagma nominal, em que a ordem faz diferença para a semântica textual.

    Escola boa = escola que tem qualidades positivas, infraestrutura.

    Boa escola = escola da vida, a vida ensina.

    Ter percebido essa diferença foi crucial para poder analisar as assertivas!

  • quanto mais estudo menos aprendo kkkkk
  • Gabarito''A''.

    A alternativa está correta, por se tratar de um poema, provavelmente, o poeta está fazendo uso da ironia, ao dizer que a qualidade da sua escola fora justamente a presença de professores ruins. 

    De forma literária, conotativa, o eu-lírico nos disse que aprendeu muito com os professores ruins que teve. Dessa forma, ligando as duas orações de modo a reproduzir o sentido pretendido pelo poeta, teremos:

     "Tive professores ruins, por isso foi uma boa escola".

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • ai ai essa FGV kkk

  • questão da fgv: mevio come feijao com ovo, logo o arroz vem por baixo. com base nesse poema de josé Bonifácio, qual a resposta que eu quero que seja correta? a) feijão b) arroz c) ovo e) peixe frito
  • Meu amigo, que banca linda.

  • Não pode ser a alternativa B e C, pois ambas tem o mesmo sentido de adversidade, assim a questão teria duas respostas.

    a alternativa A leva a frase para o sentido consecutivo, visto que a FGV considera a conjunção POR ISSO com essa valor. Traz uma ideia de causa e consequência, ou seja, o fato de ter professores ruins ( no sentido de pegarem pesado) faz com que a escola seja uma boa escola.

    Caso, a letra B ou C não estivessem juntas na mesma questões poderia considerá-las uma ou outra.

  • entendii foiiiii nadadaa.

  • A justificativa é a seguinte:

    A ideia é ver o BOA ESCOLA diferente de ESCOLA BOA, no primeiro caso dá uma ideia de aprendizado, tipo a escola da vida, por isso como teve professores ruins acabou aprendendo bastante coisa, não necessariamente sobre o conteúdo acadêmico, mas sobre o mundo também, relações pessoais, e coisas nesse sentido.

  • Quem são os examinadores da FGV? O que fazem? como vivem? O que comem? São humanos?

  • Fui de C e tomei naquele lugar que começa com essa mesma letra.

    FGV dos meus sonhos...

  • “Tive professores ruins. Foi uma boa escola”.

    é o mesmo que escrever: Tive professores ruins, aprendi com isso(tendo Professores ruins).

    isso foi uma escola pra ele.

    Ou seja, ele aprendeu na dificuldade de ter professores ruins.

    Diante disso percebemos que: Tive professores ruins, por isso foi uma boa escola; é equivalente.

    Gab: A

  • top demais.

  • Rapazzzz, que bagulho estragado o examinador fumou ?

  • É preciso interpretar a questão, observe.

    Tive professores ruins, foi uma boa escola <--- há uma relação de sentido contrário da segunda oração com a primeira. Ele diz que teve professores ruins, (embora), (conquanto) , (ainda que) , (mesmo que), (posto que), (bem que), (se bem que) , (apesar de que), (nem que) , (que), FOI UMA BOA ESCOLA.

     Conjunções Concessivas

    São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la.

    #força guerreiros.

  • Tem que fazer a prova de portugues com bola de cristal, forçaçãozinha basica de barra como sempore kkk

    letra C

  • Desde quando " Por isso " é uma conjunção com valor de causa ?

    Está claro que representa uma oposição de ideias !

    Uma escola é considerada boa com professores ruins ?

    SACANAGEM FGV

  • cruz credo, frase horrorosa , sem pé nem cabeça. lembra uma poesia.

  • sério isso?

  • Questão de sorte ou revés.
  • Momento que mais passo raiva no QC: quando vejo que a questão é comentada pelo professor e vejo que é por vídeo

    :///////////////

  • Ele usou de ironia

  • Raciocínio lógico kkk

  • Citando um grande filósofo........

    Gil do Vigor do BBB: Estou INDIGNADA INDIGNADA INDIGNADAAAAAAAAAAA!!!!

  • Nada a ver kkkkkkk

  • Eu me surpreendo a cada dia com os gabaritos da FGV

    De todo modo, a explicação da professora Isabel foi precisa, consegui ficar um pouco menos indignada kkkkkk

    Força guerreiros (as)

  • O gabarito está correto, tem que se atentar que a questão pede de acordo com o sentido do autor, e não de acordo com o seu conhecimento de mundo. É o mesmo sentido quando dizemos que: " tive uma vida difícil, com muitas dificuldades e percalços, por isso me transformei nessa pessoa forte e de sucesso, porque essa dificuldade me ensinou muita coisa, logo, foi uma boa escola"

    Lendo de primeira não daria para sacar, mas a "dica" da banca foi dizer "sentido pretendido pelo seu autor" isso aí já me fez pensar.... humm se fosse pra usar meu conhecimento de mundo a FGV não teria dito isso...

    em fim, pensei assim.

  • Só sei que nada sei.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Acho que não faz sentido algum.

    Se analisarmos o gabarito dado por esse capiroto(FGV) da à entender que, a escola foi boa por ter professores ruins.

    Nada a vê.

  • A, B e C podem ser os gabaritos dessa questão. Semanticamente, está totalmente ambígua.

  • B e C estão gramaticalmente corretas e passam o sentido adversativo.

    Faltou um texto base para saber que o autor considera a escola boa justamente por ter tido professores ruins.

  • "Tive professores ruins. Foi uma boa escola" dá a entender que o autor não está insatisfeito. Logo, o "por isso" se encaixa perfeitamente.

  • que m é essa ?

  • As provas da FGV é o próprio satanás que elabora

  • Irei tomar fumo na PMCE!!

  • No começo até pensei que não estava entendendo nada, mas, quando chegou ao final percebi que estava igual no começo.

  • Loucura.

  • Prova para o cargo de vidente

  • questões de português da VUNESP:

    complete a frase, Quem descobriu o brasil FOI PEDRO ALVARES________?

    A) Cabral.

    B) cabrel.

    C) cabril.

    D) cabrol.

    E) cabrul.

  • COMENTÁRIO QUE ME FEZ ENTENDER A QUESTÃO!

    Daniel Rocha

    14 de Outubro de 2019 às 13:47

    Errei a questão e provavelmente erraria numa prova, porém esse gabarito faz sentido. Como ele pede a intenção do autor dos períodos se ele quisesse fazer uma oposição, creio que ele obrigatoriamente teria que usar alguma conjunção adversativa, como ele apenas fez duas afirmações, o autor realmente quis dizer que por ter professores ruins a escola foi boa! Só acho que deveria haver um texto para que ficasse mais claro o contexto da questão!

  • Olha aí a FGV!!! Questão sutil!!!

    O candidato, numa primeira impressão, associa sentidos de oposição entre as duas frases. Sendo assim, a tendência de muitos é olhar para as letras B (Tive professores ruins, apesar disso foi uma boa escola.) e C (Tive professores ruins, foi, porém, uma boa escola.). No entanto, a letra C apresenta claro problema de coesão, o que já a torna inválida.

    Ocorre que o enunciado frisa O SENTIDO PRETENDIDO PELO AUTOR.

    Como se trata de um poema, não é de se esperar que o sentido pretendido seja o denotativo, ou literal, associado à oposição, contraste.

    Provavelmente, o poeta está sendo irônico, ao dizer que a qualidade da sua escola fora justamente a presença de professores ruins. De forma literária, conotativa, o eu-lírico nos disse que aprendeu muito com os professores ruins que teve.

    Dessa forma, ligando as duas orações de modo a reproduzir o sentido pretendido pelo poeta, teremos: “Tive professores ruins, por isso foi uma boa escola”.

    Resposta: Letra A

  • Pão, pão, queijo, queijo

  • FGV...essa banca é um circo!
  • cade o texto?

  • MÉ QUE PODE ? KKK

  • essa banca imoral, devia criar vergonha na cara e fazer questoes serias. brinca com os sonhos das pessoas.

  • Me sinto um jegue resolvendo questões da FGV. O choro automaticamente sai...

  • Banca urubu

  • MEU DEUS

  • MEU DEUS

  • BANCA URUBU

  • De 240 comentários, 237 são de pessoas inconformada como eu kkkk ai tem gente que vem comentar: MIMIMI não garante aprovação.... ME POUPE, né a AOCP não.

  • Tive professores ruins. Foi uma boa escola”.

    tive professores ruins conclui-se que foi uma boa escola

    conectivos para conclusão: pois, logoportantoentão,

    por issopor conseguintepor istoassim... LETRA A

  • Rindo pra não chorar!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  • não achei difícil, apenas descartei as ridículas e marquei a estranha.

  • Cara! q questões filho da P×$$%!=. isso não tá certo.
  • NAO FAZ SENTIDO!

    vc tem  professores ruins em oposição a escola boa.

    temos uma conjunção adversativa:

    mas, porem, entretanto, não obstante, todavia....

    Desisto, essa banca me fez perder a vontade de estudar, desisto

  • B e C dizem praticamente a mesma coisa.

  • Valeeeei-me :O

    Que questãozinha ordinária é essa?

    FGV sendo FGV hahahaha

  • Veja.

    Tive professores ruins , foi uma boa escola. (esse é o pensamento)

    B e C ,usam conjunções adversativas então podemos excluir as duas .

    D e E são absurdas , então só poderia ser a letra A. Boa sorte .

  • O que aprendi com esta questão foi o seguinte: "se duas alternativas falar a mesma coisa, elimine-as"

  • fui de C grandão KKKKK

  • Com o cometário da professora entendi que deveria ter um texto aí, para explicar que "a escola foi boa por ele ter professores ruins" . Foi com certeza na "B" KKK

  • Eu estou tentando entender por que não é a C ?

  • so acertei pq sabia do contexto da frase, se não era fumo.

  • Eu pensei que, embora duas alternativas trouxessem um sentido de oposição, uma era adversativa (coordenada) e outra era concessiva (subordinada). Olhando pelo enunciado, interpretei que as duas frases são coordenadas entre si. Logo, marquei C :(

  • INACREDITÁVEL

  • O autor se refere a ´´professores ruins`` como professores que exigem muito do aluno, que ´´pegam no pé`` e que cobram demasiadamente, fazendo com que esta escola seja boa por ter uma educação bem aplicada.

  • Pior do que errar uma questão tipicamente fgveriana é não encontrar resposta nos comentários, mas só gente reclamando do óbvio: que a questão é ridícula e bla bla bla.

  • De fato, a questão não foi fácil e apresenta 3 (três) alternativas possíveis: A, B ou C.

    Mas vamos lá.

    Ter um professor RUIM não significa, necessariamente, que ele não tenha qualidade na aula. Também utilizamos a expressão em relação àqueles muito exigentes com os alunos (pegam no pé ou cobram muito), fazendo com que a escola seja boa.

    Levando em conta a última interpretação (professor muito exigente), ter professores ruins nos leva a concluir que foi uma boa escola. Nesse caso, devemos utilizar conectivos para conclusão: pois, logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto e outras conclusivas. Desse modo, o gabarito seria a Letra "A".

    Mesmo assim, em provas da FGV, precisamos ir eliminando as alternativas para não ter surpresas.

    Observe que as alternativas “B” e “C” apresentam conjunções adversativas, então podemos excluir as duas, considerando que a banca não pode colocar duas alternativas corretas. De qualquer forma, o ideal seria a questão apresentar um texto para esclarecer melhor.

    “À medida que” é uma locução conjuntiva proporcional, isto é, expressa ideia de proporcionalidade. Equivale a “à proporção que”, “conforme”, “ao passo que”, o que não é compatível com a frase da questão, logo, não pode ser a alternativa “D”.

    “Caso” é condicional, da mesma que “SE” e “DESDE QUE”, sendo incompatível com a frase.

    Portanto, só pode ser a alternativa “A”.

    Prof.: Ridison Lucas Instagram @profrilu

  • Se você errou essa questão, parabéns!!! Sua leitura está em dia.

  • O pior de tudo... É a banca definida pela PCRJ! #EuQueLute

  • Não tem justificativa. É essa a resposta pq a FGV quer.

    Valeu? Flw. #nãodesistam

  • Eu pensei no caso de um primo.

    Frase dele: Meu era muito ruim. Foi um ótimo pai.

    Ou seja, o fato de o pai dele ser ruim, exigente, o fez ser um bom pai. Tipo, o preparou para a vida

  • SUBJETIVA

  • Tem de ser perspicaz. A frase leva a crer que: devido ao fato do poeta alemão ter tido professores rígidos (que ele chamou de "ruins"), então, por isso, a escola foi boa para ele. Dessa forma, faz sentido a resposta da questão ser o item A.

  • A gente só entende quando o professor explica. A FGV quer que a gente raciocine além..... Mas sem contexto na frase fica difícil né FGV?

    Tive professores ruins. Foi uma boa escola.

    Foi uma boa escola e não uma escola boa. A ideia é que ele está dizendo que foi um grande aprendizado, uma boa escola da "vida", justamente porque teve professores ruins, obrigou a ele ir além, se esforçar mais para suprir essa "carência" de professor ruim.... por isso foi uma boa escola, um bom aprendizado porque exigiu mais dele. Por isso o gabarito A.

    Espero que ajude alguém não assinante entender.... Os assinantes é ver o comentário do professor na questão, é uma boa explicação.

  • "Os professores eram ruins" (passavam muitas atividades, pegavam no pé... ), isso fez com que a escola fosse boa (tinha bons alunos, bons resultados)

    - as vezes tem que viajar nas ideias pra entender essa banca msm

  • Essa questão precisaria do texto p/ contextualizar. Só isso aí não justifica a explicação da professora Adriane

  • Sempre errarei esta questão.

  • KI viage é essa vei

  • Quem foi de C levanta a mão pro céu kkkkk

    Pra mim é adversativa isso, não?

  • FGV pensa que a gente tem bola de cristal. pqp!

  • kkkkkkkkkkkk esses caras fazem o q querem mesmo... inacreditável.

  • B************

  • B************

  • A segunda oração "Foi uma boa escola", é a consequência da primeira "Tive professores ruins." O que se vê aqui é que, caso ele tivesse professores bonzinhos, aqueles que passam a mão na cabeça dos alunos, deixam de cobrar tarefas e não cobram educação, disciplina, pontualidade e tudo mais que é considerado "ruim" para os alunos, a escola não teria exercido sua função de boa escola. A boa escola precisa de professores que sejam considerados "ruins" pelos alunos mas que se dediquem em realmente ensinar. São chatos, cobram disciplina, cobram as tarefas, ou seja, forçam os alunos a estudar de verdade. Assim sendo, a frase correta é a letra "A" - Tive professores ruins, por isso foi uma boa escola.

  • só quem acerta essa questão e o próprio examinador ou quem tiver sorte , por que não vejo uma pessoa normal marca a Letra A

  • fui seco na letra B, rumo a pcerj, que Deus nos ajude !
  • E O TIPO DE QUESTÃO QUE VOCE SAI DA PROVA E FALA...

    EU POÇO TER ERRADO TODAS, MENOS AQUELA.

  • A oposição de ter professores ruins não é ter aprendido e não a escola ser boa. "Tive professores ruins, apesar disso APRENDI"

  • Típica frase de quem não gosta de estudar... é como se falasse: "tenho professores que faltam às aulas, por isso eu amo essa escola..."

  • Será se o examinador ri da nossa cara enquanto elabora a questão?

  • Subjetivo demais.

  • No meu ponto de vista o pensamento de alemão é de um jovem que não gostam de estudar, mas querem notas boas.

    Se os professores são ruins as provas são fáceis e o preguiçoso considera a escola "boa".

  • Se entendi bem , o valor de ruim é que os professores eram daqueles chatos que pegavam no pé dos alunos .

  • Surreal

  • "Tive professores ruins (causa). Foi uma boa escola (consequência)".

    → Introduzindo a Conjunção Adverbial Causal, fica mais fácil de perceber a relação de causa e consequência que existe.

    " Foi uma boa escola (consequência) porque tive professores ruins (causa)."

    → A consequência dele ter feito uma boa escola (bom aprendizado) foi por causa de seus professores ruins (rígidos e que cobravam-no diariamente)

    → A Conjunção Conclusiva também exprime uma ideia de causa e consequência (conclusão/consequência).

    A) "tive professores ruins (causa), por isso (conclusiva) foi uma boa escola (consequência)."

    GAB.: LETRA A

  • nossa, que questao é essa? jesus!

  • Entrei de sola na B e infelizmente a FGV sendo FGV.

  • Comentários:

    Olha aí a FGV!!! Questão sutil!!!

    O candidato, numa primeira impressão, associa sentidos de oposição entre as duas frases. Sendo assim, a tendência de muitos é olhar para as letras B (Tive professores ruins, apesar disso foi uma boa escola.) e C (Tive professores ruins, foi, porém, uma boa escola.). No entanto, a letra C apresenta claro problema de coesão, o que já a torna inválida.

    Ocorre que o enunciado frisa O SENTIDO PRETENDIDO PELO AUTOR.

    Como se trata de um poema, não é de se esperar que o sentido pretendido seja o denotativo, ou literal, associado à oposição, contraste.

    Provavelmente, o poeta está sendo irônico, ao dizer que a qualidade da sua escola fora justamente a presença de professores ruins. De forma literária, conotativa, o eu-lírico nos disse que aprendeu muito com os professores ruins que teve.

    Dessa forma, ligando as duas orações de modo a reproduzir o sentido pretendido pelo poeta, teremos: “Tive professores ruins, por isso foi uma boa escola”.

    FONTE: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-lingua-portuguesa-tj-ce-tecnico-judiciario/

  • alternativa A foi a primeira que descartei kkkkkkkkkk

  • Marque a alternativa errada!

    Letra A.

  • Cara eu até entendi, por uns 40 segundos eu fiquei me perguntando...... ''pow não épossível que sejá a (A), o examinador não teria esse nível de maldade, um cara desse não sentiria mais amor em viver, amor pelos seus semelhantes, logo, fui na (C), me fodi...era a (A) mesmo..

  • Errei, mas a questão diz: "sentido pretendido pelo seu autor" realmente é a letra A.

    Com Deus derrubamos gigantes!

                                               

     

  • essa questão é pura interpretação do texto... no enunciado pede o que o autor queria transmitir. É o pensamento subjetivo dele ou seja pra ele uma escola só é boa se os professores forem ruins... talvez o ruim do autor seja o sentido de professores grotescos, duros estilo "Another Brick In The Wall" e não no sentido de professor ruim tipo aquele que não dá aula ou não quer dar aula ou até mesmo um professor que passe todos mesmo sem estudar... Enfim meus professores eram ruins ... e o de vocês?

  • É complicado ter de saber o que o POETA QUIS DIZER, o cara é um POETA, e ainda temos de interpretar o que um poeta quis dizer no poema DELE. Teria que ter, no mínimo, o poema completo pra tentar entender melhor,.

  • Fui de "B", mas entendi meu erro. Entendo que a maioria que assim assinala imprime subjetivismo à questão, ou seja, imprimir a ideia de que ter professores ruins resulta em uma escola ruim. Contudo, a questão é bastante objetiva e tem um pensamento claro, não podemos nos distanciar dele: “Tive professores ruins. Foi uma boa escola”. Em nenhum momento o autor coloca uma ideia adversativa ao seu texto.

  • também errei,mas acredito que a banca queria que marcasse a que apresentasse sentido de conclusão

  • Penso que quem acertou essa questão está bem acostumado com prova da FGV.

    Tive professores "RUINS" , nesse caso quer dizer professores rígidos e não ruim didaticamente falando.

    Já aconteceu comigo de ter professora assim: rígida, rigorosa e realmente formam melhores alunos

    Eu errei, mas depois entendi a pegada da banca.

  • seilameu

  • Pessoal, o Prof. Claiton Natal (do Gran) diz que essa questão deveria ser anulada. Por que como saberemos o que o autor quis dizer se não temos o trecho do texto para analisar?

    Confesso que, quando li a frase eu pensei sim que a correta seria a A. Mas, como eu não tinha o texto (ou um trecho dele) para analisar eu achei que isso seria extrapolar na interpretação e que seria incorreto. Então fiquei entre a C e a B e marquei a B.

    Comecei a estudar para a FGV agora, estava acostumada com a Vunesp; mas o que tenho percebido é que a FGV pede interpretação de frases soltas. Ou seja, temos que extrapolar sim na interpretação. É complicado, mas temos que estudar a banca.

    O que o autor quis dizer com "Tive professores ruins. Foi uma boa escola", foi que como ele não teve professores bons (professores que o dessem tudo na mão, que facilitassem o seu aprendizado) ele teve que "se virar"... então, a escola o ensinou a ter autonomia/pesquisar/correr atrás. Por isso, ela foi uma boa escola, porque o ensinou a "correr atrás".

    Foi essa a minha interpretação pelo menos kkkkkcrying!

    Feliz Natal!

  • B e C têm, praticamente, o mesmo sentido... Sei lá, não concordo com o gabarito, mas na FGV tem que ficar ligado em tudo.

  • FGV= foi geral pra vala

  • nimguem acertou essa na prova. estou tranquilo quanto ao meu erro.

  • Agora entendi o porquê das pessoas falarem que ninguém acerta tudo no português.

  • Poesia mal traduzida para o português. Se o texto fosse em alemão, eu acertaria COM CERTEZA!
  • Tá de mal humor? leia os comentários kkkkkkkk
  • Preciso de uma bola de cristal urgente! haha

  • ATENÇÃO AO ENUNCIADO. Fala de um poeta. Quando falamos em poeta, não utilizamos o sentido denotativo da palavra (que seria facilmente letra B).

    Logo, pode deduzir uma "emoção" em seu texto, neste caso, a ideia de que uma escola boa nao esta relacionada a professores bons, em que questionamos, o que é ser uma boa escola e o que nao é na visao do poeta.

  • A escola que o autor se refere não é a escola no sentido físico, mas a escola no sentido da vida. Caso o autor quisesse ter se referido a escola no sentido material, ele teria escrito: escola boa, mas não, ele enfatizou a palavra boa, de forma a destacar a sua superação às dificuldades da vida. Sendo assim, o fato dele ter tido tantos professores ruins, fez com que (=por isso) ele procurasse outros meios de aprendizagem e conhecimento para alcançar às suas metas de vida.

  • Olha aí a FGV!!! Questão sutil!!!

    O candidato, numa primeira impressão, associa sentidos de oposição entre as duas frases. Sendo assim, a tendência de muitos é olhar para as letras B (Tive professores ruins, apesar disso foi uma boa escola.) e C (Tive professores ruins, foi, porém, uma boa escola.). No entanto, a letra C apresenta claro problema de coesão, o que já a torna inválida.

    Ocorre que o enunciado frisa O SENTIDO PRETENDIDO PELO AUTOR.

    Como se trata de um poema, não é de se esperar que o sentido pretendido seja o denotativo, ou literal, associado à oposição, contraste.

    Provavelmente, o poeta está sendo irônico, ao dizer que a qualidade da sua escola fora justamente a presença de professores ruins. De forma literária, conotativa, o eu-lírico nos disse que aprendeu muito com os professores ruins que teve.

    Dessa forma, ligando as duas orações de modo a reproduzir o sentido pretendido pelo poeta, teremos: “Tive professores ruins, por isso foi uma boa escola”.

    Resposta: Letra A

    Fonte: Professor José Maria do Direção

  • Ihhhhhhhhhhhhh. . . . agora tem que virar o cérebro! ! ! ! ! Dar aquele nó! ! !

  • Acertei a questão porque entendi que na frase continha ironia/sarcasmo ou algo do tipo da parte do autor, pensando assim só poderia ser "por isso" rsrsrsrsr

  • se a FGV fosse um capítulo da bíblia, seria o apocalipse.

  • Só acertei porque é a centésima questão de português FGV, porém, assim que passar pro próximo concurso e mudar a banca terei que virar a chave do cérebro de volta pra normalizar. Doideira!

  • gab: A

    Tive professores ruins, por isso foi uma boa escola.

    ironia do autor.

  • Nesse caso a ideia de "professores ruins" significa professores rígidos, por isso ele teve uma boa escola. Pra resolver essa questão é preciso pegar esse pensamento e infelizmente a FGV é assim.

    Gab. "A"

  • Eu passaria longe dessa escola, pois lá só tem professores ruins. Você matricularia seu filho lá?

  • Aquele nível de adivinhação padrão FGV.

  • O ruim´ vem de professores rigorosos, que exigem muito. por isso é uma boa escola.

  • Meu Deus é desesperador... acertar é ganhar na loteria.

  • GAB.: A

    • pelo fato da frase ser a de um poeta alemão, da a entender que os professores eram ruins pois exigiam muito dos seus alunos
  • Mas que coisa, que questão ambígua, eu tinha que adivinhar que o “ruim” era pq a escola exigia muito do aluno. Que coisa

  • nunca tive tanta certeza na vida, que nem eu tinha que era letra C, e tava errada kkkkk... ah FGV

  • A FGV me faz parecer que estou perdendo o meu tempo estudando Português.

    Eita banca capirota!!!

  • agora aonde está a conjunção que liga os dois termos, se falava qual alternativa se encaixava melhor acho que a maioria teria acertado.

  • eu vo errar toda vez essa mizera
  • Difícil, quase que uma interpretação de texto às escuras...afffe...para saber é preciso entrar dentro da cabeça de quem criou a frase.

    “Tive professores ruins. por isso Foi uma boa escola” de vida, de aprendizado, etc..

    Gaba letra A

  • “Tive professores ruins. Foi uma boa escola”.

    Eu entendi assim...já que o cara é um poeta, ele não chegou ali por acaso, teve que estudar e muito para chegar aonde chegou. Os professores eram tão ruins que ele teve que correr atrás do prejuízo, por isso foi uma boa escola para ele! Isso o motivou a correr atrás de seus sonhos.

    Espero ter ajudado.

  • Tá errada essa alternativa "A". Se perderam.

    Nem vou perder tempo

  • Tá errada essa alternativa "A". Se perderam.

    Nem vou perder tempo