SóProvas


ID
3093262
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Stuart Hall e outros pesquisadores de seu grupo defendem que as notícias são um produto social resultante de vários fatores, dos quais, destacam a

Alternativas
Comentários
  • Stuart Hall (1978) descreve que a notícia é o resultado final de um processo complexo que lança mão de critérios de escolha e seleção, que são os ditos critérios de noticiabilidade. (Fonte 1). Nesse sentido, segundo explica Stuart Hall (1981), os valores-notícia “configuram um dos mais ‘opacos arcabouços de sentido’ da sociedade moderna; um tipo de ‘estrutura profunda’ que não se faz transparente nem mesmo aos seus próprios operadores: os jornalistas." (Fonte 2).

    Fonte 1: fhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/download/9192/5518

    Fonte 2: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2511-1.pdf

  • Stuart Hall foi professor de sociologia e investigador do Centro para Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade de Birmingham, Inglaterra. Em seu trabalho defende que a cultura deixou de ser singular e assumiu um sentido plural, desdobrando-se em culturas, sendo fortemente influenciada pelos meios de comunicação.

    Por meio da análise das mensagens veiculadas nos media, o autor dividiu o processo comunicativo em quatro etapas: produção, circulação, distribuição/consumo e reprodução. Segundo Hall (1973), “as notícias que impactam os indivíduos são uma articulação de sentidos não inocentes, carregados de significado e simbolismo". Tais mensagens, transmitidas pelos meios de comunicação, funcionam como matrizes que moldam a conduta e a identidade cultural das pessoas.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Uma das funções do jornalismo é servir de vigilância, e não como braços, dos poderes constituídos.

    B) Errado. A existência de lapsos temporais na rede noticiosa não foi algo estudado por Hall, mas pela Teoria Interacionista. De acordo com Traquina (2020), as empresas jornalísticas precisam lidar com a ordem no tempo e a rede noticiosa também tem lapsos temporais, ou seja, é esperado que os fatos com valor -notícia ocorram durante o expediente normal das organizações jornalísticas.

    C) Errado. Para Hall (1984), os valores - notícia assumem que a sociedade dá evidência ao consenso, e não ao conflito.

    D) Certo. Para Hall (1981), os valores -notícia são um mapa cultural e “configuram um dos mais 'opacos arcabouços de sentido' da sociedade moderna; um tipo de 'estrutura profunda' que não se faz transparente nem mesmo aos seus próprios operadores: os jornalistas".

    E) Errado. Hall (1999) defende que algumas fontes, como as fontes poderosas (definidores primários de tópicos ou primary definer) detêm posições privilegiadas, elevado status social, e influenciam os jornalistas a construírem notícias para legitimar e reproduzir as relações de poder presentes na sociedade. Essas fontes, no entanto, não são o fator de destaque na produção de notícias.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Hall, Stuart. Encoding and Decoding in the Television Discourse. Birmingham: Universidade de Birmingham, 1973.

    - Hall, Stuart. The determination of news photographs. In: COHEN, Stanley e YOUNG, Jock (Orgs.). he manufacture of news: social problems, deviance and the mass media. Bevery Hills: Sage, 1981.

    - Hall S. The narrative construction of reality: an interview with Stuart Hall. South Rev. 1984. Disponível em https://www.academia.edu/34971009/Stuart_Hall_The_Narrative_Construction_of_Reality_1984_. Acesso: Abril de 2021.

    - Hall, Stuart et al. A produção social das notícias: o mugging nos media. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias". 2. ed. Lisboa: Vega, 1999, p. 224-248.

    - Traquina, Nelson. Porque as notícias são como são. Insular Livros. 2020.