SóProvas


ID
3096214
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao longo da história do serviço social, a influência do pensamento conservador é reconhecida em toda literatura da área. Assim, quando se analisa as primeiras décadas históricas da profissão no Brasil, é possível observar que há um enraizamento desse pensamento na prática profissional do assistente social. A esse respeito, analise as ideias apresentadas abaixo.


I Incorporação da noção de comunidade como matriz analítica da sociedade capitalista e como projeto norteador da ação profissional.

II Defesa da formação social, moral e intelectual da família, considerada a célula básica da sociedade.

III Compreensão de que a prática social é essencialmente histórica, tendo o trabalho como fundamento.

IV Defesa de um pensamento que rompe com o fatalismo e com o messianismo e efetiva o desenvolvimento de comunidade.


As ideias que explicitam o modo como o pensamento conservador se enraíza na prática profissional do assistente social estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Diante da família, o pensamento conservador enfatiza a sua formação social, moral e intelectual, considerando-a como a célula básica da sociedade (IAMAMOTO, 1995). Essa também é vista como um dos alicerces morais do conservadorismo, tendo como principal tarefa a manutenção da propriedade. Além disso, diante de um pensamento conservador, a mulher exerce o papel de agente socializador, responsável pela educação moral dos filhos (BARROCO, 2010). 

    → Como salientamos o Serviço Social surge e se desenvolve em meio a ambiente teórico, passando pela influência do pensamento conservador europeu, franco-belga, à sociologia conservadora norte americana, a partir dos anos 40, [...] incorpora a noção de comunidade como matriz analítica da sociedade capitalista e como projeto norteador da ação profissional, a sociedade encontra-se estruturada não mais de acordo os princípios das relações de comunidade, e sim, de acordo com princípio da ―racionalidade burguesa da reprodução do capital‖ (IAMAMOTO. 2008, p. 26, 27).

    → Fonte: FAMÍLIA, CONSERVADORISMO E QUESTÃO SOCIAL: SUAS EXPRESSÕES NA CONTEMPORANEIDADE (Alexia Dorneles).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Bastava eliminar a III