SóProvas


ID
309862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica das organizações.

Em uma organização de cultura coletivista, a principal forma de controle é a interna.

Alternativas
Comentários
  • Item errado.

    O conceito de controle é central para a compreensão do entendimento humano e da formação das sociedades. Alguns autores afirmam que o controle tem duas formas: primária e secundária. Esta teoria afirma que o controle primário tem uma primazia funcional ou é preferido sobre o secundário, pois o organismo percebe que não pode, com sucesso, adaptar-se ao meio ambiente como o idealizado pelo controle secundário ou interno.

    O controle primário, nessa perspectiva, envolve o controle que exercemos sobre meio ambiente externo para adaptá-lo aos nossos desejos, por exemplo: dar ordens a alguém para conseguir o desejado, assaltar alguém para obter dinheiro, plantar algo para comer para por fim à fome, usar um aquecedor para escapar do frio, etc.

    Por outro lado, o controle secundário é visto como envolvendo uma readaptação de nós mesmos, num nível interno, em lugar da mudança do meio ambiente. Por exemplo: diante de um assaltante, evitar expor nossa raiva e procurar acalmar o meio externo (o bandido). O papel do controle secundário é compensar a perda do controle primário na tentativa de restaurar ou facilitar a construção de auto-estima.

    O controle do meio ambiente externo ou interno é a característica fundamental do sistema motivacional. Os estudos mostram que o controle primário ontogeneticamente (desenvolvimento do indivíduo da concepção até a idade adulta) precede o controle secundário. O controle primário, quando comparado com o controle secundário, mostra-se mais importante para o desenvolvimento e sobrevida do organismo, e é funcionalmente mais adaptado e mais preferido.

    Considerando essas duas formas de controle, os teóricos acham que, em geral, o controle primário prevalece cedo na vida, mas diminui (dá lugar, abre mão, renuncia) mais tarde para o controle secundário. Assim, com a idade, há um aumento do controle secundário devido à diminuição da força e habilidade biológica, bem como se adquire percepções mais claras das restrições sócio-culturais.

  • Logo, em resumo ao que o colega acima comentou, em uma organização de cultura coletivista, a principal forma de controle é a EXTERNA, uma vez que já denota sinergia no grupo, e todos pensam, em regra, de forma comum. Logo não há porque haver controle interno, pois o objetivo que o grupo almeja não está no próprio grupo, e sim fora dele. Isso mostra que em organizações deste tipo, os grupos já superaram as diferenças individuais e trabalham para o todo.
  • Item ERRADO - a principal forma de controle, em uma organização de cultura coletivista, é o controle externo. Como comentado pelo professor Flávio Sposto Pompêo, do Ponto dos Concursos, "Esse item faz referência à oposição cultural entre individualismo e coletivismo. Na organização em que predomina a cultura individualista, os indivíduos têm maior autonomia, pensam em si mesmo, buscam alcançar objetivos individuais. Já nas organizações coletivistas, a coesão grupal é maior, as pessoas aceitam mais facilmente se sacrificar pelo grupo, lutam para atingir os objetivos coletivos. No caso da cultura individualista, há forte controle interno, pois pode haver desconfianças, indivíduos querendo se dar bem etc. Na cultura coletivista, o controle interno não é tão forte, pois os indivíduos tendem a confiar mais nos outros." FONTE: http://www.pontodosconcursos.com.br/cursosforumdemo.asp?idAula=14693&idTurma=1560.
  • Coletivista: Grupo de pessoas  > Controle externo.
    Individualista: Individuo > Controle interno.
  • A depender se a cultura é mais coletivista ou individualista, ela exercerá controle sobre o comportamento dos indivíduos de diferentes maneiras. No caso das  culturas coletivistas, a pressão social  externa é a principal forma de controle exercida pela cultura sobre seus indivíduos. Nas culturas individualistas, o próprio indivíduo realiza o seu controle, que é exercido  internamente.Neste sentido, o sentimento de culpa exerce papel primordial, dando destaque ao autorrespeito que os indivíduos sentem.
    FONTE: Professor Carlos Xavier
  • Reescritura correta.

    Em uma organização de cultura coletivista, a principal forma de controle é a extrínseca (externa).
  • ERRADO.

    A principal forma de controle em organização coletivista é o controle externo.

  • Em uma organização de cultura coletivista, a principal forma de controle é a externa.

  • ERRADA!

    CONTROLE EXTERNO --> CULTURA COLETIVISTA.

    O GRUPO É MAIS IMPORTANTE DO QUE O INDIVÍDUO. A PRESSÃO SOCIAL EXTERNA É A PRINCIPAL FORMA DE CONTROLE, OU SEJA, DE MANEIRA IMPLÍCITA EM RAZÃO DO COMPORTAMENTO DOS MEMBROS.

    PROF CARLOS XAVIER.