SóProvas


ID
309865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Consoante os pressupostos da hierarquia de necessidades de Maslow, um administrador que almeje motivar seus colaboradores deve considerar primeiramente as necessidades fisiológicas destes.

Alternativas
Comentários
  • Como mostrado na figura abaixo, as necessidades fisiologicas estão na base, por isso ela são as primeiras a serem supridas.
  • Um ser humano que não supri suas necessidades básicas não tem como seguir em frente... Como uma pessoa que passa fome, frio tem condições de alcançar as necessidades superiores??!!... As necessidades fisiológicas constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância...

    Necessidades fisiológicas:  sono, sede, fome, repouso, abrigo, desejo sexual etc... Essas necessidades fisiológicas estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie, elas já nascem com o indivíduo, são as mais prementes de todas as necessidades humanas. Quando todas as necessidades humanas estão insatisfeitas, a maior motivação será as das necessidades fisiológicas e o comportamento do indivíduo terá a finalidade de encontra alívio da pressão que essas necessidades produzem sobre o organismo...
  • As necessidades primarias são necessidades fisiologicas e segurança, podem ser consideradas fatores extrinsecos; já as demais necessidades: social, de estima e auto realização podem ser considerada fatores motivacionais segundo hezberg. Tais só podem ser atingidos se forem atingindas hierarquicamente as necessidades masi inferiores, seg Maslow.
  • Em sua teoria da hierarquia das necessidades, Maslow afirma que o indivíduo deve suprir suas necessidades mais básicas e depois fazer uma "escalada" até a auto-realização.


    http://miscelaneaconcursos.blogspot.com/2012/02/maslow-teoria-da-hierarquia-das.html

    Bons estudos!
  • Hierarquia das Necessidades de Maslow
    De acordo com esta teoria, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Para motivar uma pessoa, você deve identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir esta necessidades antes de pensar em outras em categorias mais altas.
    O ser humano busca sempre melhorias para sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é suprida aparece outra em seu lugar. Quando as necessidades humanas não são supridas sobrevêm sentimentos de frustração, agressividade, nervosismo, insônia, desinteresse, passividade, baixa autoestima, pessimismo, resistência a novidades, insegurança e outros. Tais sentimentos negativos podem ser recompensados por outros tipos de realizações.
  • Segundo Abraham Maslow, a pirâmide é uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua autorrealização.
  • questão duvidosa... todos sabemos que, segundo Maslow, só se alcança um nível de motivação superior ao estarem satisfeitas as imediatamente abaixo, ok... apesar de ser, na prática, errado, Maslow falou e a banca está perguntando o que ele falou.
    porém, todos também sabemos, que há uma relação entre Maslow e a Teoria de Herzberg, em que as necessidades mais baixas da pirâmide (fisiológicas e segurança) têm relação com os fatores apontados por Herzberg como higiênicos e as mais altas (sociais, estima e autorrealização) com os motivacionais, de acordo com figura abaixo:

     
    portanto, para MOTIVAR um empregado o administrador deve pensar em atender as necessidades mais baixas??? claro que não! além do mais, pressupõe-se que o funcionário, exatamente por ser um funcionário, ou seja, um trabalhador, que possui renda, já está com suas necessidades fisiológicas satisfeitas há muito tempo!! esse empregado para ser motivado deve ser promovido, deve realizar, deve sentir-se útil e competente, deve gostar do que faz e perceber valor no seu trabalho, isso sim!!
    #humildeopinião
  • Paulo, na minha opinião acho que você "caiu no pega" da questão. Melhor dizendo, o examinador tentou induzir ao erro pois se sabe que segundo a Toria dos Dois Fatores as necessidades fisiológicas são insatisfacientes, ou seja, não sao motivadoras. 
    Porém analisando de novo o enunciado: "..um administrador que almeje motivar seus colaboradores deve considerar PRIMEIRAMENTE as necessidades fisiológicas destes."
    Acredito que a questão só enfatizou a HIERARQUIA das necessidades, e que devemos satifazer as necessidades primárias antes de seguir para as mais altas e alcançar aquelas que realmente podem motivar o empregado!  
  • Questão corretíssima. E ele ainda cita Maslow.

  • Certo. Segundo Abraham Maslow, a pirâmide é uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua autorrealização.


  • O gestor que busca implantar um programa de motivação deve analisar em que estado se encontra seu funcionário e passa a trabalhar sempre o nível hierárquico de necessisades atual, ou o primeiro nível de necessidades acima do atual.

  • Correta.

    De acordo com Maslow as necessidades do ser humano é por ordem (hierárquia). Começa desde as necessidades mais simples (Ex: tomar água) até as auto-realizáveis (são as que nunca vão ser satisfeitas).

    Auto-realização----> Crescimento profissional

    Estima----------------> Reconhecimento, status

    Sociais----------------> Amigos, bom ambiente de trabaho

    Segurança-----------> Trabalho seguro, sem poluição

    Fisiológicas----------> Salário básico, comida, água

  • Pela teoria, OK, resposta certa.

     

    Pela prática, acho que não. Creio que deveria analisar em qual parte da pirâmide estaria cada funcionário para daí em diante motivá-lo nessa base. Então não seria exatamente partindo pela fisiológica, já que alguns teriam passado por essa fase.

  • NECESSIDADES FISIOLÓGICAS= BASE DA PIRÂMIDE. COMPÕE A CLASSIFICAÇÃO PRIMÁRIA DE MASLOW.

  • CERTO.

    Seguendo a Teoria de Maslow, o ser humano está constantemente buscando saciar suas necessidades, que podem ser classificadas na seguinte ordem, das mais básicas para as mais altas:

    1) Fisiológicas

    2) De segurança

    3) Sociais

    4) De estima

    5) Autorrealização

  • CERTO

    Hierarquia das Necessidades de Maslow

     

    Segundo a teoria de necessidades, as pessoas sempre desejam mais, e o que querem depende do que já possuem. Assim, as necessidades humanas estão dispostas em níveis, das mais básicas para as mais altas:

     

    Da base para o topo:

    1- Fisiológicas necessidades mais básicas do ser humano. Incluem fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades do corpo, sendo a base do sustento do indivíduo).
    2-Segurança
    3-Afeição (Sociais)
    4- Estima (Ego)
    5-Auto-Realização (autoestima)

     

    Segundo a Teoria, à medida que um nível é satisfeito (não sendo mais motivador), passa-se para o de cima.

  • ➥Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

    Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).

    Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow:

    As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.

    As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.

    As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.

    A necessidade de estima envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.

    As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    ✿ Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Vá ao banheiro meu caro..

  • Gabarito um pouco polêmico, uma vez que não há comprovação científica de que os empregados devam satisfazer primeiramente as necessidades da base da pirâmide para que só depois consigam satisfazer as necessidades do topo. Sendo assim, cada indivíduo pode classificar as suas necessidades em uma hierarquia diferente.

  • Vá ao banheiro meu caro.. 2