SóProvas


ID
3098680
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Empregado, segurado obrigatório da Previdência Social, é aquele que presta serviço de natureza

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    https://youtu.be/h5x2RTU4YNg?t=1491

    fonte: Concurso TRF 3: 2ª Overdose de Questões - Estratégia Concursos - Prof. Rubens Maurício

  • gabarito B

    LEI Nº 8.212/1991

    Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

    I - como empregado:

    a) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado;

  • GABARITO: LETRA B

    Seção I

    Dos Segurados

    Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:  

    I - como empregado:              

    a) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado;

    FONTE:  LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.  

  • Empregado, segurado obrigatório da Previdência Social, é aquele que presta serviço de natureza B) urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.

    Erros das alternativas A, C, D e E:

    A) apenas urbana à empresa, em caráter eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado. ERRADO.

    Os serviços prestados são de natureza urbana ou rural. Ademais, devem ser realizados em caráter não eventual.

    C) apenas rural à empresa, em caráter eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado. ERRADO.

    O item está incorreto pelos mesmos motivos explanados acima.

    D) urbana ou rural à empresa, em caráter eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, exceto como diretor empregado. ERRADO.

    Lembre-se de que o caráter é não eventual.

    Além disso, o diretor empregado é incluído.

    E) urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sem subordinação e mediante remuneração, exceto como diretor empregado. ERRADO.

    O elemento da subordinação precisa estar presente.

    Por fim, como já explicado, o diretor empregado é incluído.

    Resposta: B

  • A “filiação é o vínculo jurídico que se estabelece entre a Previdência Social e as pessoas que fazem contribuições a ela, podendo se dar de forma obrigatória ou facultativa. Uma vez criado este vínculo jurídico, os cidadãos passam a ter direitos (em forma de benefícios e serviços) e obrigações (pagamentos)", o tema é abordado no art. 11 da Lei 8.213/1991.


    A) A alternativa está incorreta pois deve conter “caráter não eventual" no lugar de “em caráter eventual".


    B) A alternativa está correta, pois reproduz a previsão do art. 11, I, alínea a da Lei 8.213/1991, que dispõe que é segurado obrigatório da Previdência Social o empregado que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.


    C) A alternativa está incorreta quando afirma que é só o trabalhador rural, certo que é segurado empregado obrigatório tanto o que presta serviços de natureza urbana como rural.


    D) A alternativa está incorreta quando afirma que a prestação de serviços é em caráter eventual e exclui o diretor empregado, vez que, possui caráter não eventual e mantem a obrigatoriedade mesmo que seja diretor empregado.


    E) A alternativa está incorreta quando afirma “sem subordinação" e “exceto como diretor empregado", pois deve ser sob subordinação e ainda que diretor empregado.


    Referências:

    Site do INSS. Tipos de filiação. 09 de maio de 2017.




    Gabarito do Professor: B


  • O conceito é abrangente, logo qualquer expressão, como exceto ou apenas, por exemplo, que busca reduzir sua abrangência "tende" a estar errado.

  • a) apenas urbana (urbana ou rural) à empresa, em caráter eventual (caráter não eventual), sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado

    b) CORRETA

    c) apenas rural à empresa (urbana ou rural), em caráter eventual (caráter não eventual), sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.

    d) urbana ou rural à empresa, em caráter eventual (caráter não eventual), sob sua subordinação e mediante remuneração, exceto como diretor empregado.

    e) urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sem subordinação e mediante remuneração, exceto como diretor empregado.

  • BIZU caráter NÃO eventual = EMPREGADO.......... caráter eventual = INDIVIDUAL........... Diretor empregado = EMPREGADO.......... Diretor NÃO empregado=INDIVIDUAL
  • urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.

  • b

    8.213 art 11 ,I

    Obs:

    Características (diferenças que podem confundir)

    Empregado X E.Doméstico

    EMPREGADO: caráter não eventual

    ~ Não eventualidade: o trabalho deve ser exercido frequentemente.Não precisa ser todo dia,mas deve ser habitual.

    Ex: Garçom que trabalha aos sábados(Não é todo dia - é descontínuo,mas não é eventual) CLT art 3, RPS art 9. § 4°

    ___________________________

    EMPREGADO DOMÉSTICO:

    natureza contínua - continuidade. LC 150 art 1.

    Bons estudos!

  • Serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.

  • Regulamento da Previdência Social, Decreto 3.048/99, Artigo 9º, inciso I, alínea "a"

    Art. 9º São segurados obrigatórios da previdência social as seguintes pessoas físicas:

    I - como empregado:

    a) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural a empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado;

    Gabarito: B