SóProvas


ID
309895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os subordinados de uma equipe cujo líder adote uma liderança no estilo X, conforme Douglas McGregor, têm um nível de dependência elevado em relação ao líder.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    Relembrando a teoria XY.

    Douglas McGregor foi um dos pensadores mais influentes da área de relações humanas de sua época

     (1906/1964) e criou a famosa Teroria X e Y. A Teoria X parte do pressuposto de que o ser humano em sua essência é, por natureza, preguiçoso e tem aversão ao trabalho. Portanto tem que ser controlado e coagido para que cumpra suas obrigações dentro das organizações.

    Em contrapartida, a Teoria Y parte do pressuposto de que o o trabalho é uma fonte de realização para o ser humano, portanto naturalmente ele sente prazer em assumir responsabilidades e não é neccesário que seja coagido ou controlado.




    Logo, o chefe X deve ser autocrático, centralizador e toda a iniciativa deve se focar em sua pessoa, sendo os subordinados extremamente dependentes do poder de decisão e ordem do chefe. 

  • Correto
    Complementando o ótimo comentário acima
    Segundo o conceituado Chiavenato 
    A Teoria X força as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, independentemente de suas opiniões ou objetivos pessoais. Quando um administrador impõe arbitrariamente e de cima para baixo um esquema de trabalho e passa a controlar o comportamento dos subordinados, ele estará fazendo Teoria X. O fato de ele impor autocrática ou suavemente não faz diferença: ambas são maneiras diferentes de se fazer Teoria X. A própria Teoria das Relações Humanas, em seu caráter demagógico e manipulativo, também é uma forma suave, macia e enganosa de se fazer Teoria X.
    A Teoria Y propõe um estilo de administração participativo e baseado nos valores humanos e sociais. Enquanto a Teoria X é a administração por meio de controles externos impostos às pessoas, a Teoria Y é a adminitração por objetivos que realça a iniciativa individual. AS DUAS TEORIAS SÃO OPOSTAS ENTRE SI.
  • Liderança centrada na tarefa (job centered): trata-se de um estilo de liderança preocupado estritamente com a execução da tarefa e com os seus resultados. É típica das empresas ou unidades que costumam concentrar as pessoas em cargos desenhados segundo o modelo clássico, de maneira padronizada e isolada. É a liderança preocupada exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as coisas sejam feitas de acordo os métodos preestabelecidos e com os recursos disponíveis. Lembra alguma coisa da Teoria X de McGregor.

    Liderança centrada nas pessoas (employee-centered): trata-se de um estilo preocupado com aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, dentro de maior participações nas decisões. Dá mais ênfase às pessoas que ao trabalho em si, procurando compreender e ajudar os subordinados e preocupando-se mais com as metas do que com os métodos, sem descuidar-se do nível de desempenho desejado. Lembra a Teoria Y de McGregor.

    FONTE: CHIEAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública - Série Provas e Concursos. Elsevier. 2012

  • Correto, visto que se o líder adota a liderança no estilo ''x'', ele enxerga seus subordinados da pior maneira possivel, como preguiçosos, desleixados, etc. Logo, eles precisarão de supervisão redobrada do líder, na base da rédea curta. Daí se explica a elevada dependência que os subordinados terão em relação ao líder para que executem as tarefas satisfatoriamente.

    O líder agiria como uma espécie de babá de seus subordinados.
  • Na Teoria X o trabalhador é visto como uma máquina. 
    Já na Teoria Y McGregor trás outro conceito completamente oposto, agora trabalhar é tão natural quanto brincar ou mesmo descansar.

    Fonte: 
    http://www.foconoconhecimento.com/2013/09/teoria-behaveorista.html 
  • Gabarito: certo

    Bons Estudos


  • Certo, na teoria x os funcionários são preguiçosos, não gostam de trabalhar, são sem criatividade, perspectiva. A intervenção de um líder a todo instante torna-se fundamental. 

  • Teoria X : Os funcionários são preguiçosos, não tem iniciativas e não gostam de trabalhar por isso a dependência do lider.

    Teoria Y: Os funcionarios tem iniciativa, gostam de trabalhar, e são esforçados.

  • TEORIA X = TRABALHO XATO. PRECISAM DO CHEFE NO PE PARA O SERVIÇO SAIR.

  • Na teoria X os colaboradores são conduzidos no cabresto, independência zero.