SóProvas


ID
3098983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito dos métodos, das técnicas e dos instrumentos de pesquisa social, julgue o item a seguir.


Adotando a observação participante, o pesquisador deve manter distanciamento do objeto estudado, evitar linguagem do senso comum e atuar, no cotidiano da coleta de dados, como um investigador.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? Adotando a observação participante, o pesquisador deve manter distanciamento do objeto estudado, evitar linguagem do senso comum e atuar, no cotidiano da coleta de dados, como um investigador.

    ? Incorreto, visto que não deve haver um "distanciamento" e sim uma aproximação do pesquisador.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • A observação participante é uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstâncias o permitam, as atividades, as ocasiões, os interesses e os afetos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade (Anguera, Metodologia de la observación en las Ciencias Humanas, 1985). É, no fundo, uma técnica composta, na medida em que o observador não só observa como também tem de se socorrer de técnicas de entrevista com graus de formalidade diferentes. 

  • "Definimos observação participante um processo pelo qual mantém-se a presença do observador numa situação social, com a finalidade de se realizar uma investigação cientifica. O observador está em relação face a face com os observados, e, ao participar da vida deles, no seu cenário cultural, colhe dados. Assim o observador é parte do contexto sob observação, ao mesmo tempo modificando e sendo modificado por este contexto"

    Referência: MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In: ______. Técnicas de pesquisa: entrevista como técnica privilegiada de comunicação. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008. p. 261-281.

  • A Observação Participante é um instrumento de trabalho direto ou face a face. Na Observação Participante o assistente social, além de observar, interage com o outro e participa ativamente do processo de observação.

    O Assistente Social, ao estabelecer uma interação face a face, estabelece uma relação social com outros seres humano, que também possuem expectativas quanto às intervenções que serão realizadas pelo profissional. Assim, além de observador, o profissional também é observado.

    Fonte: http://cressrn.org.br/files/arquivos/k7maNx2767S70XHK8137.pdf

  • O item descreve exatamente o oposto do que é a observação participante. Como nós estudamos, ela é um processo pelo qual um pesquisador se coloca como observador de uma situação social, com a finalidade de realizar uma investigação científica. Nessa situação, o observador fica em relação direta com o seus interlocutores. O observador faz parte do contexto sob sua observação e, sem dúvida, modifica esse contexto, pois interfere nele, assim como é modificado pessoalmente (MINAYO, 2019, p. 64).

    RESPOSTA: ERRADO