-
O método de incidentes críticos é um dos MÉTODOS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO.
É um método de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos), que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou negativos (fracasso), ou seja, se preocupa com os desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.
Cada fator de avaliação do desempenho é transformado em incidentes críticos ou excepcionais, para avaliar os pontos fortes e fracos de cada funcionário.
Portanto, o erro da questão está em afirmar que deve evitar. O certo seria, deve optar pelo método de incidentes críticos.
Fonte: http://www.administradores.com.br (com adaptações)
-
Método dos incidentes críticos: baseiam-se nas características extremas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos.
Prós: avalia o desempenho excepcionalmente bom e excepcionalmente ruim, enfatizam os aspectos excepcionais do desempenho, as exceções positivas devem ser realçadas e melhor aplicadas enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas, método de fácil montagem e fácil utilização.
Contras: não se preocupa com aspectos normais do desempenho, peca por fixar-se em poucos aspectos do desempenho. Daí sua tendenciosidade e parcialidade. (Chiavenato, 2010)
-
Método incidente crítico
O objetivo do método do incidente crítico é identificar tarefas fundamentais do cargo, isto é, os deveres importantes e as responsabilidades desempenhadas pelo funcionário que levam ao sucesso no cargo.
Informações sobre as tarefas fundamentais de cargo podem ser coletadas por meio de entrevistas com funcionários ou gerentes ou por meio de relatórios escritos pelos funcionários que ocupam esses cargos.
Suponha, por exemplo, que o analista de cargos esteja estudando o cargo de bibliotecário. O entrevistador pedirá ao funcionário que descreva o cargo com base no que é feito, na maneira como o cargo é executado e nas ferramentas e equipamentos usados.
-
Método dos incidentes críticos:
É um método que não se preocupa com as características situadas dentro do campo da normalidade.
Focaliza apenas a exceções no desempenho das pessoas, tanto as positivas como as negativas.
As primeiras devem ser realçadas e utilizadas, as últimas corrigidas e eliminadas.
-
Trata-se de um método que avalia o desempenho excepcionalmente bom ou excepcionalmente ruim de fácil montagem e utilização, porém é demorado e parcial pecando por fixar-se em poucos aspectos do desempenho e não se preocupa com aspectos normais do desempenho, ou seja, aquele funcionário que não teve desempenhos ruins nem execelentes pode acabar sendo mal avaliado.
-
Muito legal vcs repassarem os conceitos para nós, sei que todos aprendemos muito com isso.
Porém, o que a questão pediu não foi o conceito, ela quer saber se sabemos se o método de incidentes críticos é método de avaliação de fácil montagem e de fácil utilização! Digo isso pq estou com um livro de Chiavenato aberto aqui na minha frente e ele não cita grau de fácil ou difícil montagem e utilização, mas apenas esses conceitos, que repetimos e repetimos e que não respondem.
Apenas a primeira pessoa colocou uma fundamentação que explica ser simples a aplicação...
Peço que se alguém tiver um autor aí em sua casa, pesquise em seu livro e poste para termos mais embasamentos. Se a Cespe mudar a forma da pergunta, podemos não acertar, até pq ela muda de conceitos quando quer, por isso precisamos saber onde ela encontrou...Obrigadaaa!!!
-
A questão nada mais é do que a opinião da banca.
-
Gabarito: Errado.
Veja a justificativa:
Método de Incidentes Críticos: Este é um método bastante
SIMPLES e de FÁCIL construção. Como vantagem desse método temos a facilidade de
construção e de aplicação.
Logo, caso uma organização deseje elaborar instrumento de avaliação e
desempenho de fácil montagem e de fácil utilização, deve evitar a utilização do método de incidentes críticos( ao contrário, deve utilizar o método de
Incidentes críticos, pois este é um método SIMPLES e de FÁCIL Construção).
Fonte: Professor
Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
INCIDENTES CRÍTICOS
• Baseado na observação e registro dos aspectos, comportamentos considerados extremos + ou –
• Vantagem: Método de fácil montagem e utilização, enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas
devem ser realçadas e melhor aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas, abrange todo período de avaliação,minimiza o efeito halo.
• Desvantagem: método demorado, fixa-se em poucos aspectos do desempenho, ou seja, é parcial
-
Prós Incidentes críticos:
- Avalia o desempenho excepcionalmente bom e
excepcionalmente ruim.
- Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho.
As Exceções positivas devem ser realçadas e melhor aplicadas, enquanto as
exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas.
- Método de fácil montagem e fácil utilização.
- Reduz a generalização (efeito HALO).
-
ERRADO
============================================
Método de Incidentes Críticos além de ser de fácil construção/montagem tem uma fácil aplicação;
Não confundir com as Escolhas Forçadas em que, embora a aplicação seja também fácil (avaliador apenas encaixa avaliado em determinado parâmetro, sua construção/planejamento é complexa, pois a definição das frases é feita de forma prévia, pela equipe que o elaborou;
-
ERRADA!
O método dos incidentes críticos representa as características mais extremas e memoráveis que se relacionam com desempenhos altamente positivos (representando o sucesso) ou altamente negativos (representando o fracasso).
Este tipo de avaliação não se preocupa com o desempenho tido como normal, mas sim com o desempenho excepcionalmente bom ou ruim. Desse modo, trata-se de uma forma de enfocar os pontos fortes e fracos do funcionário, não se importando com alguns aspectos de sua personalidade. Desse modo, uma de suas vantagens é a fácil utilização.
-
O método dos incidentes críticos é um método que consiste em identificar os picos de desempenho positivos e negativos do funcionário, sendo de fácil estabelecimento e implementação.
Fonte: Carlos Xavier.
-
Falso, pois o método de incidentes críticos é bastante simples de montar e aplicar, pois se baseia apenas nas características mais marcantes do desempenho, sem obter maiores informações sobre as que estão dentro de nível de normalidade. As características mais marcantes são muito fáceis de identificar, estando facilmente visíveis, facilitando o processo. Logo, item errado.