SóProvas


ID
309940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que, em determinada organização, se utilize um instrumento de avaliação em que sejam atribuídas notas de regular a excelente para diversos aspectos, tais como assiduidade e capacidade de trabalho. Nessa situação, o instrumento de avaliação pode ter sido elaborado com base no método de avaliação do tipo escala gráfica.

Alternativas
Comentários
  • Item Certo

    É um método baseado em uma tabela de dupla entrada.
    Os fatores de avaliação constituem em comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização.
    O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza-se um formulário de dupla entrada, na qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Cada fator é definido em uma descrição sumária, simples e objetiva. Quanto melhor a descrição, maior será a precisão do fator.
    Definindo os fatores de avaliação, o segundo passo é a definição dos graus para definir as escalas de variação do desempenho em cada fator de avaliação. Geralmente, utilizam-se três, quatro ou cinco graus de variação (ótimo, bom, regular, sofrível e fraco) para cada fator.


  • Escalas gráficas: tabela de dupla entrada (nas linhas estão os fatores de avaliação (5 a 10 fatores, ex.: bom3, ruim 1, regular2, ótimo5...) e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho).

    Prós:facilidade de planejamento e de construção, simplicidade e facilidade de compreensão e utilização, visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos, facilidade de aferição e comparação dos resultados de vários funcionários, proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.
     
    Contra:superficialidade e subjetividade na avaliação do desempenho; produz efeito de generalização (efeito halo) se o avaliado recebe bom em um fator, provavelmente receberá bom em todos os demais fatores, peca pela categorização e homogeneização das características individuais, limitação dos fatores de avaliação (funciona como um  sistema fechado, rigidez e reducionismo no processo de avaliação), nenhuma participação ativa do funcionário avaliado, avalia apenas o desempenho passado.(Chiavenato, 2010).
  • Exemplo:

     

    AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
    Nome do Funcionário: _______________________________________ Data __/__/__
    Departamento/Seção: _________________________________ Cargo: _____________
    Desempenho na função: Considere apenas o desempenho atual do funcionário na sua função
    Fatores de Avaliação Ótimo Bom Regular Insuficiente fraco
    Produção
    Volume e quanti-dade de trabalho executados normalmente
    Ultrapassa sempre as exigências. Muito rápido Ultrapassa às exigências com freqüência Satisfaz às exigências Às vezes, abaixo das exigências Sempre abaixo das exigências. Muito lento
    Qualidade
    Exatidão , esmero e ordem no trabalho executado.
    Sempre superior. Excepcional-mente exato no trabalho. Às vezes superior. Bastante acurado no trabalho Sempre satisfatório. Sua acuidade é regular. Parcialmente satisfatório. Apresenta erros ocasionais. Nunca satisfatório. Apresenta grande número de erros.
    Conhecimento do trabalho
    Grau de conhecimento do trabalho
    Conhece todo o necessário e aumenta sempre seus conhecimento Conhece o necessário Conhecimento suficiente do trabalho Conhece parte do trabalho. Precisa de treinamento Tem pouco conhecimento do trabalho.
    Cooperação
    Atitude com a empresa, com a chefia e com os colegas
    Possui excelente espírito de cooperação. Voluntarioso Dá-se bem em trabalho de equipe. Procura colaborar Colabora normalmente em trabalho de equipe. Não demonstra boa vontade. Só colabora quando muito necessário. Mostra relutância em colaborar
  • Além dos ótimos comentários, deixo aqui a minha colaboração visual:

  • b) Escalas gráficas: É um formulário de dupla entrada, no qual as linhas

    representam os fatores que estão sendo avaliados e as colunas o grau

    de avaliação. Os fatores correspondem às características que se deseja

    avaliar  em  cada  funcionário  e  devem  ser  definidos  de  maneira  clara,

    sintética e objetiva. Os graus de variação indicam

    quão satisfatório é o desempenho do empregado em relação a cada

    um dos fatores.

    Vantagens:  método  simples,  não  exige  treinamento  intenso  dos

    avaliadores,  fácil  tabulação,  apresenta  mais  objetividade  que  os

    relatórios.

    Desvantagens:  Apenas  classifica  os  funcionários  em  bons,  médios  ou

    fracos, sem oferecer maiores esclarecimentos acerca das necessidades

    de treinamento e potencial de desenvolvimento.

  • CORRETA!

     

    São elaboradas como uma tabela de dupla entrada onde os fatores de avaliação ocupam as linhas e os graus de medição do desempenho ocupam as colunas. Neste contexto, os fatores representam os critérios de avaliação que a organização levará em conta e os graus de medição indicam as “notas” que poderão ser atribuídas ao funcionário avaliado em cada critério.

     

    Se, por exemplo, uma organização escolhe a “pontualidade” como um critério de avaliação a ser utilizado, ela está demonstrando para todos os seus funcionários, independentemente do cargo ocupado, que este é um aspecto do comportamento que é bastante desejado.

     

    Após a escolha dos fatores, a organização deve realizar a graduação dos graus de avaliação (notas) que poderão ser atribuídos aos seus funcionários. Geralmente são utilizados de três a cinco graus (ex.: excelente, bom, regular, ruim, péssimo).
     

    Prof. Carlos Xavier

  • Exatamente. O método da escala gráfica se utiliza de um formulário de dupla entrada, em que em uma delas está o critério a ser avaliado e na outra a nota a ser atribuída, em forma de graduação. Logo, item correto.

    Gabarito: C