-
GABARITO: LETRA A
A) Entretanto, registram-se divergências sobre o recorte exato das idades dos millennials. → frase correta, temos uma voz passiva sintética (se), dessa forma o verbo está correto, visto que o sujeito paciente está no plural "divergências"; Divergências são registradas (passiva analítica).
B) Os especialistas concordam que se tratam de pessoas exigentes e autênticas. → temos um sujeito indeterminado, o qual é marcado por um verbo intransitivo + terceira pessoa do singular + o "se" sendo um índice de indeterminação do sujeito, logo sujeito no singular: trata-se de pessoas.
C_ Nesse grupo, os que trabalham ou estudam é maioria, além de estar engajado em causas sociais. → temos o pronome demonstrativo "os" (equivale a "aqueles") e o pronome relativo "que" retoma esse pronome demonstrativo, que está no plural, logo verbo vai ao plural: são maioria; estarem engajados.
D) Evidenciam-se que pesquisas sobre a Geração Y a considera importante para definir perfis de consumo. → o "se" é uma partícula apassivadora, marca uma voz passiva sintética, sujeito oracional (que pesquisas sobre a Geração Y a considera importante para definir perfis de consumo), ou seja: Evidencia-se ISSO/ ISSO é evidenciado, logo sujeito deveria estar no singular; as pesquisar a CONSIDERAM.
E) É bastante variável, de acordo com o grupo social, os objetos de desejo desses indivíduos. → temos um sujeito posposto ao verbo, na ordem direta: Os objetos de desejo desses indivíduos são bastante variáveis (sujeito simples com núcleo no plural "objetos", logo verbo no plural).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Assertiva A
adversativas
(tem que Vir entre Virgulas)
-
Atentem-se para o enunciado da questão. A redação não deixa dúvidas: há que se avaliar a concordância. Exclusivamente a concordância. Não importa se as alternativas carecem de vírgula, ponto, acento ou incorrem em erro de ortografia, regência verbal ou nominal, etc., pois importa tão somente a concordância (verbal ou nominal, visto que não houve especificação). Esta última é plenamente respeitada na alternativa A.
Letra A
-
GABARITO LETRA A
OBS: Os objetos de desejo desses indivíduos são bastante variáveis. A palavra BASTANTE veio como advérbio, portanto NÃO varia.
-
não entendi o erro da alternativa B
-
GABARITO (A)
A) Entretanto, registram-se divergências sobre o recorte exato das idades dos millennials. (gabarito)
B) Os especialistas concordam que se tratam de pessoas exigentes e autênticas. (O -se é um Índice Indeterminante do sujeito, ou seja, o sujeito é indeterminado, devendo o verbo ficar no singular)
C) Nesse grupo, os que trabalham ou estudam é maioria, além de estar engajado em causas sociais. (Verbo ser "é" deveria estar no plural, pois o sujeito - os que trabalham ou estudam - está no plural)
D) Evidenciam-se que pesquisas sobre a Geração Y a considera importante para definir perfis de consumo. (Evidencia-se isso, temos um sujeito oracional, quando temos um sujeito oracional, o verbo ficará na 3º pessoa do singular)
E) É bastante variável, de acordo com o grupo social, os objetos de desejo desses indivíduos. (Na ordem direta: Os objetos de desejo desses indivíduos são bastante variáveis, ou seja, verbo deve estar no plural pois o sujeito deslocado está no plural)
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21
-
josé renato, geralmente quando o verbo tratar vem antes de DE, ele ficara no singular
-
A) Entretanto, registram-se divergências sobre o recorte exato das idades dos millennials. CORRETA
B) Os especialistas concordam que SE TRATA de pessoas exigentes e autênticas.
C) Nesse grupo, os que trabalham ou estudam SÃO maioria, além de ESTAREM ENGAJADOS em causas sociais.
D) EVIDENCIA-se que pesquisas sobre a Geração Y a considera importante para definir perfis de consumo.
E) SÃO bastante VARIÁVEIS , de acordo com o grupo social, os objetos de desejo desses indivíduos.
-
VTI, VL ou VI + "se" = indeterminação do sujeito, devendo o verbo ficar no singular
-
-
A) Entretanto, registram-se divergências sobre o recorte exato das idades dos millennials. CORRETA
B) Os especialistas concordam que SE TRATA de pessoas exigentes e autênticas.
C) Nesse grupo, os que trabalham ou estudam SÃO maioria, além de ESTAREM ENGAJADOS em causas sociais.
D) EVIDENCIA-se que pesquisas sobre a Geração Y a considera importante para definir perfis de consumo.
E) SÃO bastante VARIÁVEIS , de acordo com o grupo social, os objetos de desejo desses indivíduos.
-
Complementando os comentários em relação à letra B.
Na construção trata-se de, o verbo tratar atua como verbo transitivo indireto, com regência da preposição de, e a partícula se atua como um índice de indeterminação do sujeito.
Uma vez que a concordância verbal é feita com base no sujeito, é indiferente que o complemento indireto venha no singular ou no plural. Havendo um sujeito indeterminado, a concordância verbal é sempre feita com a 3.ª pessoa do singular.
-
Vi essa dica aqui e mudou a minha vida. É só colocar a pergunta na ordem direta