SóProvas


ID
3103141
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Leia o texto abaixo: 

A cômodo ele começou, nesse dia, nessa hora; não esbarrou mais. Achou de ir ver o lugar da cova, e as armas e trens que Medeiros Vaz (1), essas determinou que, o morto não tendo parentes, então para os melhores mais chegados como lembrança ficassem: as carabinas e revólveres, a automática de rompida e ronco, punhal, facão, o capote, o cantil revestido, as capangas e (2), as (3) de trespassar. Alguém disse que o cavalo grande, murzelo-mancho, devia de ficar sendo dele mesmo. Não quis. Chamou Marcelino Pampa, a ele fez donativo grave: - Este animal é vosso, Marcelino, merecido. Porque eu ainda estou para ver outro com igual (4) e caráter!” Apertou a mão dele, num toques. Marcelino Pampa dobrou de ar, (5). Desse fato em diante, era capaz de se morrer, por Zé Bebelo. Mas, para si mesmo, Zé Bebelo guardou somente o pelego berbezim, de forrar sela, e um bentinho milagroso, em três baetas confeccionado.

(Rosa, J.G. Grande Sertão: Veredas (vol. II). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994 [1956], p. 121-122) 

Assinale a alternativa que contenha a grafia correta das palavras numeradas: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Gabarito com ressalvas; com uma breve pesquisada encontramos divergências entre "alforges" e "alforjes", visto que ambas palavras estão corretas, para vários dicionários, mas o carro-chefe é o VOLP (Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa), e o VOLP só registra "alforje".

    A) (1) deixava – (2) alforjes – (3) cartucheiras – (4) siso – (5) perturbado.

    B) (1) deixava – (2) alforges – (3) cartucheiras – (4) siso – (5) perturbado.

    C) (1) deixava – (2) alforjes – (3) cartuxeiras – (4) sizo – (5) pertubado. → o correto é, respectivamente: cartucheiras, siso e perturbado.

    D) (1) deichava – (2) alforges – (3) cartucheiras – (4) sizo – (5) perturbado. → o correto é: deixar (deixava); siso.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • GABARITO A

    Para quem tiver interesse:

    Um alforje ou alforge é um tipo de bolsa, usualmente preso a uma sela, usado para transporte de objetos em animais como o cavalo e o asno.

    ob.: uma palavra com dupla grafia, conforme já mencionado pelo nosso colega Arthur

    bons estudos.

  • O substantivo "alforje", no Brasil, NÃO se grafa com "g". Esta última usa-se APENAS em Portugal. Caso idêntico ocorre com "berinjela", grafada com "j" no Brasil, mas com "g" em Portugal.