SóProvas


ID
3104128
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira (24/05) que vai deixar o cargo em 7 de junho. A renúncia foi anunciada após a líder do Partido Conservador fracassar na condução do Brexit, processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

(Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em 25.mai.2019)


Sobre o Brexit é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Arranjos geopolíticos internacionais como a formação de blocos com a entrada ou saída de novos membros são um tema clássico desse tipo de questão. O texto trata da renúncia da primeira ministra britânica que não obteve sucesso nas negociações com a União Europeia após a consulta popular que decidiu pela saída da Grã Bretanha do bloco o chamado Brexit.  
    O enunciado procura a afirmativa correta sobre o processo o que significa a importância de conhecer o tema além das informações mais óbvias e simples.  


    A) De fato há grande dificuldade me obter acordo até porque nenhum país havia saído da UE ainda e não se sabia como conduzir o processo complexo e inédito. Mas o valor citado é irrelevante perto das economias britânica e europeia intra bloco.

    B) Não há previsão para a realização de novo plebiscito apesar de pesquisas de opinião apontarem certo grau de arrependimento entre os que votaram favorável à saída.  

    C) O processo é complexo porque envolve a renegociação de acordos de vários tipos que compõem um bloco de forte integração como a UE e há certo interesse em que seja desvantajoso para os britânicos sua saída de forma a reduzir a possibilidade de novos membros cogitarem o mesmo. ALTERNATIVA CORRETA



    D) O ponto mais sensível diz respeito a regras tarifárias que podem dificultar o funcionamento de empresas que atuem em ambos os territórios e pode levar ao fechamento da operação em um dos locais causando desemprego. A situação de britânicos no continente e demais europeus da UE na GB também é complexa.  A fronteira terrestre em comum que será entre a Irlanda, o país, não confundir com a Irlanda do Norte,  território britânico e a GB também é um problema de difícil resolução. 


    E) As notícias sobre o tema dizem exatamente o contrário.

    Considerações finais:

    Apesar do Brexit  ter sido um processo histórico e complexo se arrastou por tanto tempo que os prazos venceram e acabou realizado sem grandes avanços nas negociações levando a UE a considerar juridicamente a GB algo próximo de um país vizinho como qualquer outro o que pode gerar prejuízos para os Britânicos.
     Gabarito: C 
  • a) Não há pendência financeira da União Europeia para o Reino Unido em relação ao processo do Brexit. ITEM INCORRETO.

    b) Não haverá um novo plebiscito. O povo já se manifestou em 2016 e após quando escolheu políticos favoráveis à saída do Reino Unido da União Europeia. ITEM INCORRETO.

    c) Os entraves para a conclusão do Brexit relacionam-se aos pontos levantados no item: questões sociais, econômicas, financeiras e de delimitação de fronteiras, especialmente entre a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, e a Irlanda, que não faz parte do Reino Unido mas é membro da União Europeia. ITEM CORRETO.

    d) Errado. Os pontos mais sensíveis são os apontados na letra c. ITEM INCORRETO.

    e) É o contrário. Várias empresas atualmente sediadas no Reino Unido já anunciaram a retirada do país por causa do Brexit. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C