SóProvas


ID
3104173
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Departamento de Pessoas de uma empresa prestadora de serviços públicos possui como orientação tratar seus funcionários como importantes recursos organizacionais. Contudo, o supervisor deste departamento percebeu que ocorria um gradativo distanciamento e distração das pessoas em relação às tarefas desempenhadas, uma vez que esse tipo de tratamento não levava em consideração as

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    B)motivações e os objetivos pessoais.

  • Gabarito B

    O funcionário era visto como uma ferramenta, ou seja, um instrumento para a realização da tarefa.

  • Essa aí poderia ser respondida por eliminação:

    Como o problema da questão afeta todos, a resposta não poderia ser algo relativo somente às equipes (alternativa C), nem aos líderes (alternativa D).

    As duas alternativas erradas mais respondidas foram A e E, que justamente colocaram a causa do problema no departamento de pessoas. A meta do departamento e as capacidades dele não interferem em todos da organização. Teve gente que marcou essas talvez porque não viu que o distanciamento e distração das pessoas eram da uma organização como um todo e não de um departamento e que o único departamento citado era o de RH. Portanto, não poderiam ser a resposta.

    Portanto, a alternativa correta é a B.

  • Nossa obrigada pela excelente análise Anderson lima,foi esse justamente o erro no qual eu incorri, a alternativa "b" foi a primeira que eu eliminei rsrs errando e aprendendo.

    GABA "b"

  • Eu entendi que como eram importantes recursos, eram tratados pelo lado mais humanizado, ou seja: eram motivados. entendi ao contrário

  • SE o chefe era orientado pela organização para "tratar seus funcionários como importantes recursos organizacionais", eu entendo que seja uma liderança voltada para pessoa e SE assim fosse, penso que haveria mais tendência de ser um líder democrático, que busca motivar e olhar para os objetivos individuais. 

    A questão também afirma que ocorria um gradativo distanciamento e distração das pessoas em relação às tarefas, me fazendo crer que talvez fosse pelo fato de ter muita ênfase nas pessoas.

    Pude, inferir, assim, que a tendência de liderar era voltada ao estilo "clube de campo", cujos funcionários, então, faltavam com comprometimento às metas e ao desempenho do departamento.

    SE o líder fosse autocrático, voltado para as tarefas, certamente não haveria o distanciamento dessas.

    Sinceramente, não consegui chegar ao cerna da questão para o gabarito apontado:B

  • O funcionário pode até ser bem tratado na organização, mas apenas isso não é suficiente para motivá-lo.

    Se não há identificação com a tarefa, tende-se a evitá-la. Isso vai ao encontro da Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, em que o conteúdo do cargo é que motiva, diferente da remuneração, que apenas evita a insatisfação.

  • Gabarito: B

    A questão cobra conhecimento sobre Motivação das pessoas sob a ótica de Recursos Humanos.

    Quando os indivíduos são vistos como mero recursos organizacionais, suas habilidades, conhecimentos e capacidades são notados sob o ponto de vista da produtividade para a organização.

    Contudo, não se observa o ser humano e suas particularidades, personalidades, motivação, histórias e objetivos pessoais.

    @adm.semduvida

  • Os funcionários eram tratados todos da mesm forma. Não levavam em consideração os desejos/ objetivos de cada um
  • O meu entendimento foi o mesmo do Daisy Winner! Que estava mais voltado para pessoas!

    Mas é isso meu povo, errando e errando e aprendendo com o erro.

    Vai dar certo!