SóProvas


ID
3104302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo masculino, com quarenta e cinco anos de idade, ex-tabagista, encontra-se internado na enfermaria após ter sido submetido à mastectomia radical modificada à Madden e biópsia de linfonodo sentinela à direita devido a câncer de mama diagnosticado um mês antes. O paciente queixa-se de dormência na região medial do braço e axila direita e medo de movimentar o braço direito.

Considerando o caso clínico precedente e os cuidados no pré-operatório e no pós-operatório de mastectomias, julgue o próximo item.


A queixa do paciente relacionada à dormência na região do braço sugere lesão do nervo torácico longo, sendo indicada, nesse caso, terapia de estímulo com diferentes texturas.

Alternativas
Comentários
  • A lesão mais comum nesse tipo de cirurgia é do n. acessório.

  • A cirurgia pode lesionar o nervo torácico longo, mas a consequência é escapula alada.

  • O músculo serrátil anterior recebe inervação apenas do nervo torácico longo. A lesão desse nervo leva à paralisia do músculo, ocasionando alteração da estabilidade e força do ombro. Dor ou desconforto no ombro, região cervical e escápula, com piora durante as atividades ou quando direcionam a cabeça para um lado e elevam o braço afetado contralateral.  O paciente pode se queixar de alteração escapular, como escápula alada ou de instabilidade glenoumeral, bursite subacromial, assim como história de envolvimento com esportes de arremesso com uso repetitivo do ombro.