SóProvas


ID
3104311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo masculino, com cinquenta e oito anos de idade, com diagnóstico de câncer de orofaringe, foi submetido à cirurgia para ressecção tumoral, com esvaziamento cervical à esquerda seguido de radioterapia concomitante a quimioterapia. Esse paciente apresentou abertura de boca de 18 mm — distância interincisivos —, radiodermite aguda grau 3 em região cervical e ombro esquerdo caído.

Considerando esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.


Embora o paciente apresente trismo, é provável que ele não apresente alterações relacionadas a atividades como higiene oral, fala e alimentação.

Alternativas
Comentários
  • constrição mandibular devido à contratura involuntária dos músculos mastigatórios, que se constitui em um dos sinais característicos do tétano.

  • trismo pode ser causado por danos nos músculos e/ou nos nervos responsáveis pela abertura e fechamento da boca para a mastigação e pode ser intra-articular ou extra-articular. Dentre outras, as causas intra-articulares do trismo.

    Vale destacar que uma abertura de boca maior que 3 centímetros é considerável normal, o que equivale ao tamanho de 3 dedos entre os dentes incisivos. No trismo as aberturas ficam menores que 2,5 centímetros, o que leva a dificuldades na alimentação, fala e higiene oral adequada.