SóProvas


ID
3105874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (PNAD), a asma atinge 6,4 milhões de brasileiros, sendo as mulheres as mais acometidas pela doença, que é responsável por mais de 100.000 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.


Os agonistas beta-2 adrenérgicos de ação curta, classificados como simpatomiméticos, são agentes de inalação e constituem a primeira opção para o alívio de crises instaladas em todos os estágios da asma, por sua ação ter rápido início (cinco minutos ou menos), pico entre trinta e sessenta minutos e duração de quatro a seis horas.

Alternativas
Comentários
  • Beta-agonista de curta duração (Fenoterol, Salbutamol ou Terbutalina) Via adm (Inalatória ou oral) duração (4 a 6 horas).

    Beta-agonista de longa duração (Formoterol ou Salmeterol) via (Inalatória) duração (12 horas)

  • Os agonistas dos receptores β2 adrenérgicos são os broncodilatadores mais usados no tratamento do asmático. Os β2-agonistas são divididos em dois grupos: de ação curta (Fenoterol, Salbutamol ou Terbutalina) e de ação prolongada. Esses últimos são subdivididos em dois subgrupos: os long-acting β2 agonists (LABA, β2-agonistas de longa duração), com 12 h de efeito (Formoterol ou Salmeterol), e os de ultralonga duração, cujo efeito se estende por 24 h (Indacatero).

    FONTE: http://www.sopterj.com.br/wp-content/themes/_sopterj_redesign_2017/_revista/2012/n_02/10.pdf