SóProvas


ID
3106000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue o item subsequente.


As fluorquinolonas são antibióticos tempo-dependentes que diferem dos beta-lactâmicos, cuja atuação é dependente da concentração e cujo efeito é pós-antibiótico.

Alternativas
Comentários
  • Classificação

    A partir dos estudos farmacodinâmicos os antimicrobianos podem ser classificados em:

    Antimicrobianos tempo-dependentes:

    São aqueles que têm sua ação regida pelo tempo de exposição das bactérias às suas concentrações séricas e teciduais. A ação destes antimicrobianos independe dos níveis séricos que atingem, mas dependem do tempo que permanecem acima da concentração inibitória mínima para esse microrganismo. Neste grupo encontram-se:

    vancomicina beta-lactamicos.

    Antimicrobianos concentração ou dose-dependentes

    Por outro lado, os antimicrobianos concentração ou dose-dependentes (aminoglicosídeos e fluoroquinolonas) são aqueles que exibem propriedades de destruição de bactérias em função da concentração, isto é: Quanto maior a concentração da droga, mais rápida a erradicação do patógeno.

    Efeito pós-antimicrobiano

    efeito pós-antimicrobiano reflete a manutenção da supressão de crescimento bacteriano mesmo quando as concentrações séricas do fármaco já são inferiores à CIM.

    Exemplo: microrganismos gram-negativos expostos aos aminoglicosídeos.

    Esta é uma razão a mais para o uso desses antimicrobianos em dose única.

    Lembre-se:

    A maioria dos β-lactâmicos não apresenta efeito pós-antimicrobiano.

    O intervalo de administração será dependente da meia-vida de cada droga.

  • ERRADA!

    O erro consiste no fato de que os B-lactamicos não possuem efeitos pós antibiótico!

    O efeitos pós- antibiótico reflete a manutenção da supressão de crescimento bacteriano mesmo quando as concentrações séricas do fármaco já são inferiores à CIM. Exemplo: microrganismos gram-negativos expostos aos aminoglicosídeos. Esta é uma razão a mais para o uso desses antimicrobianos em dose única.

    Lembre-se:

    A maioria dos β-lactâmicos não apresenta efeito pós-antimicrobiano.

    O intervalo de administração será dependente da meia-vida de cada droga.

  • respondo CERTO com total confiança

    primeira linha do comentário mais curtido... "Questão difícil!!"

    Eu: PERDEMO +1

  • Fluorquinolonas são concentração-dependentes e Beta-lactâmicos são tempo-dependentes.

  • Os conceitos farmacocinéticos estão invertidos na questão, assim como o erro em relação ao efeito pós antibiótico:

    Os antimicrobianos concentração ou dose-dependentes (aminoglicosídeos e fluoroquinolonassão aqueles que exibem propriedades de destruição de bactérias em função da concentração, isto é: Quanto maior a concentração da droga, mais rápida a erradicação do patógeno.

    Já os com os antimicrobianos tempo-dependentes, quanto maior o tempo que a concentração sérica deste antimicrobiano permanecer acima da CIM para a bactéria, melhor será a sua atuação. Como exemplo, temos os antimicrobianos β-lactâmicos, vancomicina, linezolida e clindamicina.

    Fonte: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo1/propriedades5.htm#:~:text=Por%20outro%20lado%2C%20os%20antimicrobianos,r%C3%A1pida%20a%20erradica%C3%A7%C3%A3o%20do%20pat%C3%B3geno.