-
Acho que o enunciado está errado porque a clonidina não é beta-bloqueador. Agora se o enunciado queria afirmar que assim como a clonidina a retirada abrupta do tratamento tem um risco de efeito rebote. Ou melhor, que a dose deve ser reduzida gradualmente. Na minha opinião caberia recurso. Atua através da ativação central de receptores alfa-2 adrenérgicos
-
Pergunta mal formulada...
-
Boa pergunta. Tentou confundir.
-
CONCORDO, SUPER MAL FORMULADA A QUESTÃO.
-
Causa hipotensão de rebote, após descontinuação da clonidina. Obs: ocorre quando os betabloqueadores e a clonidina são usados de maneira concomitante.
-
Os betabloqueadores podem exacerbar a hipertensão de rebote que pode se seguir à retirada da clonidina. Se os dois medicamentos forem coadministrados, o betabloqueador deve ser retirado vários dias antes da clonidina.
-
CERTO
Efeito rebote dos fármacos modernos: evento adverso grave desconhecido pelos profissionais da saúde
"Drogas utilizadas no controle da hipertensão arterial (agonistas alfa-2 adrenérgicos (CLONIDINA), beta-bloqueadores, inibidores da ECA, inibidores da MAO, nitratos, nitroprussiato de sódio, hidralazina, dentre outros) podem despertar hipertensão arterial rebote após cessar o efeito biológico primário".
FONTE: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302013000600019
-
A construção não está clara.