SóProvas


ID
3106765
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Depois da Semana de Arte Moderna de 1922, surge em São Paulo o movimento antropofágico, com a publicação do “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, em 1924, criado pelo escritor Oswald de Andrade. Os artistas “antropofágicos” ofereciam uma via para a arte nacional avessa à imitação do padrão artístico europeu, o qual tomava conta da cultura letrada do período. O movimento antropofágico propunha que a relação dos artistas e pensadores com a cultura europeia poderia ser revista por meio de um processo de “devoração”, “digestão” e “deglutição” das influências estrangeiras. Em outras palavras, os antropofágicos acreditavam que as tendências estrangeiras eram benéficas ao desenvolvimento da cultura brasileira, desde que fossem criativamente reestruturadas de acordo com questões e demandas presentes na nossa cultura.


Considerando os movimentos que refletiram sobre a produção artística brasileira a partir do início do século XX, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Deglutição, ato de engolir.

    Aceitar influências estrangeiras e depois fazer do seu jeito.

    Letra C

  • O período retratado é o de busca por uma identidade nacional após tantos anos de República no Brasil. Diante da grande dúvida sobre qual seria nossa identidade e forma de fazer arte, os modernistas propuseram um "manifesto antropofágico", no qual se apresenta a ideia do canibalismo artístico nacional. Assim como índios comeiam seus inimigos acreditando que assim ganhavam seus aspectos positivos, a arte brasileira, por sua vez,  devoraria a arte européia e regurgitaria algo novo, na mescla entre o que é profundamente nosso, de nossas entranhas, com aquilo que nos é alienígena, que nos vem de fora, mas é assimilado.
    A resposta é letra C.

    As letras A e D estão erradas, pois desconsideram as críticas à assimilação e cópia da arte europeia eram parte fundamental do movimento modernista. Artistas como Tarsila do Amaral, Oswald e Mario de Andrade conheciam muito de práticas culturais brasileiras emanadas de seu povo e as valorizavam.
    A letra B está errada, pois os modernistas não eram toda a cultura letrada da década de 1920 e nem eram os mais revolucionários.
    A letra E está errada por definição. Barroco é uma arte tradicional, vinculada à Igreja e ao período colonial, enquanto que modernismo pressupõe sua superação, não sua defesa.

    Gabarito: Letra C.
  • superar as influências de acordo com a nossa cultura . Essa reestruturação eminente é vista nas propostas dos modernistas.

  • Os modernistas queriam criar uma identidade nacional, já que no decorrer da história, o brasil foi influenciado a reproduzir a arte europeia .

    LETRA C

    APMBB

  • "Os artistas “antropofágicos” ofereciam uma via para a arte nacional avessa à imitação do padrão artístico europeu"