A genética explica os seres vivos apresentarem características semelhantes às do pai e da mãe. Os genes são os responsáveis pela transmissão dos caracteres a cada geração. Dentro do núcleo de cada célula estão os cromossomos, que são corpúsculos compactos em forma de bastonetes. A espécie humana apresenta 44 autossomos e 2 cromossomos sexuais (XX para sexo feminino, XY para sexo masculino), totalizando 46 cromossomos, e apenas os sexuais carregam informações genéticas relacionadas ao sexo. Erros durante a divisão celular podem alterar os cromossomos da célula numericamente ou estruturalmente. As alterações numéricas pode ser:
• euploidia: redução ou aumento em toda coleção de cromossomos.
• aneuploidia: o número de certo cromossomo sofre alteração para mais ou para menos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
Na síndrome de Klinefelter, o cromossomo X é duplicado, formando XXY (3 cromossomos sexuais) + 44 cromossomos autossomos. De acordo com a questão, temos características XA - preta e Xa - laranja, heranças ligadas ao sexo.
Para os gatos apresentarem a pelagem preta e laranja (X
A preta e X
a laranja), ocorrendo a síndrome de Klinefelter, eles deverão ter
2 cromossomos X e um cromossomo Y, cada cromossomo X carregando sua característica preta ou laranja.
a) XAXAY. Dois cromossomos X apenas com característica preta. Incorreta.
b) XAXaY. Dois cromossomos X, um com característica preta e outra laranja, e um cromossomo Y. correta.
c) Xa Xa YA. Dois cromossomos X apenas com característica laranja e um cromossomo Y (mas ele não carrega característica). Incorreta.
d) XAYY. Um cromossomo X com característica preta e dois cromossomos Y. Incorreta.
e) Xa YAYA. Um cromossomo X com característica laranja e dois cromossomos Y (não carregam característica). Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.