-
A questão é sobre concordância verbal. Queremos a alternativa correta quanto ao uso da regra.
A) 55% dos entrevistados menciona que os animais de estimação melhoram o seu estado de saúde e proporcionam mais relaxamento para sua vida.
Incorreta. Deveria está no plural parar concordar com o nome ou a porcentagem.
Forma correta: mencionam
b) embora exista limitações, as células saudáveis vizinhas às afetadas podem assumir parte da função dos neurônios danificados.
Incorreta. Deveria concordar com o sujeito que está no plural.
Forma correta: existam
c) Algumas situações, como a separação dos pais, uma mudança de residência, cidade ou escola, ou até mesmo o luto, pode desencadear um quadro de estresse na criança.
Incorreta. Deveria concordar com o sujeito que está no plural.
Forma correta: podem
d) Nas atividades prazerosas, há mecanismos cerebrais que trabalham a favor da concentração, pois mantém o sujeito em um estado mental agradável.
Incorreta. Mantêm é a forma pluralizada desse verbo, o que faz a retomada do termo que sublinhei e está no plural.
e) Os lapsos de memória são comuns e não significam, obrigatoriamente, a existência de doenças.
Correta. Tudo certo aqui, os verbos concordam com o sujeito plural.
GABARITO E
-
GABARITO: LETRA E
A) 55% dos entrevistados menciona que os animais de estimação melhoram o seu estado de saúde e proporcionam mais relaxamento para sua vida ? concordância deve ser feita com a porcentagem ou com o termo especificado (=ambos no plural, logo, o correto é "mencionam").
B) Embora exista limitações, as células saudáveis vizinhas às afetadas podem assumir parte da função dos neurônios danificados ? o sujeito está posposto ao verbo, está no plural, o correto é "existam".
C) Algumas situações, como a separação dos pais, uma mudança de residência, cidade ou escola, ou até mesmo o luto, pode desencadear um quadro de estresse na criança ? o núcleo do sujeito é "situações", logo, o correto é "podem".
D) Nas atividades prazerosas, há mecanismos cerebrais que trabalham a favor da concentração, pois mantém o sujeito em um estado mental agradável ? o correto é "mantêm" (=concordando com o termo "mecanismos").
E) Os lapsos de memória são comuns e não significam, obrigatoriamente, a existência de doenças
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
na A é uma partitiva, então pode sim escrever menciona; ou outros verbos, porém, encontram-se no plural.
-
Totalmente equivocado o comentário do colega Emerson Luiz Balbinot, assim como o do Bruno Cristiano Menezes Souza, pois vejam:
O verbo pode concordar, tanto com o percentual quanto com o termo especificado. Ex
Quando houver percentual acima de 1% obrigatoriamente o verbo deverá vir no plural. Porém, se a percentagem vem com um artigo (o, a, os, as), o verbo tem que concordar com o número. Veja o exemplo:
Os 10% da verba serão encaminhados à educação.
O colega Bruno, até buscou essa explicação, mas no caso exato dessa assertiva não caberia o verbo no singular como ele colocou, exatamente pelos exemplos dados acima.
BONS ESTUDOS!!!
-
55% dos entrevistados menciona que os animais de estimação melhoram o seu estado de saúde e proporcionam mais relaxamento para sua vida.
Embora exista limitações, as células saudáveis vizinhas às afetadas podem assumir parte da função dos neurônios danificados.
Algumas situações, como a separação dos pais, uma mudança de residência, cidade ou escola, ou até mesmo o luto, pode desencadear um quadro de estresse na criança.
Nas atividades prazerosas, há mecanismos cerebrais que trabalham a favor da concentração, pois mantém o sujeito em um estado mental agradável.
Os lapsos de memória são comuns e não significam, obrigatoriamente, a existência de doenças.- GABARITO
-
Para desmistificar os comentários, de acordo com o professor Elias Santana, os númerais, ou seja, percentuais, a partir do 2% são plurais. No caso da alternativa, como 55% é plural, bem como, o sujeito que acompanha também, torna a alternativa A incorreta. Portanto deverá flexionar o verbo.
-
Na A, se fosse: "A maioria dos entrevistados menciona", estaria correta.
-
gab E
a D estaria certa se fosse ''mantêm'' com cento circunflexo
-
Em 18/09/20 às 13:40, você respondeu a opção E.
Você acertou!
Em 19/07/20 às 10:49, você respondeu a opção D.
!
Você errou!
Em 01/06/20 às 08:24, você respondeu a opção D.
!
Você errou!
Foco!
-
O erro da alternativa (a) na verdade, não tem a ver com o quantum de porcentagem. Em qualquer porcentagem, caso ela venha sem artigo e ANTES DO VERBO – surgirá a possibilidade de concordar com a porcentagem – que deverá ir para o plural, quando for mais de 1% ou poderia CONCORDAR COM O SEU ELEMENTO PARTITIVO (dos entrevistados). Só que nesse caso, mesmo concordando com um dos dois, obrigatoriamente, deverá o verbo ficar no plural. Pois tanto 55% COMO SEU ELEMENTO PARTITIVO (PARTE DO TODO) (DOS ENTREVISTADOS) ESTÃO NO PLURAL.
EX: 30% DO PARLAMENTO estão; ou (CONCORDANDO COM OS 30%) 30% ESTÃO.
30 % do parlamento ESTÁ (concordando com o elemento partitivo) O parlamento ESTÁ.
-
Questão que requer muita atenção, principalmente na letra D.
Gabarito E
AVANTE PM&PC/PR
-
Pelo que eu entendi:
A
55% dos entrevistados mencionam que os animais de estimação melhoram o seu estado de saúde e proporcionam mais relaxamento para sua vida. - O verbo seria "mencionam" porque pode concordar ou com "55%" (acima de 1% exige o plural) ou com com "entrevistados".
B
Embora existam limitações, as células saudáveis vizinhas às afetadas podem assumir parte da função dos neurônios danificados. - O verbo deve ser "existam" no plural para concordar com "limitações".
C
Algumas situações, como a separação dos pais, uma mudança de residência, cidade ou escola, ou até mesmo o luto, podem desencadear um quadro de estresse na criança. - "podem" no plural para concordar com "algumas situações."
D
Nas atividades prazerosas, há mecanismos cerebrais que trabalham a favor da concentração, pois mantêm o sujeito em um estado mental agradável. - Aqui observei primeiro que "há" está correto, pois verbo haver no sentido de existir é impessoal e fica sempre no singular. O erro aqui é "mantém" com acento agudo quando o correto é "mantêm", porque tem que ser no plural para concordar com "mecanismos cerebrais".
E
Os lapsos de memória são comuns e não significam, obrigatoriamente, a existência de doenças. - Correto, pois "significam" concorda com "lapsos".
-
acho que o cara que escreve PCPR2021 errou essa.