SóProvas


ID
3109456
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     O Enem e a surdez


      Suscitou alguma celeuma o tema deste ano para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Não se trata decerto de um assunto corriqueiro, mas tampouco se afigura impossível de desenvolver.

      Aqueles que criticam o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) por alegado excesso de dificuldade deveriam ler com mais atenção o caderno de questões. Havia ali elementos suficientes para redigir um texto.

      Eram quatro os itens oferecidos: norma legal sobre o dever de prover educação à pessoa com deficiência; gráfico de queda no número de matrículas de surdos; anúncio sobre preconceito no mercado profissional; e trecho sobre o reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

      Com esse instrumental – e a capacidade indispensável de interpretação –, é possível elaborar ao menos uma exposição básica. Mostra-se frágil o argumento de que o examinado teria de possuir conhecimento prévio do assunto.

     Além disso, a escolha do tema constituiu modo mais inteligente de abordar um debate relacionado a políticas inclusivas sem descambar para os exageros do politicamente correto.

      Ninguém deve ser punido por manifestar opiniões ou esposar valores somente porque se desviam do pensamento dominante. Ouça-se a lição dos surdos em defesa da Libras: liberdade e respeito há em poder falar como se escolhe, não como outros mandam.

                                                   (Editorial. Folha de S.Paulo, 07.11.2017. Adaptado)

Observe as passagens do texto:


• Suscitou alguma celeuma o tema deste ano para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio... (1° parágrafo);

Aqueles que criticam o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais... (2° parágrafo);

Ninguém deve ser punido por manifestar opiniões... (último parágrafo).


Sem prejuízo de sentido ao texto, os pronomes em destaque podem ser substituídos, correta e respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Suscitou alguma celeuma o tema deste ano para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio... (1° parágrafo); ? o uso do artigo definido "a" na letra "a" traz uma especificação, não é o que queremos, queremos um pronome indefinido, logo o pronome "certa", na letra "e", substitui adequadamente esse item.

    Aqueles que criticam o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais... (2° parágrafo); ? esse foi o primeiro que usei para eliminar; o pronome demonstrativo "aqueles" equivale ao pronome demonstrativo "os ? aqueles"; ficamos entre "a" e "e";

    Ninguém deve ser punido por manifestar opiniões... (último parágrafo).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Eu não conhecia algumas palavras da primeira linha, portanto, seguem definições caso alguém tenha as mesmas dúvidas que eu:

    Suscitar é um verbo que significa o mesmo que causar, provocar ou originar algo ou alguma coisa.

    Celeuma significa alarido, falatório, balbúrdia, som de vozes, barulho, gritaria. É um clamor de vozes resultado de um tumulto de uma confusão, de uma discórdia.

  • Complemento:

    Para quem ficou na dúvida é válida a anotação:

    Certa(o) é pronome indefinido quando antecede substantivo

    Certo Garoto usou gorro de natal.

    Agora quando o certo estiver após o substantivo será adjetivo.

    Cálculo certo.

    Fonte: J. Carlos Flauzino , português, concursos públicos.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Segui o seguinte raciocínio:

    Na primeira frase temos o pronome indefinido alguma, então procurei nas alternativas um pronome tbm indefinido, assim ficamos com as letras B, D e E. Aqueles é pronome demonstrativo, procurei um pronome demonstrativo nas alternativas, o que nos deixa entre a letra B e E. Por último o pronome ninguém é indefinido e quer dizer pessoa nenhuma. Na alternativa B diz que tem algum ser humano, uma ideia contrária a do pronome ninguém, assim ficamos com a letra E : Ser humano algum. Traz a mesma ideia do pronome ninguém.