SóProvas


ID
3110503
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

Estudo encontra resíduos de agrotóxicos na água de 22 municípios de SC

Um estudo feito a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encontrou resíduos de agrotóxicos em amostras de água do abastecimento público de 22 municípios do estado. Foram achadas até substâncias banidas na União Europeia. O estudo contemplou 100 coletas em 90 cidades catarinenses.
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) diz em nota que “nenhuma amostra de água coletada na saída de suas estações de tratamento, em todo o Estado de Santa Catarina, apresenta qualquer inconformidade. Todas as amostras coletadas atendem à Consolidação Número 5 do Ministério da Saúde, portaria que define os padrões de potabilidade da água. Sendo assim, a Companhia reitera que a água distribuída nos municípios do Sistema Casan está completamente dentro dos níveis de potabilidade exigidos”. 
A coleta e a análise das amostras foi feita entre março e outubro de 2018. O parecer técnico foi feito pela professora Sonia Corina Hess, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela explicou que as amostras foram coletadas pelo MPSC, que mandou os resultados para que ela fizesse a análise.
Sobre os resultados, ela afirmou que “substância tóxica na água é óbvio que vai ser perigoso” e que “limites seguros são muito relativos”.
No total, foram achadas nas amostras sete substâncias banidas na União Europeia (UE). Em 13 dos 22 municípios, foram encontrados resíduos de mais de um agrotóxico.
Segundo o relatório, um dos achados que mais chamou a atenção foi o caso de Coronel Freitas, no Oeste, cuja água é obtida de um manancial subterrâneo. No município, foram encontrados resíduos de dois agrotóxicos que tiveram uso proibido na UE desde 2004 por causa dos danos à saúde humana.

Disponível em: . Acesso em: 03 set.2019. [Fragmento adaptado].

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Fazem vinte anos que tia e sobrinha se conheceram; eu também conheci uns sobrinhos meus, a maioria eram da mesma idade e alguns até mais velhos ? temos o verbo "fazer" indicando tempo decorrido, sendo um verbo impessoal, não devendo ser flexionado, o correto é: faz vinte anos...

    B ) Soube-se depois que, enquanto os parlamentares buscavam superar algumas arestas sobre a reforma da previdência, reuniu-se às pressas, no Palácio da Alvorada, representantes do governo para definir estratégias que pudessem fazer membros da base desistir de impor a liberação de emendas parlamentares. ? temos um sujeito posposto ao verbo e um adjunto adverbial de lugar intercalado por vírgulas para tentar confundir, na ordem direta: Representantes do governo reuniram-se (sujeito simples com núcleo no plural, verbo vai ao plural).

    C) Um dos ganhos das policlínicas é o acesso facilitado a exames de média complexidade, que antes era necessário encaminhamentos para hospitais e grandes centros urbanos. ? o correto seria: encaminhamentos eram necessários; novamente um sujeito posposto ao verbo.

    D) Analistas ouvidos pelo Valor indicam que a mudança na política de concessão de aval pelo Tesouro Nacional a partir de 2015 e o alto comprometimento das receitas estaduais com despesas correntes, especialmente as de pessoal, estão entre os fatores que levaram à queda de investimentos em Santa Catarina. ? correto.

    E) Penetrei em uma festa de aniversário de uma riquinha, pagamos de amigos dela, viramos segurança na porta e depois curti a festa até o final. ? temos uma incoerência no uso das pessoas verbais, o quê causa prejuízo de sentido, logo, deve-se optar pelo uso da primeira pessoa do singular ou a primeira pessoa do plural.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Estuda o passado se queres prognosticar o futuro.

  • Complementando o comentário do colega.

    São VERBOS IMPESSOAIS (sem sujeito) + ficam SEMPRE no SINGULAR:

    1) HAVER = no sentido de existir, acontecer e tempo decorrido

    2) FAZER = indicando tempo

    3) FENÔMENOS DA NATUREZA.

  • complementando as respostas do Rodrigo:

    c: Um dos ganhos das policlínicas é o acesso facilitado a exames de média complexidade, que antes era necessário encaminhamentos para hospitais e grandes centros urbanos.

    Não seria: o acesso facilitado aos exames? Facilitei "o que?" = o acesso; "A que"? aos exames

  • Virgínia Gaya Cabido, é que nesse caso o artigo fica elíptico. Por isso, se fosse palavra feminina não aconteceria a crase. Tem a preposição mas não tem o artigo.

  • Se parar para pensar, a alternativa E não está errada. Qual é o problema em eu dizer, por exemplo: EU E MEU PAI fomos ao estádio, assistimos ao jogo e EU gostei bastante.

    É exatamente isso que ocorre na alternativa E, porém com os sujeitos [nós, eu] ocultos. Não creio que exista aí um ERRO DE CONCORDÂNCIA.

    Não errei a questão mas fiquei com essa dúvida sobre estar realmente errada ou não.