SóProvas


ID
3111862
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Embora os funcionários de uma organização prestadora de serviços de saneamento básico municipal tenham condições confortáveis de trabalho e segurança, um gestor observou que estes fatores não têm aumentado os níveis de motivação e satisfação no trabalho. Baseado na teoria dos dois fatores, de Herzberg, trata-se de fatores:

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos dois fatores de Herzberg

    Fatores higiênicos: Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

    Fatores motivacionais: Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

    fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

  • Gabarito letra "C"

    Fatores higiênicos estão ligados a condições de trabalho q n traz motivação.

  • Gabarito: C

    Fatores higiênicos não geram satisfação.

  • Gab C

    Fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

  • Gabarito: C

    Segundo Herzberg, condições confortáveis de trabalho e segurança são fatores higiênicos e não geram MOTIVAÇÃO, apenas a NÃO INSATISFAÇÃO.

  • A teoria de Herzberg propõe que existem dois grupos de fatores capazes de afetar o comportamento dos empregados: fatores higiênicos e fatores motivacionais.

    Os fatores higiênicos são estímulos extrínsecos que apenas previnem a insatisfação, porém são incapazes de gerar motivação. Os fatores motivacionais, por outro lado, são fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos, que quando presentes são capazes de motivar os empregados.

    Esquematizando:

    A segurança é um fator higiênico, por isso o gabarito da questão é a alternativa C.

    Gabarito: C

  • Gabarito: C

    A questão exige conhecimento a respeito da Teoria dos Dois Fatores de Frederic Herzberg. De acordo com o autor, há duas categorias de fatores a serem considerados na motivação:

    1) Fatores higiênicos: referem-se às condições ambientais e físicas do trabalho. São aspectos que não podem ser controlados pelos funcionários.

    Quando presentes, evitam a insatisfação.

    Quando ausentes, causam insatisfação.

    2) Fatores motivadores: referem-se ao conteúdo do cargo, das tarefas e à realização do trabalho. Tais aspectos estão sob controle dos indivíduos.

    Quando presentes, causam motivação.

    Quando ausentes, evitam insatisfação.

    @adm.semduvida

  • A questão afirma que "...tenham condições confortáveis de trabalho..." ou seja, já possuem essas condições de higiene, não?

  • Gabarito:C

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • GAB C

    TEORIA DOS DOIS FATORES OU BIFATORIAL DE HERZBERG

    A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores ou bifatorial.

    1. Os FATORES MOTIVACIONAIS seriam aqueles relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
    2. Já os FATORES HIGIÊNICOS influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    Fatores Motivacionais: Está relacionado ao Conteúdo do trabalho; de dentro para fora.

    1. Presença de Fatores Motivacionais --> Satisfação
    2. Ausência de Fatores Motivacionais --> Não-Satisfação (NEUTRO)

    Fatores Higiênicos: Está relacionado ao Ambiente de Trabalho: de fora para dentro.

    1. Presença de Fatores Higiênicos --> Não-Insatisfação (NEUTRO)
    2. Ausência de Fatores Higiênicos --> Insatisfação

     FONTE: MEUS RESUMOS

  • Gabarito C

    Fatores higiênicos quando não satisfeitos, levam à insatisfação. Quando satisfeitos, não geram motivação, mas a não insatisfação.