SóProvas


ID
3112465
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 

Estudo encontra resíduos de agrotóxicos na água de 22 municípios de SC

Um estudo feito a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encontrou resíduos de agrotóxicos em amostras de água do abastecimento público de 22 municípios do estado. Foram achadas até substâncias banidas na União Europeia. O estudo contemplou 100 coletas em 90 cidades catarinenses.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) diz em nota que “nenhuma amostra de água coletada na saída de suas estações de tratamento, em todo o Estado de Santa Catarina, apresenta qualquer inconformidade. Todas as amostras coletadas atendem à Consolidação Número 5 do Ministério da Saúde, portaria que define os padrões de potabilidade da água. Sendo assim, a Companhia reitera que a água distribuída nos municípios do Sistema Casan está completamente dentro dos níveis de potabilidade exigidos”. 

A coleta e a análise das amostras foi feita entre março e outubro de 2018. O parecer técnico foi feito pela professora Sonia Corina Hess, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela explicou que as amostras foram coletadas pelo MPSC, que mandou os resultados para que ela fizesse a análise.

Sobre os resultados, ela afirmou que “substância tóxica na água é óbvio que vai ser perigoso” e que “limites seguros são muito relativos”. 

No total, foram achadas nas amostras sete substâncias banidas na União Europeia (UE). Em 13 dos 22 municípios, foram encontrados resíduos de mais de um agrotóxico.

Segundo o relatório, um dos achados que mais chamou a atenção foi o caso de Coronel Freitas, no Oeste, cuja água é obtida de um manancial subterrâneo. No município, foram encontrados resíduos de dois agrotóxicos que tiveram uso proibido na UE desde 2004 por causa dos danos à saúde humana.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/03/22/estudo-encontra-residuos-de-agrotoxicosna-agua-de-22-municipios-de-sc.ghtml> . Acesso em: 03 set.2019. [Fragmento adaptado].

Considerando o texto 1, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Concordância verbal com sujeito composto antes do verbo: verbo sempre no plural.

    Concordância verbal com sujeito composto após o verbo: facultativo (mais próximo ou ambos).

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Na letra A, o primeiro QUE introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta, visto que completa o sentido do verbo explicar. (a função da conjunção que é conjunção integrante)

    Já o segundo QUE introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa, a qual tem a função de explicar o termo anterior ( a função da conjunção que é de pronome relativo)

    Bons estudos!

  • Gabarito: C

  • Questões da FEPESE, se não encontrar apenas uma correta, marque a mais correta delas. Não que essa regra se aplique a essa questão, porém já percebi em outras.

  • Questões da FEPESE, se não encontrar apenas uma correta, marque a mais correta delas. Não que essa regra se aplique a essa questão, porém já percebi em outras.

  • De certo que não há concordância verbal, mas onde está o erro de concordância nominal, alguém pode me ajudar?

  • se eu não estiver enganado, em relação a letra D:D) Na frase “Foram achadas até substâncias banidas na União Europeia”, o verbo concorda no plural com um sujeito indeterminado. → A preposição "ate" não faz com que o "sujeito" fique preposicionado, sendo que no meu entender, não pode haver sujeito preposicionado, Corrijam-me caso eu esteja errado.

  • Alguém achou o erro de concordância nominal da letra C?

  • Gab C.

    A coleta e a análise das amostras foi feita...

    C) Na primeira frase do terceiro parágrafo, constata-se ausência de concordância verbal e de concordância nominal na expressão “foi feita”.

    Concordância verbal (sujeito composto e anteposto - verbo no plural: foram)

    Concordância nominal (feminino plural - feitas)

    ME AJUDEM COM A "D"

    D)

    D) Na frase “Foram achadas até substâncias banidas na União Europeia”, o verbo concorda no plural com um sujeito indeterminado.

    Sobre a letra D, "Substâncias banidas" NÃO É SUJEITO pois está preposicionado (até).

    Pra ser sujeito indeterminado o verbo precisa vir na 3ª pessoa do plural...

    ENTÃO, QUAL SERIA O ERRO DA LETRA D???

  • Sobre a leta A: OD e sujeito (quem explica, explica alguma coisa / MPSC mandou).

    Letra C.

  • Patrícia, substâncias banidas na UE é sujeito da frase e o verbo FORAM concorda com esse sujeito. Não há sujeito indeterminado. Eu raciocinei assim para eliminar essa opção. Obrigada pela explicação da resposta correta.

  • Analisando a alternativa d

    Patrícia agostinho, o sujeito é "substâncias banidas da União Europeia"

    A oração está na passiva analítica (verbo ser + particípio = foram achadas)
    Na passiva analítica, o OD vira sujeito.

     

    Outra: existem 3 hipóteses para o sujeito ser indeterminado: 

    1. Verbo na 3° do plural
    2. Verbo na 3° do singular + “se” como ìndice de Indeterminação do Sujeito
    3. Verbo no infinitivo impessoal (terminando em -ar, -er, -ir)
     

  • Na letra D teria que vir na 3º pessoa do singular e ter sentido de clima, tempo decorrido e distancia.