-
NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria
Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.
Gab. A
---
Amostragem estatística é a abordagem à amostragem com as seguintes características:
(a) seleção aleatória dos itens da amostra; e
(b) o uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem.
A abordagem de amostragem que não tem as características (a) e (b) é considerada uma amostragem não estatística.
A4. [...]. A amostragem em auditoria pode ser aplicada usando tanto a abordagem de amostragem não estatística como a estatística.
---
15. O auditor deve avaliar:
(a) os resultados da amostra; e
(b) se o uso de amostragem de auditoria forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada.
---
6. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra.
---
A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
-
Ou foi um erro de digitação ou cabe recurso, pois não há nenhuma correta.
A) pode ser constituída de qualquer percentual inferior à 100% da população, todos os itens devem ser relevantes e a seleção deve proporcionar a todos a mesma chance de seleção.
-
ALGUÉM EXPLICA POR QUE CONSIDERARAM A LETRA "A" CORRETA? AO MEU VER NÃO TEM RESPOSTA
-
Uma das primeiras coisas que aprendemos em amostragem é separar os conceitos de população e amostra. Aí vem a FCC e faz uma dessa.....
-
Resolução:
A- Errado. A amostragem é feita com um percentual inferior à população. A população é todo o universo de itens. A amostra é uma fração deste universo definida estatisticamente ou não.
B – Errado. Isso é questão de julgamento profissional.
C – Errado. Estaria correto, exceto pelo “somente”
D – Errado. Para definir a amostra leva-se em conta a população, finalidade procedimento, níveis e níveis de erro que se pretende enfrentar. O resulta da auditoria é mera consequência de todo um trabalho.
E – Errado. Para tolerar menos risco, deve-se trabalhar com amostras maiores.
A banca considerou o gabarito A como correto. Mas não faz sentido. A assertiva troca o conceito de população e amostra.
NBC TA 530
Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.
Resposta : Todas erradas. ( a banca marcou A indevidamente)
-
a parte final da alternativa A também está errada, o auditor pode escolher somente os itens de maior valor dentro da população, sendo assim nem todos os itens terão a mesma chance de serem escolhidos
-
Se algum professor comenta-se ficaria mais fácil. QC virou um grande deserto!
-
Tirando as matérias policiais o QC deixa muito a desejar, é tão difícil achar professores de auditoria assim ?
-
Para ficar mais claro, foi lá na norma e busquei cada item para fixar melhor. Espero que ajude!
A - pode ser constituída de qualquer percentual inferior à 100% da amostra, todos os itens devem ser relevantes e a seleção deve proporcionar a todos a mesma chance de seleção.
Gabarito. Literalidade da NBC TA 530 > Definições item 5
B - toda amostragem utilizada em auditoria deve ser realizada de forma aleatória e com utilização da teoria das probabilidades, ou seja, amostragem estatística.
Errada > existe a amostragem estatística e a não estatística
C - para avaliar o resultado da amostra de auditoria o auditor deve verificar somente se esta amostra forneceu uma base razoável para suas conclusões em relação a população que ele está sendo ou foi testada.
Errada> O auditor poderá estender os trabalhos:
A23. Se o auditor conclui que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, o auditor pode:
- solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais e faça quaisquer ajustes necessários; ou
- ajustar a natureza, época e extensão desses procedimentos adicionais de auditoria para melhor alcançar a segurança exigida. Por exemplo, no caso de testes de controles, o auditor pode aumentar o tamanho da amostra, testar um controle alternativo ou modificar os respectivos procedimentos substantivos.
D - ao definir uma amostra o auditor deve considerar o resultado geral esperado da auditoria e o conjunto de procedimentos de auditoria que serão necessários para este fim.
Errado - Conforme a Norma > A5. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar os fins específicos a serem alcançados e a combinação de procedimentos de auditoria que devem alcançar esses fins.
E - o risco de amostragem é definido pelo profissional de auditoria considerando o tamanho da população e a expertise do auditor, quanto menor o risco tolerado menor a amostra.
Errada > A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
Bons estudos pessoal!!!!
-
#Respondi errado!!!