SóProvas


ID
3113266
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

De acordo com a imprensa britânica, o primeiro‐ministro britânico, Boris Johnson, pediu à rainha Elizabeth II a suspensão do Parlamento até 14 de outubro. A medida reduziria o tempo disponível para que os parlamentares bloqueassem a saída do Reino Unido da União Europeia, que está prevista para acontecer em 31 de outubro.

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).


Com relação ao assunto em tela, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Críticos analisam que a medida impediria os parlamentares de desempenharem seu papel no processo Brexit, que já provocou a queda de Theresa May. Boris Johnson chegou ao poder defendendo a saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de outubro, respeitando a promessa feita pelo Partido Conservador após referendo decidir pelo divórcio.

    ? Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/08/28/boris-johnson-quer-a-suspensao-do-parlamento-ate-14-de-outubro.ghtml

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Deixe as suas esperanças e não as suas dores moldarem o seu futuro.

  • Theresa may também queria a saída do reino Unido da UE, contudo, devido a diversas rejeições de suas propostas para a saída do Reino Unido da UE, ela optou por renunciar ao cargo. Que foi assumido pelo Boris Johnson.

  • a) A questão é de 2019, sendo que a votação popular do Brexit foi realizada em 23 de junho de 2016. ITEM INCORRETO.

    b) Boris Johnson é fortemente favorável à saída do Reino Unido da União Europeia. Ou seja, é favorável ao Brexit. ITEM CORRETO.

    c) Boris Johnson, assim como sua antecessora, Theresa May, é do Partido Conservador, considerado de direita. ITEM INCORRETO.

    d) As maiores economia da Europa são as da Alemanha e da França. O Reino Unido é “apenas” a terceira maior economia do continente. Ainda assim, sua possível saída poderá reduzir substancialmente o poder econômico e político do bloco. ITEM INCORRETO.

    e) É o contrário. A Rainha Elizabeth II é a chefe de Estado do Reino Unido, enquanto o primeiro‐ministro Boris Johnson é o chefe de Governo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • Brexit é uma abreviatura criada a partir de duas palavras em inglês : Britain ( Bretanha) e Exit (saída ). Assim ficou conhecido o processo de saída da Grã Bretanha da União Europeia, da qual fazia parte desde seus passos iniciais. 
    O Reino Unido entrou na União Europeia, à época Comunidade Econômica Europeia (CEE), em 1º de janeiro de 1973. Devido à questões sobre política econômica, dois anos depois, em 5 de junho de 1975, um referendo teve que ser votado para resolver o impasse que o Reino Unido vivia com relação à permanência ou saída da CEE. À época a população foi às urnas e decidiu pela permanência. Outro impasse em relação à UE dizia respeito à questão monetária. O Reino Unido nunca aceitou entrar na zona do Euro. Sua moeda, a libra esterlina , manteve sua autonomia em relação ao padrão monetário da União Europeia.

    As duas personalidades mais importantes da campanha pró-Brexit foram Boris Johson e Nigel Farage. O primeiro, membro do Partido Conservador inglês, ex-prefeito de Londres , ex-presidente da Câmara dos Lordes e, forte candidato a ser o novo primeiro-ministro da Inglaterra, era rival direto de David Cameron – Primeiro Ministro que propôs a consulta à população confiante na vitória do SIM para a permanência da Grã- Bretanha na UE.

    O segundo, criador da United Kingdom Independence Party (Partido da Independência do Reino Unido), nunca teve cargo no Parlamento Britânico, mas detinha uma larga influência em grande parcela da sociedade britânica, principalmente por causa de seu discurso a favor de políticas anti-imigração.

    Uma das alternativas apresenta um ideia correta acerca do Brexit

    A) INCORRETA- O apoio da população inglesa ao Brexit foi dado no plebiscito de 2016. O referendo, votado em 23 de junho de 2016 , foi aprovado por 17,4 milhões de pessoas.

    B) CORRETA- Boris Johnson alavancou sua carreira política tendo a saída da Grã-Bretanha da União Europeia como sua meta mais significativa, estimulando o nacionalismo de britânicos, sob a égide do partido conservador.

    C) INCORRETA- Toda a carreira política de Johnson vem sendo feita no Partido Conservador

    D) INCORRETA- A maior economia da União Europeia é a economia alemã. O sustentáculo do Euro vem do Banco Alemão. Haverá perdas para todos os membros da UE mas, há aqueles que acreditam que a economia que mais vai sentir efeitos negativos é a própria economia britânica.

    E) INCORRETA- Os papeis estão invertidos nesta afirmativa. A Rainha Elizabeth II é chefe de Estado e Boris Johnson é o Chefe de Governo, sendo o Primeiro Ministro

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.