SóProvas


ID
31147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

As relações do Brasil com alguns dos seus principais parceiros
passaram por ajustes a partir da década de noventa do século
passado. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens abaixo.

Na década de noventa do século XX, o processo de integração regional começou por iniciativa do Uruguai e do Paraguai, aos quais se juntaram o Brasil e a Argentina, para constituir o MERCOSUL.

Alternativas
Comentários
  • A iniciativa para a constituição do MERCOSUL partiu de Brasil e Argentina, que iniciaram as conversações ainda nos governos de Sarney e Alfonsin. O item está errado.
  • Até 1990 as conversações eram bilaterais e envolviam Brasil e Argentina. Nesse ano houve a inclusão do Paraguai e do Uruguai, que tiveram que aceitar as condições negociadas, anteriormente, pelos vizinhos maiores.
  • Gabarito: Errado

     

    Outra questão para embasar o entendimento:

     

    Ano: 2003 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata

     

    No Cone Sul, o processo de integração que levaria ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) teve sua origem na aproximação argentino-brasileira, em meados da década de 80 do século XX, conduzida pelos presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney. Naquela conjuntura de crise econômica, ambos os Estados viviam os primeiros passos da experiência de recomposição da democracia após cerca de duas décadas de regime autoritário, sob o comando de militares. CERTO

  • Declaração do Iguaçu foi um tratado celebrado em 30 de novembro de 1985[1] em Foz do Iguaçu, Brasil, pelos presidentes de Argentina e Brasil, respectivamente, Raúl Alfonsín e José Sarney, com o qual se lançou a ideia da integração econômica e política do Cone Sul. Ambos os países acabavam de sair de um período ditadorial e enfrentavam a necessidade de reorientar suas economias.