-
[...] a polícia administrativa é essencialmente preventiva, embora algumas vezes seus agentes ajam repressivamente, a exemplo da apreensão de mercadoria imprópria ao consumo público ou da cessação de uma reunião de pessoas tidas como ilegal. A polícia judiciária é notadamente repressiva. O exercício da polícia administrativa está disseminado pelos órgãos e agentes da Administração Pública, ao passo que o da polícia judiciária é privativo de certo e determinado órgão (secretaria de segurança). O objeto da polícia administrativa é a propriedade e a liberdade, enquanto o da polícia judiciária é a pessoa, na medida que lhe cabe apurar as infrações penais, exceto as militares (art. 144,§4, da CF). A polícia administrativa predispõe-se a impedir ou paralisar atividades anti-sociais; a polícia judiciária preordena-se a descobrir e conduzir ao judiciário os infratores da ordem jurídica penal (art.144,§4, da CF). Por último, a polícia administrativa rege-se por normas administrativas; a judiciária, por normas processuais penais.
-
Errado
O poder de polícia (polícia administrativa) pode se dar de forma repressiva (ex: interdição de estabelecimento) ou preventiva (ex: autorizações e licenças).
-
A polícia judiciária é adstrita do poder EXECUTIVO.
-
GAB E
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário (PODER EXECUTIVO).
-
O poder de policia administrativa é PREVENTIVO E REPRESSIVO.
-
São quatro, principais elementos diferenciadores entre a polícia administrativa e a judiciária, quais sejam:
# o critério do binômio repressão/prevenção;
# o critério do ilícito;
# o critério do âmbito de atuação: e o
# critério do órgão competente para seu exercício.
-
ERRADO
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
--> Polícia Administrativa: poder de polícia conferido à administração pública e seus agentes no exercício da função administrativa. Pode ser repressiva e preventiva. Está diretamente ligado ao ramo do direito administrativo (interdição, embargos, interesse público/coletivo sempre acima do interesse privado/particular). Órgãos que integram a segurança pública a nível nacional, estadual e distrital.
--> Polícia Judiciária: polícia civil e polícia federal. Podem agir de forma preventiva e repressiva, porém, seus atos recaem sobre pessoas e não sobre coisas. Está diretamente ligada aos ramos do direito penal, processual penal e outros ramos do direito (prisão, apreensão, busca).
-
ERRADO.
POLÍCIA ADMINISTRATIVA TBM É REPRESSIVA.
SE FOR APREENDER UMA CARGA ILEGAL ESTÁ SE TRATANDO DE POLICIA REPRESSIVA DO MESMO JEITO.
E TBM A POLICIA JUDICIARIA FAZ PARTE AS POLICIA CIVIL FEDERAL.. AMBOS DO PODER EXECUTIVO.
POLICIA ADMINISTRATIVA É PREVENTIVO E REPRESSIVO LEMBREM-SE
REPRESSAO = INTERDIÇAO - APREENSAO DE MERCADORIAS ..
PREVENTIVAMENTE = AUTORIZACAO .. LICENÇAS.. ALVARÁS..
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
Gabarito : Errado
A polícia judiciária é privativa de corporações especializadas (polícia civil e militar)*, enquanto a polícia administrativa se reparte entre diversos órgãos da Administração.
*Órgãos do Poder Executivo
Aprofundando:
A principal diferença que se costuma apontar entre as duas está no:
Caráter preventivo da polícia administrativa (impedir as ações antissociais)
Caráter repressivo da polícia judiciária ( punir os infratores da lei penal)
A diferença não é, no entanto, absoluta, pois a polícia administrativa tanto pode agir preventivamente (como, por exemplo, proibindo o porte de arma ou a direção de veículos automotores), como pode agir repressivamente (a exemplo do que ocorre quando apreende a arma usada indevidamente ou a licença do motorista infrator). No entanto, pode-se dizer que, nas duas hipóteses, ela está tentando impedir que o comportamento individual cause prejuízos maiores à coletividade; nesse sentido, é certo dizer que a polícia administrativa é preventiva. Mas, ainda assim, falta precisão ao critério, porque também se pode dizer que a polícia judiciária, embora seja repressiva em relação ao indivíduo infrator da lei penal, é também preventiva em relação ao interesse geral, porque, punindo-o, tenta evitar que o indivíduo volte a incidir na mesma infração
Conforme Álvaro Lazzarini (in RJTJ-SP, v. 98:20-25), a linha de diferenciação está na ocorrência ou não de ilícito penal. Com efeito, quando atua na área do ilícito puramente administrativo (preventiva ou repressivamente), a polícia é administrativa. Quando o ilícito penal é praticado, é a polícia judiciária que age. A primeira se rege pelo Direito Administrativo, incidindo sobre bens, direitos ou atividades; a segunda, pelo direito processual penal, incidindo sobre pessoas
Fonte : Direito administrativo / Maria Sylvia Zanella Di Pietro. – 31. ed. rev. atual e ampl. – Rio de Janeiro: Forense, 2018.
-
"A Polícia Judiciária é instituição jurídica permanente do Estado, composta pelas Polícias Civis e pela Polícia Federal, com competência constitucional para apuração das infrações penais e com atividade de auxiliar da Justiça, carente, apenas, de uma Lei Orgânica Nacional que a normatize."
https://jus.com.br/artigos/70704/policia-judiciaria-instituicao-ou-mera-funcao
-
Ambas podem ser repressivas e preventivas!
Judiciária (civil nos estados e Federal na União. (Polícia Militar em exceção para IPM)
Administrativa (A polícia administrativa é exercida por órgãos administrativos de caráter fiscalizador). Exemlo Vigilancia Sanitária (Autarquia descentralizada do Ministério da Saúde)
-
Polícia Judiciária
PF e PC
são Órgãos do Poder Executivo.
-
O pessoal tá viajando legal aí...
Segue o comentário da colega:
GABARITO ERRADO
O único erro do item é afirmar que a polícia judiciária está adstrita ao Poder Judiciário. Na verdade, a atividade de polícia judiciária é exercida pelas corporações policiais (basicamente, Polícia Federal e Polícia Civil), as quais são órgãos do Poder Executivo.
-
As duas polícias exercem suas atividades tanto preventivamente quanto repressivamente. A polícia judiciária está ligada ao poder executivo !
-
ligada ao poder executivo
-
Luiz Carlos, esse não é o único erro.
o fato de ambas serem repressivas e preventivas tb torna a questão errada!
=)
repressiva (polícia administrativa = multar, interditar estabelecimentos...
repressiva (policia judiciária) = prender pessoas.
-
- POLÍCIA JUDICIÁRIA: REPRESSIVO + OSTENSIVO = ABRANGE PODER JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO e EXECUTIVO)
- POLÍCIA ADMINISTRATIVA = PREVENTIVA ou repressivamente
-
Normalmente o poder de polícia administrativo é preventivo, mas também pode ser repressivo em alguns casos. Além disso, a polícia judiciária está adstrita aos órgãos do Poder Executivo, e não do Poder Judiciário
-
POLÍCIA JUDICIÁRIA
Regida pela área penal
Órgãos do Poder executivo
Incide sobre Pessoas (ir e vir)
Em regra, repressiva.
-
Comentário: temos pelo menos dois erros na questão. Primeiro que a atividade de polícia é “em regra” repressiva, já que há casos em que ela será preventiva, como nas tarefas de inteligência dos órgãos policiais. Além disso, a polícia administrativo também será preventiva “em regra”, mas admite o caráter repressivo, como na aplicação de sanções. Mas o principal erro é que os órgãos e agentes que exercem polícia judiciária são do Poder Executivo, como os policiais civis e federais. Eles preparam uma atividade jurisdicional penal, mas são servidores do Executivo. Assim, a questão está ERRADA.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.
-
Polícia Judiciária:
Tipicamente: Repressiva
Atipicamente: Preventiva
Polícia Administrativa:
Tipicamente:Preventiva
Atipicamente: Repressiva
A questão erra ao considerar apenas um tipo de conduta para cada tipo de Polícia!!
-
Polícia Judiciária (Estadual ou Federal) são órgãos do Poder Executivo (Estadual ou Federal).
-
PQP, viu! Que provinha cabulosa essa.
-
Polícia Administrativa é desempenhada pelas autoridades administrativas no âmbito do seu poder de polícia.
Já a Polícia Judiciária é desempenhada pela Polícia Militar e Polícia Civil, esta última em maior escala, e obviamente são órgãos do Poder Executivo.
-
Gabarito: ERRADO.
VIDE TABELA ABAIXO
Polícia __________________________Administrativa ________________________________Judiciária
Atua sobre... _________________Bens, direitos e atividades _______________________________ Indivíduos
Tipo de ilícito/sanção ________________Administrativa____________________________ Penal (crimes e contrav.)
Quem realiza________________Órgãos e entidades da Adm. Pública________________ Órgão de segurança (PC e PM)
de direito público
Natureza predominante______________ Preventiva___________________________________ Repressiva
Fonte: Estratégia Concursos
Ainda nesse sentido:
Q412324
(CESPE - TRE-GO - 2005)
A respeito dos poderes administrativos, assinale a opção correta.
A) O poder de polícia administrativa difere da atividade da polícia judiciária porque não é exercido em razão do cometimento de crimes. O primeiro pode atuar não só com finalidade preventiva, mas também repressiva, e pode incidir sobre bens, direitos e atividades. CERTA!
-
Polícia administrativa x polícia judiciária:
Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo: Ademais, a polícia administrativa, em regra, é desempenhada por órgãos administrativos de caráter fiscalizador, integrantes dos mais diversos setores de toda a administração pública, ao passo que a polícia judiciária é executada por corporações específicas (a Polícia Civil e a Polícia Federal e, ainda, em alguns casos, a Polícia Militar, sendo que esta última exerce também a função de polícia administrativa).
-
Polícia Administrativa Vs Polícia Judiciária
A Polícia Administrativa: Tem caráter preventivo, incide sobre bens, direitos ou atividades (propriedade e liberdade), sendo vinculada à prevenção de ilícitos administrativos e difundindo-se por todos os órgãos administrativos, de todos os Poderes e entidades públicas que tenham atribuições de fiscalização.
Ex: O IBAMA (exerce o poder de polícia na área ambiental), a ANVISA (que exercer o poder de polícia na área de vigilância sanitária) DETRAN e todas aquelas que exercem atividades de fiscalização.
A Polícia Judiciária: Tem caráter repressivo, incide sobre pessoas, atuando de forma conexa e acessória ao Poder Judiciário na apuração e investigação de infrações penais. É privativa de corporações especializadas Ex: PC, PM e PF.
GAB = ERRADO
-
A polícia judiciária é repressiva aos Órgãos do Poder executivo (policiais civis e federais)
-
Comentário:
O único erro do item é afirmar que a polícia judiciária está adstrita ao Poder Judiciário. Na verdade, a atividade de polícia judiciária é exercida pelas corporações policiais (basicamente, Polícia Federal e Polícia Civil), as quais são órgãos do Poder Executivo.
Gabarito: Errada
-
Gabarito: Errada!
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
Está ligada ao executivo. Fazem parte da polícia judiciária Polícia Civil (âmbito estadual) / Polícia Federal (âmbito interestadual e internacional). Tanto que é expresso na CF a sua submissão ao Governador do Estado.
-
E
A Polícia Judiciaria vincula-se ao Poder Executivo e o Poder de Polícia Administrativa pode ser tanto preventivo quanto repressivo.
-
GABARITO ERRADO!
É só lembrar das fiscalizações de jogos e diversões públicas que a polícia civil faz em estabelecimentos.
-
Comentário: temos pelo menos dois erros na questão. Primeiro que a atividade de polícia é “em regra” repressiva, já que há casos em que ela será preventiva, como nas tarefas de inteligência dos órgãos policiais. Além disso, a polícia administrativo também será preventiva “em regra”, mas admite o caráter repressivo, como na aplicação de sanções. Mas o principal erro é que os órgãos e agentes que exercem polícia judiciária são do Poder Executivo, como os policiais civis e federais. Eles preparam uma atividade jurisdicional penal, mas são servidores do Executivo. Assim, a questão está e ERRADA
-
ERRADO
Polícia Judiciária
* Tem natureza REPRESSIVA, mas pode ser Preventiva em alguns casos.
* É privativa de corporações especializadas - como Polícias Civis e Militares
* Atua sobre Pessoas e Liberdade
* Visa reprimir Infração Criminal (Ilícitos Penais)
"enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública." - Pode ser Repressiva também, todavia correto.
-
A PM não é ostensiva
e a PC é repressiva
Não entendi
-
E UMA LEI MAL ESCRITA F* O CONCURSEIRO.
ADSTRITO: Ligado; que permanece unido ou ligado a.
-
Ambas podem ser repreesivas e preventivas.
Polícia Administrativa
Atua em bens e valores, atua na atividade e age de forma preventiva, repressiva e na atividade de fiscalização. Exemplo, a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária.
Polícia Judiciária
Atua na liberdade, atua na pessoa, de forma preventiva e repressiva. Exemplo, Polícia Civil e Polícia Federal.
P.s: Por favor, PM não é polícia judiciário e sim MILITAR!
-
Poder executivo, tanto a Federal quanto a civil.
-
a polícia civil faz parte do poder executivo e não do judiciário.
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
Estaria correto se:
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder EXECUTIVO, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos do PODER EXECUTIVO.
-
classificação errônea, a meu ver.
-
A polícia judiciária, exercida exclusivamente por corporações específicas (polícia civil, polícia federal, polícia militar), age eminentemente em razão da prática de infrações penais (crimes e contravenções). Sua atuação tem como objeto imediato pessoas e sua atividade serve de apoio à persecução criminal do Estado.
A polícia administrativa, por outro lado, é exercida por inúmeros órgãos e entidades (órgãos de trânsito, órgãos ambientais, órgãos sanitários), a depender da competência para regular as atividades correspondentes, e disciplina atividades que interfiram no interesse da coletividade. Sua atuação, quando repressiva, recai sobre infrações administrativas, não infrações criminais, residindo aqui sua principal diferença em relação à polícia judiciária.
Asism, embora a polícia administrativa também seja exercida na modalidade repressiva, tem sempre como objeto infrações administrativas, ao passo que a polícia judiciária atua com relação a infrações no âmbito penal. (Darlan Barroso, Marco Antônio Araujo Jr.).
-
A polícia judiciária, exercida exclusivamente por corporações específicas (polícia civil, polícia federal, polícia militar), age eminentemente em razão da prática de infrações penais (crimes e contravenções). Sua atuação tem como objeto imediato pessoas e sua atividade serve de apoio à persecução criminal do Estado.
A polícia administrativa, por outro lado, é exercida por inúmeros órgãos e entidades (órgãos de trânsito, órgãos ambientais, órgãos sanitários), a depender da competência para regular as atividades correspondentes, e disciplina atividades que interfiram no interesse da coletividade. Sua atuação, quando repressiva, recai sobre infrações administrativas, não infrações criminais, residindo aqui sua principal diferença em relação à polícia judiciária.
Asism, embora a polícia administrativa também seja exercida na modalidade repressiva, tem sempre como objeto infrações administrativas, ao passo que a polícia judiciária atua com relação a infrações no âmbito penal. (Darlan Barroso, Marco Antônio Araujo Jr.).
-
A natureza da polícia administrativa NÃO é apenas preventiva, mas repressiva também (ex: interdição).
-
ERRADO
a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal
-
Olha esta questão:
CESPE-PCMA-2018
>A polícia judiciária é privativa de corporações especializadas-PC e PM-,enquanto a polícia administrativa se distribui entre diversos órgãos da administração.
GAB.CERTO
-
GABARITO : E
Diante da dificuldade, substitua o não consigo pelo : Vou tentar outra vez !
RUMO #PCPR #DEPEN
-
ERRADO
POLÍCIA JUDICIÁRIA - PC/ PF
PODER EXECUTIVO
BONS ESTUDOS !
-
Ambas podem ser repressivas e preventivas.
-
Cuidado!
A PM pode atuar SIM como Polícia Judiciária, nos casos de crimes militares.
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve a alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
Gabarito do professor: ERRADO
-
Órgãos da segurança pública
TAXATIVO também chamado de rol exaustivo
POLICIA FEDERAL (Judiciária) e (Ostensiva) - Ibrído
POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL (Ostensiva)
POLICIA FERROVIÁRIA FEDERAL (Ostensiva)
POLICIA CIVIL (Judiciária)
POLICIA MILITAR (Ostensiva)
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR (DEFESA CIVIL)
POLICIA PENAL FEDERAL (SEGURANÇA PRISIONA)
POLICIA PENAL ESTADUAL ( " ")
POLICIA PENAL DISTRITAL (" " )
-
ERRADO.
Polícia judiciária - Poder Executivo.
-
ADSTRITA - Característica daquela que é ou está ligada, submetida a alguma coisa.
LOGO A POLÍCIA JUDICIÁRIA É ADSTRITA AO PODER EXECUTIVO, POIS SUA GESTÃO/ORGANIZAÇÃO CABE AOS CHEFES DO PODER EXECUTIVO DOS QUAIS SÃO SUBORDINADOS. VAMOS PRA CIMA !!!
-
Gab errada
A Polícia Judiciária não está adstrita ao Poder Judiciário.
-
A Polícia Judiciária não está ligada ao Poder Judiciário e sim ao Poder Executivo normalmente como os demais órgãos de Seg Púb.
-
Polícia Federal e Polícia Civil), as quais são órgãos do Poder Executivo.
-
Quase erro a questão pelo fato de ter dúvidas do conceito de: "Adstrita" é o feminino de adstrito. O mesmo que: anexa, apensa, pegada, ligada, adjunta, coadunada, contígua, unida. Significado de adstrito. Ligado; que permanece unido ou ligado a: posto de saúde adstrito ao hospital central.
Bons Estudos!
-
Quase erro a questão pelo fato de ter dúvidas do conceito de: "Adstrita" é o feminino de adstrito. O mesmo que: anexa, apensa, pegada, ligada, adjunta, coadunada, contígua, unida. Significado de adstrito. Ligado; que permanece unido ou ligado a: posto de saúde adstrito ao hospital central.
Bons Estudos!
-
nada a ver essa afirmação, restringiu de alguma maneira você já pode desconfiar.
-
Gab errada
A Polícia Judiciária está adstrita ao Poder Executivo
-
Na verdade, a atividade de polícia judiciária é exercida pelas corporações policiais (basicamente, Polícia Federal e Polícia Civil), as quais são órgãos do Poder Executivo.
--> Polícia Administrativa: poder de polícia conferido à administração pública e seus agentes no exercício da função administrativa. Pode ser repressiva e preventiva. Está diretamente ligado ao ramo do direito administrativo (interdição, embargos, interesse público/coletivo sempre acima do interesse privado/particular). Órgãos que integram a segurança pública a nível nacional, estadual e distrital.
--> Polícia Judiciária: polícia civil e polícia federal. Podem agir de forma preventiva e repressiva, porém, seus atos recaem sobre pessoas e não sobre coisas. Está diretamente ligada aos ramos do direito penal, processual penal e outros ramos do direito (prisão, apreensão, busca).
-
Para quem não sabia que Polícia Militar é órgão da administração pública.
-
Gab.: E
É Polícia judiciária porque auxilia o Poder Judiciário em fase de persecução penal antes do processo penal (Ex.: Inquérito p/ recolher indícios de autoria, materialidade e provas), mas está adstrita/ligada ao Poder Executivo.
Tanto polícia administrativa quanto judiciária fazem parte do Poder Executivo.
Pense assim -> Polícia executa (Executivo), e não julga (judiciário). Um tanto tosco, mas é possível que funcione.
-
GABARITO: E
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve a alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
-
ERRADO
A polícia judiciária e do poder executivo e não do Judiciário.
Se você errou essa questão não se preocupe, pois esse erro é bem comum.
-
Polícia Judiciária > Poder Executivo (Policia Federal e Polícia Civil).
Polícia Administrativa > Pode ser preventiva (em regra) ou repressiva.
Exemplo de preventiva: criando normas que obriga o particular, estar de acordo com requisitos para construção de um prédio, garantindo a segurança de outros.
Exemplo de repressiva: aplicando multa, caso o particular não as cumpra, e se for o caso parar a obra ou até demolir.
Embora as vezes exerça, as PM's não são predominantemente nem polícia administrativa e nem judiciária. A principal função da PM é o Policiamento Ostensivo e isso não é nem atividade de investigação nem de fiscalização propriamente ditas.
-
Todas as polícias são do poder executivo
exceto Polícia Legislativa
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do P. Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
Peraí,
1º
as 2 polícias exercem função repressiva E preventiva, assim:
Policia jud.(PF e PC) é EMINENTEMENTE REPRESSIVA e excepcionalmente preventiva.
Polícia adm. (PM) é EMINENTEMENTE PREVENTIVA (pq fica ostensiva, andando por aí) e excepcionalmente repressiva.
(vemos isso lá no dir. proc. penal)
diferente de
PODER DE POLÍCIA, uma tópico do dir. administrativo, e td bem, está em alguns orgãos da administração pública.
2º
a policia jud. está ligada, adstrita ao Poder EXECUTIVO.
Obs: aí qd o cespe diz "policia administrativa" é pra entender como PM ou PODER DE POLICIA? Não importaria, na verdade já havia um erro claro na questão.
-
ERRADO
A polícia judiciária é do poder executivo e não do Judiciário.
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve a alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
Gabarito do professor: ERRADO
-
Gabarito Errado
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do PODER EXECUTIVO
-
A polícia judiciária é do poder executivo e não do Judiciário.
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve a alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
-
Errei a questão por não saber o que significava ADSTRITA. Ignorei a palavra e analisei o restante da informação, que dei como correto e de fato está, mas deu ruim!
ADSTRITA = que está unido, ligado
-
Gabarito: Errado.
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
Realmente, a polícia judiciária é repressiva, mas não está adstrita ao Poder Judiciário.
Bons estudos.
-
Caramba!!! É mesmo!!! Policia civil e Federal
-
A polícia judiciaria é exercida pela PC e PF , e sim é repressiva já a polícia adm e preventiva e exercida por vários órgãos
-
Errado, a polícia judiciária NÃO está adstrita ao Poder Judiciário.
LoreDamasceno.
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder executivo, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
-
ADSTRITA MESMA COISA QUE LIGADA
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do PODER EXECUTIVO
-
Obs.: Não é correto dizer, de forma taxativa, que a polícia judiciária apenas atua de forma repressiva, assim como a polícia administrativa apenas de forma preventiva.
Gabarito errado.
-
PODER EXECUTIVO.. JUDICIÁRIO NAO
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública. (ERRADA)
A polícia judiciária atua de maneira repressiva, após a ocorrência do delito, fornecendo subsídios para que possa futuramente ser interposta ação penal cabível perante o poder judiciário. Outra diferença apresentada na doutrina é que a polícia administrativa é exercida por inúmeros órgãos e entidades de caráter fiscalizador, enquanto a polícia judiciária e a polícia de manutenção da ordem pública são atuadas por corporações especializadas, os órgãos de segurança (policiais civis, policiais militares, federais...).
-
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: PC-DF Prova: Agente de polícia
O poder de polícia administrativa, que se manifesta, preventiva ou repressivamente, a fim de evitar que o interesse individual se sobreponha aos interesses da coletividade, difere do poder de polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e ostensivo que tem a função de reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal.(C)
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública. ERRADO
O único erro do item é afirmar que a polícia judiciária está adstrita ao Poder Judiciário. Na verdade, a atividade de polícia judiciária é exercida pelas corporações policiais (basicamente, Polícia Federal e Polícia Civil), as quais são órgãos do Poder Executivo.
-
A policia militar é preventiva. por isso, que usa farda. O fardamento é uma maneira de intimidar a ação dos bandidos.
-
MUDANÇA JURISPRUDENCIAL - PODER DE POLÍCIA.
CICLO DE POLÍCIA:
1 - ORDEM (NORMATIVA)
2 - CONSENTIMENTO - PODE DELEGAR PARA PJD PRIVADO
3 - FISCALIZAÇÃO - PODE DELEGAR PARA PJD PRIVADO
4 - SANÇÃO - STF - PODE SER DELEGADO PARA PJD PRIVADO
REQUISITOS - DELEGAÇÃO DA SANÇÃO PARA PJD PRIVADO:
POR MEIO DE LEI
CAPITAL SOCIAL MAJORITAIAMENTE PÚBLICO - EP/SEM
PRESTE ATIVIDADE EXCLUSIVAMENTE DE SERVIÇO PÚBLICO DE ATUAÇÃO PRÓPRIA DO ESTADO
PRESTAÇÃO DE REGIME NÃO CONCORRENCIAL.
FONTE: Aula do Professor Thallius Moraes
-
Adstrito = que está unido
A polícia não está ligada ao poder judiciário. Ela é órgão do Poder Executivo.
-
Gabarito ERRADO
O erro está em associar Polícia Judiciária com Poder Judiciário.
A Polícia Judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da Polícia Civil, Militar e Federal.
-
Polícia Administrativa - Poder de polícia conferido à administração pública e seus agentes no exercício da função administrativa.
Pode ser repressiva e preventiva. Está diretamente ligado ao ramo do direito administrativo (interdição, embargos, interesse público/coletivo sempre acima do interesse privado/particular).
Órgãos que integram a segurança pública a nível nacional, estadual e distrital.
-
Polícia Judiciária - Podem agir de forma repressiva e preventiva, porém, seus atos recaem sobre pessoas e não sobre coisas.
Está diretamente ligada aos ramos do direito penal, processual penal e outros ramos do direito (prisão, apreensão, busca). Pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da Polícia Civil, Militar e Federal.
-
Gab. errado
Não existe "Polícia do Judiciário", existe Polícia Judiciária, a qual pertence ao Executivo.
-
AMBAS as polícias (ADMINISTRATIVA e JUDICIÁRIA) pertencem ao PODER EXECUTIVO.
-
Polícia Judiciária = órgãos do poder EXECUTIVO
DICAS: @andreacarlablog
-
as polícias judiciais e administrativas, são do executivo, seja Federal ou Estadual
-
A polícia administrativa é preventiva e repressiva.
A polícia judiciária é repressiva e incide sobre pessoas.
-
A polícia administrativa é preventiva e repressiva.
A polícia judiciária é repressiva e incide sobre pessoa.
-
Gab. Errado
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
-
Policia Judiciária pertence o poder judiciário? Não.
Pertence ao poder executivo ? Sim.
-
só sei de uma coisa
trocas entre Policia Judiciaria e Policia Judicial vão dar o que falar nos concursos em 2021.
-
A respeito dos poderes da Administração.
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
Polícia Judiciária, que tem caráter repressivo de combate a ilícitos penais. Possui função investigativa, ao apurar a ocorrência de infrações penais (art. 144, §1º, I CF/88); e função judiciária, quando auxilia o Poder Judiciário (art. 144, §1º, IV, CF/88), quando cumpre mandados de prisão, por exemplo. Pode incidir, portanto, sobre as pessoas.
A Polícia Administrativa tem caráter predominantemente preventivo de combate a ilícitos administrativos, que restringe bens, atividades e direitos das pessoas em prol da coletividade. Possui 4 fases que são: ordem: normas que estabelecem as condições para o exercício das liberdades individuais; consentimento: Estado permite que o particular exerça determinada atividade; fiscalização, em que o Estado verifica se o particular respeita a ordem e o consentimento; e sanção, quando o particular não cumpre a ordem ou o consentimento.
Gabarito do professor: ERRADO
-
bizu: POLÍCIA JUDICIÁRIA(Pf.Pc,Pm) EXECUTA(poder executivo) a missão.
-
nunca vi falar que PM é policia judiciária kkk parem de comentar isso.
-
POLÍCIA JUDICIÁRIA: preventiva e repressiva, ligada ao poder EXECUTIVO, PC e PF (lembrar dos órgãos do poder judiciário, polícias não integram sua estrutura), diretamente ligadas ao direito penal e processual penal (Cumprir mandados de busca e apreensão, fazer investigações, coletar informações, elaborar relatórios etc..)
OBS.; PM, PRF, POLÍCIA LEGISLATIVA, GUARDA MUNICIPAL e, recentemente criada, A POLÍCIA PENAL constituem POLÍCIA ADMINISTRATIVA REPRESSIVA
-
Não me conformo com o gabarito desta questão, vejamos.
Pontos que podem confundir:
Adstrita é o feminino de adstrito. O mesmo que: anexa, apensa, pegada, ligada, adjunta, coadunada, contígua, unida. (cabe interpretação)
certo, adstrita pode significar ligada de alguma forma, e de fato não tem como exercer a atividade judiciária sem a polícia judiciária;
Ela é repressiva sim, está é a regra, que não precisa está expressa para tornar a assertiva valida.
AVANTE
-
Polícia Judiciária = EMINENTEMENTE repressiva, mas também preventiva.
Polícia Ostensiva = EMINENTEMENTE preventiva, mas também repressiva.
Ambas pertencentes ao poder executivo.
Gabarito errado.
-
Corrigindo: A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Executivo, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
GABARITO: ERRADO
-
SIMPLES!!!
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário
-
Polícia administrativa - Em regra caráter preventivo (excepcionalmente repressivo).
Polícia judiciária - Em regra caráter repressivo (excepcionalmente preventivo).
-
Adstrito = que está unido, ligado.
NÃO, a polícia judiciária (PF e PC's) não faz parte do poder judiciário, mas sim do executivo.
-
Aproveitando que todos falam a mesma coisa, deixo uma dica pra não confundir: Pará (PA) e Rio de Janeiro (RJ):
Preventiva - polícia Administrativa / Repressiva - polícia Judiciária
PA / RJ
-
pow gente, demorei muito para entender....
- adstrita: que está unido, ligado.
- que se contraiu; apertado, constrito.
difere uma da outra...
os comentários dos amigos ajudam muito.
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
Erro da questão!
-
Errei por falta de atenção, polícia judiciária está adstrita ao poder Executivo.
-
Polícia Judiciária: tem caráter repressivo de combate a ilícitos penais.
Polícia Administrativa: tem caráter predominantemente preventivo de combate a ilícitos administrativos.
-
RESPOSTA DO PROF DO QCONCURSOS:
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
Polícia Judiciária, que tem caráter repressivo de combate a ilícitos penais. Possui função investigativa, ao apurar a ocorrência de infrações penais (art. 144, §1º, I CF/88); e função judiciária, quando auxilia o Poder Judiciário (art. 144, §1º, IV, CF/88), quando cumpre mandados de prisão, por exemplo. Pode incidir, portanto, sobre as pessoas.
A Polícia Administrativa tem caráter predominantemente preventivo de combate a ilícitos administrativos, que restringe bens, atividades e direitos das pessoas em prol da coletividade. Possui 4 fases que são: ordem: normas que estabelecem as condições para o exercício das liberdades individuais; consentimento: Estado permite que o particular exerça determinada atividade; fiscalização, em que o Estado verifica se o particular respeita a ordem e o consentimento; e sanção, quando o particular não cumpre a ordem ou o consentimento.
-
O ERRO ESTÁ EM:
JUDICIÁRIO AO INVÉS DE EXECUTIVO
PA==POLIC. ADMIN.
RJ== POLIC. JUDIC;
-
Cris Lima
"JÁ ENTEMOS SEI QUE NIGUÉM TE ENTENDE.
MAS BASTA.
VAMOS ESTUDAR POIS SE FOR SE PREOCUPAR
COM ESSAS BESTEIRAS NÃO PASSAREMOS JAMAIS.
PARE DE SE PREOCUPAR. E SE ESFORCE DE VERDADE, SABE QUANTAS QUESTÕES JA DEIXOU DE FAZER ENQUANTO
PERDE TEMPO COM ISSO. REVEJA CONCEITOS."
-
"Desde já convém distinguir a polícia administrativa da polícia judiciária e da polícia de manutenção da ordem pública. Advirta-se, porém, que a polícia administrativa incide sobre os bens, direitos e atividades, ao passo que as outras atuam sobre as pessoas, individualmente ou indiscriminadamente.
A polícia administrativa é inerente e se difunde por toda a Administração Pública, enquanto as demais são específicas e privativas de determinados órgãos (Polícias Civis) ou corporações (Polícias Militares e Guardas Municipais)'.
Direito Administrativo Brasileiro / Hely Lopes Meirelles, José Emmanuel Burle Filho. - 44º Ed. / rev. atual. e aum. - São Paulo: Malheiros, 2020.
-
Polícia Judiciária não significa que é do Poder judiciário. É do Poder Executivo, trata-se das polícias civis e da PF.
-
POLÍCIA ADMINISTRATIVA
➥ Atua sobre atividades privadas, bens ou direitos, visa evitar a prática de infrações administrativas; tem natureza preventiva, entretanto, em alguns casos ela pode ser repressiva.
↳ Órgãos Administrativos de caráter mais fiscalizador - incide basicamente sobre atividades dos indivíduos;
↳ Ilícito Administrativo.
↳ O poder de polícia administrativa, que incide sobre as atividades, os bens e os próprios indivíduos, tem caráter eminentemente repressivo.❌
- Atua somente sobre atividades e bens, com caráter mais fiscalizador!
___________________
POLÍCIA JUDICIÁRIA
➥ Atua sobre as pessoas, visa reprimir a infração criminal; tem natureza repressiva, mas, em alguns casos, pode ser preventiva.
↳ É privativa de órgãos especializados (Polícia Civil, Policia Militar ou Polícia Federal);
↳ Ilícito Penal.
↳ Por meio do poder de polícia administrativo, a autoridade policial tem competência para convocar testemunha para depor em delegacia de polícia.❌
- Poder de Polícia Judiciária, pois atua sobre pessoas!
[...]
____________
Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC; Maria Sylvia Di Pietro.
-
O único erro do item é afirmar que a polícia judiciária está adstrita ao Poder Judiciário. Na verdade, a atividade de polícia judiciária é exercida pelas corporações policiais (basicamente, Polícia Federal e Polícia Civil), as quais são órgãos do Poder Executivo.
Gabarito: Errada
-
A polícia judiciária faz parte do poder executivo e não do judiciário.
-
Poder de Polícia se divide em:
Polícia Administrativa: incide sobre bens, direitos ou atividades; é inerente e se difunde por toda a Administração;
Está diretamente ligado ao ramo do direito administrativo (interdição, embargos, interesse público/coletivo sempre acima do interesse privado/particular).
Age predominantemente de forma preventiva, mas também pode atuar de maneira repressiva; atua na área do ilícito administrativo.
Polícia Judiciária (faz parte do poder executivo) atua apenas sobre as pessoas; é privativa de órgãos especializados (Polícia Civil, Polícia Federal);
Está diretamente ligada aos ramos do direito penal, processual penal e outros ramos do direito (prisão, apreensão, busca).
Age predominantemente de maneira repressiva, mas pode atuar de maneira preventiva; atua no caso de ilícitos penais;
-
É só entrar no Portal da Transparência e ver quem paga o salário da Polícia Judiciária e da Polícia Administrativa - em ambos os caso é o Poder Executivo. Segue o jogo!
-
Comentários imensos qual a necessidade disso? Sério de boa eu nem leio!
-
Polícia judiciária se submete ao Poder executivo.
ex:
PF --> Ministério da Justiça e Segurança Pública (Poder executivo)
-
PF E PC = Polícias Judiciárias - Ambas antecedem a AÇÃO PENAL (JUDICIÁRIO).
Trabalhe, mais trabalhe duro, por mais que as vezes a vontade seja de chorar e desistir diante das dificuldades, prossiga e continue trabalhando DURO, que a sua hora vai chegar.
-
Povo fala, fala, fala e não explica nada. É simples: ADSTRITA significa ligada/anexa, coisa que a polícia judiciária não é com o poder judiciário, e sim, com o poder executivo. PRONTO.
povo chato do crlh.
-
casca de banana
-
Gabarito: ERRADO!
A polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
-
Polícia Judiciária: Poder Executivo
Bons estudos!
-
CORRIGINDO...
A polícia judiciária (As Polícias Civis serão os órgãos dos poderes executivos dos Estados e do DF. Ser for Polícia Federal, será da União) são repressivas e NÃO ESTÃO adstritas aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública
-
Ambas pertencentes ao poder executivo.
-
policia judiciaria é orgão do executivo
J.D
-
PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA
*Ilícitos administrativos
*Caráter eminentemente preventivo
*Não incide sobre o indivíduo
*Realizado por vários órgãos
__________________________________________________________________________
PODER DE POLÍCIA JUDICIÁRIA
*Ilícitos penais
*Caráter eminentemente repressivo
*Incide sobre o indivíduo
*Realizado pela PF / PC
-
As atividades da polícia judiciária não se confundem, necessariamente, com o exercício do poder de polícia administrativo. Correto.
Na polícia administrativa o poder incide sobre bens, direitos e atividades; ela fiscaliza e pune o ilícito administrativo.
Já na polícia judiciária e de manutenção da ordem pública incide diretamente sobre pessoas, preocupando-se com a ocorrência de delitos penais.
POLÍCIA ADMINISTRATIVA: Atuação: Preventiva (antes do crime ocorrer) / Ramo: Direito administrativo / Exercida: Polícia Militar (policiamento ostensivo). Regula: As atividades das pessoas.
POLÍCIA JUDICIÁRIA: Atuação: Repressiva (após o crime ocorrer) / Ramo: Direito Processual Penal / Exercida: Polícia Civil e Polícia Federal. Regula: As pessoas.
Características do Poder de Polícia Judiciária:
– atua apenas sobre as pessoas;
– é privativa de órgãos especializados (Polícia Civil, Policia Militar ou Polícia Federal);
– age predominantemente de maneira repressiva, mas pode atuar de maneira preventiva;
– atua no caso de ilícitos penais
-
A polícia judiciária são repressivas e NÃO ESTÃO adstritas aos órgãos e agentes do Poder Judiciário
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder EXCECUTIVO, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública. (se estivesse assim estaria CERTA)
A polícia judiciária é repressiva? sim
Polícia administrativa é preventiva? sim
a banca não está isolando ambas afirmações com termos como; apenas, exclusivamente, só, somente....
-
Polícia judiciária + Poder Judiciário = errado.
-
Errado. O erro está em dizer que a polícia judiciária está adstrita ao Poder Judiciário, pois na verdade, é ao Poder Executivo
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário.
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário.
Fonte: PATRICIA RIANI
-
Adstrito=Unido, ligado.
-
Gabarito: Errado
A polícia civil e federal desempenham atividades judiciárias em caráter repressivo, preventivo e fiscalizatório. Ademais, investigam provas de crimes e contravenções penais, empenhadas na identificação dos autores. Contudo, apesar de serem classificadas como polícia judiciária, ambas são pertencentes do Poder Executivo.
Foco e bons estudos.
-
Polícia Judiciária (civil, federal...) está adstrita ao Poder Executivo do respectivo ente federativo, e não ao Poder Judiciário.
-
Cyborg a policia militar faz parte da policia judiciaria e nao administrativa, me corrijam se estiver errada.
-
O poder de polícia é EMINENTEMENTE PREVENTIVO, somente cabendo medidas repressivas em caso de descumprimento de normas.
-
A atividade de polícia é “em regra” repressiva, mas admite casos em que ela será preventiva, como nas tarefas de inteligência dos órgãos policiais. Além disso, a polícia administrativa também será preventiva “em regra”, pois admite o caráter repressivo, em alguns casos, como na aplicação de sanções.
Mas o principal erro é que os órgãos e agentes que exercem polícia judiciária são do Poder Executivo, como os policiais civis e federais. Eles preparam uma atividade jurisdicional penal, mas são servidores do Executivo. Assim, a questão está e ERRADA.
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
Polícia Judiciária, que tem caráter repressivo de combate a ilícitos penais. Possui função investigativa, ao apurar a ocorrência de infrações penais (art. 144, §1º, I CF/88); e função judiciária, quando auxilia o Poder Judiciário (art. 144, §1º, IV, CF/88), quando cumpre mandados de prisão, por exemplo. Pode incidir, portanto, sobre as pessoas.
A Polícia Administrativa tem caráter predominantemente preventivo de combate a ilícitos administrativos, que restringe bens, atividades e direitos das pessoas em prol da coletividade. Possui 4 fases que são: ordem: normas que estabelecem as condições para o exercício das liberdades individuais; consentimento: Estado permite que o particular exerça determinada atividade; fiscalização, em que o Estado verifica se o particular respeita a ordem e o consentimento; e sanção, quando o particular não cumpre a ordem ou o consentimento.
-
Adstrita ao Poder Executivo, e não ao Poder Judiciário.
-
A respeito dos poderes da Administração.
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
Polícia Judiciária, que tem caráter repressivo de combate a ilícitos penais. Possui função investigativa, ao apurar a ocorrência de infrações penais (art. 144, §1º, I CF/88); e função judiciária, quando auxilia o Poder Judiciário (art. 144, §1º, IV, CF/88), quando cumpre mandados de prisão, por exemplo. Pode incidir, portanto, sobre as pessoas.
-
Adstrito= Unido, ligado.
Polícia Judiciária = Poder Executivo
gaba: errado!
-
Adstrito= Unido, ligado.
Polícia Judiciária = Poder Executivo
gaba: errado!
-
POLÍCIA ADMINISTRATIVA E POLÍCIA JUDICIÁRIA
--> Polícia Administrativa: poder de polícia conferido à administração pública e seus agentes no exercício da função administrativa. Pode ser repressiva e preventiva. Está diretamente ligado ao ramo do direito administrativo (interdição, embargos, interesse público/coletivo sempre acima do interesse privado/particular). Órgãos que integram a segurança pública a nível nacional, estadual e distrital.
--> Polícia Judiciária: polícia civil e polícia federal. Podem agir de forma preventiva e repressiva, porém, seus atos recaem sobre pessoas e não sobre coisas. Está diretamente ligada aos ramos do direito penal, processual penal e outros ramos do direito (prisão, apreensão, busca).
- Outra diferença relevante é que a polícia administrativa realiza uma atividade predominantemente preventiva, com buscar a evitar a ocorrência de comportamentos nocivos à coletividade. Por outro lado, a polícia judiciária atua predominantemente de forma repressiva, uma vez que tem por objeto apurar a ocorrência dos ilícitos penais. Essa, no entanto, não é uma característica absoluta. Existem várias atividades de polícia administrativa repressiva (exemplo: interdição de estabelecimento; apreensão e destruição de mercadorias); ao mesmo tempo em que também existe atividade de polícia judiciária preventiva (exemplo: monitoramento de atividades)
Fonte: Estrategia Concursos.
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
O correto seria, na minha opinião, órgãos da segurança pública.
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
-
Polícia Judiciária = Poder Executivo
-
OLHA O BIZU PRA NUNCA MAIS ERRAR;
PODER DE PÓLICA ADM;
- ILÍCITO ADM
- CARÁTER IMINENTEMENTE PREVENTIVO
- NÃO INCIDE SOBRE O INDIVIDUOU
- REALIZADOS POR VÁRIOS ÓRGÃOS
PODER DE POLICIA JUDICIARIA;
- ILÍCITOS PENAIS
- CARÁTER EMINENTE REPRESSIVO
- INCIDE SOBRE O INDIVIDUOU
- REALIZADA PELA PC E PF
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário.
a atividade de polícia judiciária é exercida pelas corporações policiais , as quais são órgãos do Poder Executivo.
-
GAB: ERRADO
Poder de polícia administrativa: Ilícitos administrativo, eminentemente preventiva, não incide (próprio individuo), vários órgãos.
Poder de polícia judiciária: Ilícitos penais, eminentemente repressiva, incide (próprio individuo), PF/PC
-
Pegadinha do maladro...
-
Amigos, vamos nos ajudar a ganhar tempo.
Pra que comentários longos assim estão redigindo pra alguma redação?
Comentários objetivos é melhor!!! Fica a dica!
-
Questão: A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
Apesar do nome Polícia Judiciária (Civil e Federal) ter esse nome, ela pertence ao Poder Executivo (Governo Estadual para Polícia Civil e Governo Federal para Polícia Federal)
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
-
ERRADO
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
tirando o trecho em vermelho o resto ta certo
policia judiciária: Repressiva, age depois da m3rda ta feita (Ex: PC e PRF)
policia administrativa: Preventina age pra evitar a m3rda policiamento ostensivo (Ex: PM)
-
Gab. 110% ERRADO.
O erro da questão está em afirmar que a polícia judiciária está adstrita ao Poder Judiciário. Ao contrário, os órgãos e agentes da polícia judiciária são do Poder Executivo, a exemplo da polícia civil e da polícia federal. Além deste erro evidente, poderíamos argumentar que a polícia administrativa, embora seja preventiva como regra geral, pode também atuar em caráter repressivo, a exemplo da aplicação de multas de trânsito a motoristas infratores
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. Embora o nome leve alguns candidatos a acreditarem nisso, na verdade, a polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal.
Polícia Judiciária, que tem caráter repressivo de combate a ilícitos penais. Possui função investigativa, ao apurar a ocorrência de infrações penais (art. 144, §1º, I CF/88); e função judiciária, quando auxilia o Poder Judiciário (art. 144, §1º, IV, CF/88), quando cumpre mandados de prisão, por exemplo. Pode incidir, portanto, sobre as pessoas.
A Polícia Administrativa tem caráter predominantemente preventivo de combate a ilícitos administrativos, que restringe bens, atividades e direitos das pessoas em prol da coletividade. Possui 4 fases que são: ordem: normas que estabelecem as condições para o exercício das liberdades individuais; consentimento: Estado permite que o particular exerça determinada atividade; fiscalização, em que o Estado verifica se o particular respeita a ordem e o consentimento; e sanção, quando o particular não cumpre a ordem ou o consentimento.
-
ERRADO
POLÍCIA JUDICIÁRIA --> PODER EXECUTIVO, E NÃO AO PODER JUDICIÁRIO
-
O erro da questão está em afirmar que a Polícia Judiciária está ADSTRITA, ADSTRITA significa junto, anexada, sujeita, unida... E a Polícia Judiciária não está ligada ao poder judiciário, lembrar-se que, as Polícias Civis (Ou polícias judiciárias, como achar melhor) Subordinam-se aos governadores do Estado e não a Desembargadores e Juízes.
-
policia judiciaria.PC e PF e esta adstrita ao poder executivo
-
Ano: 2000 Banca: CESPE Órgão: DPF Prova: Policial Federal
Apesar de as polícias civil e federal desempenharem a função de polícia judiciária, ambas são órgãos do Poder Executivo, e não órgãos do Poder Judiciário.(C)
-
Polícia Administrativa
Atua em bens e valores, atua na atividade e age de forma preventiva, repressiva e na atividade de fiscalização. Exemplo, a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária.
Polícia Judiciária
Atua na liberdade, atua na pessoa, de forma preventiva e repressiva. Exemplo, Polícia Civil e Polícia Federal.
P.s: Por favor, PM não é polícia judiciário e sim MILITAR!
-
Polícia Administrativa:
exemplos: PM, PF, PRF
Polícia Judiciária:
exemplos: Polícia civil dos estados, polícia Federal da União.
Professor Daniel Sena (Youtube)
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, NÃO! Mas, sim ao poder EXECUTIVO; enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
-
A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública.
Está adstrita aos órgãos e agente do Poder Executivo.
-
Segue a correção em vídeo do melhor prof de direito ADM Thállius Moraes. Tem muito comentário errôneo quanto ao verdadeiro erro dessa questão. Então está aí na veia.
https://youtu.be/8ITWoVnxp4s
56:26 Questão 13.
-
O erro da questão está em associar polícia judiciária com Poder Judiciário. A polícia judiciária pertence ao Poder Executivo, na qual integram os órgãos da polícia civil e federal
-
ASSERTIVA ERRADA
O único errO do item é afirmar que
a
A atividade de polícia judiciária é exercida pelas corporações policiais (basicamente, Polícia Federal e Polícia Civil), as quais são órgãos do Poder Executivo.
-------
Polícia Administrativa: poder de polícia conferido à administração pública e seus agentes no exercício da função administrativa. Pode SER REPRESSIVA E PREVENTIVA. Está diretamente ligado ao ramo do direito administrativo (interdição, embargos, interesse público/coletivo sempre acima do interesse privado/particular). Órgãos que integram a segurança pública a nível nacional, estadual e distrital.
Polícia Judiciária: polícia civil e polícia federal. Podem agir de forma PREVENTIVA E REPRESSIVA, porém, seus atos recaem sobre pessoas e não sobre coisas. Está diretamente ligada aos ramos do direito penal, processual penal e outros ramos do direito (prisão, apreensão, busca).
Polícia Administrativa VERSUS Polícia Judiciária
A POLÍCIA ADMINISTRATIVA: Tem CARÁTER PREVENTIVO, INCIDE SOBRE BENS, DIREITOS OU ATIVIDADES (propriedade e liberdade), sendo vinculada à prevenção de ilícitos ADMINISTRATIVOS e difundindo-se por todos os órgãos administrativos, de todos os Poderes e entidades públicas que tenham atribuições de fiscalização.
Ex: O IBAMA (exerce o poder de polícia na área ambiental), a ANVISA (que exercer o poder de polícia na área de vigilância sanitária) DETRAN e todas aquelas que exercem atividades de fiscalização.
A POLÍCIA JUDICIÁRIA: TEM CARÁTER REPRESSIVO, INCIDE SOBRE PESSOAS, atuando de forma conexa e ACESSÓRIA AO PODER JUDICIÁRIO na apuração e investigação de infrações penais. É privativa de corporações especializadas Ex: PC, PM e PF.