SóProvas


ID
31171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Com a realização da Conferência de Annapolis, em 26 de
novembro de 2007, articulada pelo governo norte-americano,
pretendeu-se promover a retomada das negociações de paz entre
Israel e a Autoridade Palestina, paralisadas durante sete anos.
Considerando a questão palestina e a atual conjuntura no Oriente
Médio, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O decidido alinhamento e o apoio dos Estados Unidos da América a Israel impedem aquela potência de atuar como articuladora junto à Autoridade Palestina e a alguns países árabes, como Síria e Líbano, razão pela qual o governo norte-americano tem procurado o engajamento, nas negociações, de outros atores que considera politicamente influentes na região.

Alternativas
Comentários
  •  O erro está em afirmar que a aliança histórica dos EUA com Israel “impedem aquela potência de atuar como articuladora junto à Autoridade Palestina”. Os fatos históricos comprovam o contrário: as principais aproximações entre palestinos e israelenses advém de iniciativas norte-americanas. Citemos como exemplos os Acordos de Camp David, os dois Acordos de Oslo (que inclusive criaram a ANP) e recentemente a referida Conferência de Annapolis (que, a propósito, fracassou completamente).

  • ERRADA!

     

    A aliança histórica entre EUA e Israel não impede, mas a decisão atual do Presidente Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, sem uma contrapartida de reconhecer Jerusalém Oriental como da Palestina, impede os americanos de atuarem como mediadora no conflito. Isso foi, inclusive, declarado pelos países muçulmanos:

     

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/12/paises-muculmanos-condenam-eua-por-eleger-jerusalem-capital-de-israel.html