NÃO se trata de uma das mudanças no ITIL V3 em relação à V2:
(A) Foco no conceito de Ciclo de Vida de Serviço.
ERRADO. Esse é conceito central do ITIL V3.
(B) Reorganização do Suporte aos Serviços e Entrega dos Serviços.
ERRADO. Os processos de entrega e suporte de serviços foram mantidos, mas foram redistribuídos em 4 livros: estratégia (Ger. Financeira), desenho (Nível de serviço, capacidade, disponibilidade e continuidade), transição (configuração, mudança e liberação) e operação (incidentes, problemas e a função service desk).
(C) Definição da Estratégia de Gerenciamento de Serviços.
ERRADO. O ITIL V2 tratava apenas da necessidade de alinhar os processos de gerenciamento de serviços à visão de negócios da organização, no livro de planejamento da implementação. O "ciclo de vida" dos serviços se iniciava direto pela negociação de acordos de nível de serviço, enquanto o levantamento de requisitos corria em paralelo no gerenciamento de aplicações. A existência de uma estratégia e a descrição de processos para lidar com isso, só na V3.
(D) Especificação de requisitos funcionais de aplicativos no contexto de SLM.
CERTO. Isso já era tratado na V2 no contexto do livro de gerenciamento de aplicações. Para a V3, foi incorporado como atividade do desenho de serviços, agora com o escopo ampliado para tratar todos os aspectos (4 Ps) do serviço.
(E) Alteração no esquema de certificação (qualificação).
ERRADO. As certificações individuais que existiam na V2 foram totalmente alteradas, só sobreviveu o ITIL Foundations. A partir do nível intermediário as certificações e os requisitos foram alterados para refletir a nova estrutura do modelo.
Fonte: Professor Gledson Pompeu
https://groups.google.com/forum/?fromgroups=#!topic/cathedra-recife/5Cc_RJJ593I